1 2 3 4 5

Trilha de Mountain Bike em Florianópolis - Lagoa, Single-track, dunas e praias.. muitas praias!

segunda-feira, 15 de agosto de 2011
Depois de quase 4 anos de formado pela UFSC, na semana passada tive a oportunidade de voltar a Florianópolis. Agora era vez de prestigiar a formatura da minha irmã caçula :-) e é claro que aproveitei para enfiar a magrela no porta mala do carro, pois não perdiria a oportunidade de relembrar parte dessa maravilhosa ilha em cima de uma bike.


Alguns dias antes da viagem busquei opções de trilhas pela região, pois apesar de ter morado por 3 anos por lá não tinha o costume de pedalar tanto e nem amava o mountain bike como amo hoje. Achei um site muito bom com várias trilhas mapeadas o http://www.trilhasbr.com.br . A partir daí foi pesquisar, juntar algumas opções de pequenas trilhas e carregar no GPS um roteiro onde eu pudesse conhecer em um dia as mais variadas paisagens e tipos de terrenos da ilha: Lagoas, asfalto, terra batida, travessia de barco, trilha em mata fechada, single-tracks na lama, rock garden, dunas e praias, muitas praias :-)

O trajeto está em GPS está no fim deste post assim como o link para ver o slideshow destas e outras fotos em maior resolução.

Acordei cedinho e antes das 7 da manhã já estava pedalando, e a maior e melhor surpresa do dia já foi dada no início - em pleno agosto a ilha foi abençoada por um céu aberto e muito sol :-)

Subi em direção à avenida das Rendeiras...

... passando pelos dois morros que cercam o acesso a Praia Mole para depois chegar na Barra da Lagoa.
De lá peguei a rodovia SC-406 sentido norte, beirando o Parque Florestal Rio Vermelho, até chegar na entrada da estradinha que te leva ao Terminal Lacustre Luiz O. D'Acâmpora Filho.

O transporte Lacustre, que quer dizer transporte no lago, em Florianópolis é bem estruturado e conta com horários fixos para as travessias e diversos pontos de paradas. Se você for fazer essa trilha procure se informar dos horários (O terminal no Rio Vermelho está na rota da coperativa de barcos Coopercosta e o telefone para informações dos horários é 9135-3167). Eu consegui chegar bem cedo à tempo de pegar o barco das 08h00 para uma travessia rápida e cercada de belas paisagens que me levou para o centrinho da Costa da Lagoa.

De lá percorre-se uma trilha por entre as casas da Costa para depois entrar na mata e subir um morro que te leva ao bairro de Ratones.

Em Ratones, continuei seguindo por asfalto até quando o roteiro em GPS me levou para uma nova trilha. Dessa vez com single-tracks recheados de muita lama e pedras escorregadias.

Aproveito aqui para deixar uma dica: Os trechos de trilhas da Costa da Lagoa - Ratones e depois Ratones - Ingleses (vejam no mapa) são boa parte impedaláveis e levam um bom tempo para atravessá-los carregando a bike. Planeje essa trilha com tempo extra, de preferência para o dia inteiro saindo bem cedinho.





Saí dessa trilha já perto da hora do almoço e segui pedalando em direção aos Ingleses.

Aproveitei para almoçar num restaurante na beira da praia e curtir pela primeira vez a praia quase deserta num raro dia de sol em pleno inverno Catarinense.


Saindo dos Ingleses resolvi passar pelo Costão do Santinho e dar uma checada nas condições da trilha que vai a Praia do Moçambique. A visão era realmente tentadora, mas com a areia muito fofa iria demorar um bom tempo para conseguir atravessar as dunas, por isso reolvi voltar pela rodovia e pegar o trecho mais ao sul de Moçambique.

Aqui foi mais uma ótima surpresa. Praia vazia e linda, só pássaros. Do jeitinho que eu gosto...

Levei um bom tempo na costa, pois não se consegue pedalar pela praia inteira devido à areia fofa, mas aproveitei para curtir o momento :-)




No fim do trecho de areia e já no início da Barra da Lagoa pude visitar o Tamar e ficar maravilhado com a importância, magnitude e beleza desse projeto.

De lá foi voltei via asfalto pelo caminho de ida, passando pela praia mole e voltando à Lagoa da conceição.


Abaixo mais algumas fotos tiradas na região da Lagoa.








Para ver estas acima e outras em maior resolução clique na figura abaixo:

No total foram 80,5 kms rodados num pedal que com certeza me marcou pelas riqueza naturais e belíssimas paisagens dessa maravilhosa Ilha. E ainda volto pra lá levando meus amigos para esse mágico passeio :-)

Abaixo o traçado em GPS.

Pedal em Florianópolis - Lagoa, trilhas, single-tracks e praias


EveryTrail - Find hiking trails in California and beyond

E VAMOS PEDALANDO...

5 comentários:

Gustavo Dechichi disse...

Lugar maravilhoso!
Parabéns pelo pedal e pelas fotos!!!

Já consegui o photshop CS3, já estou começando a brincar, vou querer depois algumas dicas!

Abç

RicardoATB disse...

Pô cara, que maravilha de viagem! Excelente idéia de carregar uma trilha pronta no seu gps. Com certeza, dá pra perceber as fotos tiradas pelo sua T3. Vc está se tornando PRO! Abraços

Pedro Barreto disse...

@Gustavo, valeu velho! Ve se consegue o CS5 que é o mais recente. Tamo aê se precisar!

Grande @Ricardo, valeu. A viagem foi realmente surpreendente pra mim. Não esperava tanto. Aa go GPS é uma mão na roda, mesmo no meio do mato sozinho te dá uma grande segurança saber exatamente qual a rota e a distância a percorrer. No pedal utilizei mesmo minha Panasonic rugged, a TS1. Brinquei com a T3 ali por perto da lagoa e to adorando ela :-) Já já levo ela pra um pedal. PRO nada, mais um entusiasta ;-) Valeu pela força. Abraços

PAULO BROTHER disse...

Fala Pedrão !

Grandes trips, bela fotos e sempre os relatos que dão vontade de pegarmos a bike e irmos agora para os locais.

Parabéns !!!

Abs.

Pedro Barreto disse...

Valeu Paulão, quero ir com a galera pra vcs verem que maravilha que é o lugar! Abração!