1 2 3 4 5

De parque em parque sempre de bike - Um pedal na Ciclofaixa SP

terça-feira, 2 de agosto de 2011
"De parque em parque sempre de bike". Esse é o slogan da ciclofaixa na cidade de São Paulo e que está devidamente carimbado em todos os cones dos 45km do trajeto. Neste último domingo aproveitei que estava por perto e fui conhecer o projeto (http://www.ciclofaixa.com.br/), os parques e um pouco mais dessa gigante de concreto.


Domingão acordou bem característico, cinza e com direito à uma leve garoa. Mas não desanimei com o mal tempo e saí cedinho com o objeitvo de percorrer toda a extensão da via.

Comecei próximo a Av. Luis Carlos Berrini e fui pedalando em direção ao primeiro parque do percurso,  o Parque do Povo, aonde tinha marcado de encontrar com o colega Ricardo, que mora próximo à região e seria meu guia nessa trilha urbana.


Os parques são realmente oásis no meio da megalópole, muito bem organizados, recheados de verdes e de arte, com muitas opções de lazer como pista de ciclismo (importantíssimo ;-), pista de corrida, quadras, parque infantil entre outras coisas, excelente opção pra um final de semana, ou pra quem pode, pra quebrar a rotina durante a semana.

Acima, foto tirada no Parque do Povo, e ao redor paisagens e cenas bem diferente daquelas que estou acostumado a ver quando pedalo.




Passarela estaiada

Aí em cima uma figura pedalando numa dessas bicicleta de circo na ciclovia do Parque do Ibirapuera, a pergunta que fica é: como é que se desce daí? ;-)


Ricardo, valeu pela companhia :-)

Me impressionei com a tamanha organização da ciclofaixa, com faixas pintadas no chão e cones delimitando toda sua extensão. Em cada cruzamento perigoso uma bandeirinha dessa mostrada acima é utilizada, alertando os ciclistas o momento de parar para os carros passarem. Esperamos que no futuro haja respeito o suficiente por parte dos motoristas para não haver necessidade de tamanha estrutura de proteção e pedalar faça parte do dia-a-dia da população, e não só uma atividade de lazer reservada para os domingos, das 07h00 às 16h00. Mas até lá vamos aproveitar bem o que nós já conquistamos :-)


Em alguns pontos também encontram-se postos de apoio da Federação Paulista de Ciclismo (www.fpciclismo.org.br), onde é possível até  fazer pequenos acertos e reparos na sua bike.

Em alguns pontos da cidade pode-se apreciar enormes obras de arte como esta acima, um grande painel pintado na fachada de um edifício.

Orquidário Ruth Cardoso no Parque Villa Lobos

Cena da Marginal Pinheiros, vista do Parque Villa Lobos

Todas as fotos foram tiradas de um Nokia N8, para ver estas acima e outras em maior resolução clique na figura abaixo:

No total foram quase 60 kms rodados entre ciclofaixa e parques num passeio totalmente recomendado pra quem quer conhecer um pouco de sampa numa bike. Abaixo o traçado em GPS.

Ciclofaixa SP - Circuito completo com parques


EveryTrail - Find hiking trails in California and beyond


E VAMO PEDALANDO...

2 comentários:

J O T A disse...

Pedrão,

Realmente pedalar em Sampa é uma sensação legal. Para mim principalmente por ter nascido lá e vivido por uns 28 anos naquele mundo de concreto.

Já fiz esse pedal com a galera do Sampa Bikers e a capital do nosso estado realmente causa impacto, sendo eles bons ou ruins. Sempre que pudermos mostrar o lado bom das coisas o mundo terá uma espectativa de vida maior e melhor.

E nesse seu pedal de domingo você fez isso, mostrou que Sampa ainda ressiste e que os bons motivos ainda são maiores que o ruins!

Parabéns Velhinho!

Pedro Barreto disse...

Jota,

Valeu mesmo pela força, não precisei me esforçar pra mostrar o lado bom da cidade,saiu naturalmente e digo que superou muito minhas expectativas :-)


Vamos ver se conseguimos pegar a idéia do Paulo Brother e fazer este pedal um dia em grupo, aproveitando algum evento legal que esteja acontecendo na cidade.
O que acha?

Abs