1 2 3 4 5

Vale Europeu - Dia 1: Timbó - Pomerode - Indaial

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
Olá pessoal, finalmente sobrou um tempinho pra escrever sobre minha última pedalada. Nesse Carnaval seguimos eu o Zwi e a Ciça, para uma aventura no sul do país. Decidimos fazer o circuito do Vale Europeu, um roteiro bem conhecido e almejado pelos ciclistas de todo o páis.


A Ciça, eu e o Zwi - Clique na foto para ampliar

Esse roteiro foi planejado para 7 dias de pedal, mas por falta de tempo (afinal somos pobres mortais e temos que voltar a labuta) nos planejamos para fazer em 5.

Saímos de Campinas de carro por volta do meio-dia, com duas bikes no bagageiro e uma no porta mala. Como a principal rota pro Sul, a Rodovia Régis Bittencourt, estava interditada no dia, decidimos pegar o caminho alternativo, passando por Itapetininga, Capão Bonito, Apiaí e Ribeira, pra chegar em Curitiba e de lá pegar a 101. A estrada estava vazia e é de fato muito bonita, porém boa parte é de pista simples, sinuosa e com pouquíssimos trechos de ultrapassagem.  Até Curitiba fomo tranquilo mas acabamos pegando congestionamento na 101 e só chegamos em Timbó por volta as 02h30 da madruga. Pra quem queria sair cedo pra pedalar...

Decidimos então acordar mais tarde. Às 8h30 acordamos, tomamos café da manhã e começamos a arrumar as coisas e as bikes. Por fim, largamos o carro no hotel e saímos para pedalar já por volta das 11h00, mais algumas paradas para acertar a bike e tocamos a pedalar...

Desde o início do trajeto já percebemos o porque a região é chamada de Vale Europeu, paisagens muito bonitas, estradas de terra cuidadosamente conservadas, Casas com arquitetura típica e jardins muito bem cuidados. Percebe-se também facilmente que a região é formada por pequenas propriedades agrícolas, de culturas variadas: era arrozal, palmital, milharal, canavial, mandiocal e coisa e tal hehehe. E pra finalizar a pintura adicionem muitos rios, córregos, pontes, e etc... Maravilhoso.

No portal de Pomerode - Clique na foto para ampliar

Por volta das 15h00 chegamos em Pomerode, e já fomos procurar um lugar para matar a fome. Perguntando na cidade descobrimos que o Clube da empresa de malhas Malwee posuia um restaurante por kilo muito bom e barato. E pra lá que nós fomos: Almoço, descanso e seguimos em direção à Indaial.

A segunda parte do dia também bem semelhante a primeira, com pequenas subidas e num percurso bem tranquilo pra pedalar. Por termos iniciado o pedal bem tarde, em certo momento tivemos que ligar nossas lanternas e pedalarmos um bom trecho à noite, chegando ao hotel por volta das 09h30 da noite.


NÚMEROS DO PEDAL

CATEYE
GPS





Dst 90,5 km
Trip 89,5 km
Mx 49,5 km/h
Mx 49,4 km/h
Tm 6h36
Moving  06h47
Av 13,6 km/h
Moving Avg. 13,2 km/h



Stopped 03h21



Stopped Avg. 8,8 km/h




As fotos do dia podem ser vistas abaixos pelo app do cooliris...

     

ou direto pelo site do Flickr (sugiro clicar em "slide show" após entrar na página)

http://www.flickr.com/photos/38037740@N08/sets/72157623366039095/

Rota e Altimetria em GPS pelo site do everytrail:

http://www.everytrail.com/view_trip.php?trip_id=509368&code=a19259af5cd5064c369a3b3fcd64a136

Um agradecimento especial para nosso colega de Pedal, o Kleber, que nos passou muitas dicas, contatos dos hotéis e Tracks do GPS. Tudo isso foi de grande ajuda na nossa viajem. Valeu.

Em breve postarei os relatos dos outros 4 dias de pedal no sul.

Deixem seus comentários e VAMO PEDALÁ!

5 comentários:

Denis Rodrigues disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Denis Rodrigues disse...

Fala Pedro!

Li o seu relato sobre a viagem e vi as fotos. Role show hein! Infelizmente desta vez não pude ir com vocês mas em uma próxima estou dentro! Parabéns pela cicloviagem!

Abs.

Pedro Barreto disse...

Olá Denis, cara o rolé foi bom d+, já já coloco mais fotos e relatos. Na próxima agente vai junto mcom certeza! :)

Abs

Unknown disse...

Boa tarde amigos.

Estou interessado em baixar os mapas para o Garmin. Sei fazer funcionar no Garmin, porém não acho o link para download do arquivo.

Me ajudem. Esta rota é muito linda... Quero fazer.

Abraços.

Unknown disse...

ola amigo , tu tem o nome das pousadas que voçe ficou , gostei da sua rota e estou querendo fazer a mesma?
abraço