1 2 3 4 5

Vale Europeu - Dia 2: Indaial - Fazenda do Zinco

sábado, 27 de fevereiro de 2010
14.02.2010 - Domingo de Carnaval, e como não poderia deixar de ser, domingo de domingueiras também. Eu e o Zwi estávamos a caráter mas a Ciça deixou a desejar hein ;-) Mas ela prometeu pegar uma camisa do grupo quando saísse o modelo novo.

Saída de Indaial - Clique na foto para ampliar

Neste dia já conseguimos um avanço: saímos bem mais cedo que no dia anterior. Às 09h00 estávamos saindo de Indaial, com destino à Fazenda do Zinco. Os primeiros 30km do percurso são bem planos, pedalamos margeando o belíssimo rio Itajaí Açú (do Tupi, o Grande Itajaí ), atravessando os mais variados tipos de pontes. Algumas horas depois já estávamos em Rodeio (que, pelo roteiro original, seria o fim do terceiro dia) onde paramos para almoçar num restaurante Italiano muito bom, o Caminetto. Lá fomos recebidos pelo seu Nilton, um dos fundadores do circuito, que além da ótima recepção e comida, nos trouxe muitas informações e dicas do percurso. A primeira delas foi a indicação de uma pequena queda d´água na saída da cidade, e logo antes de começar a subida.



A Ciça, o Zwi, eu e no fundo a ponte dos arcos em Indaial - Clique na foto para ampliar


Com o calor que estava aquilo foi uma benção. Resfrescados os ânimos e lavadas as almas, começamos a encarar os quase 9km de subidas que nos levariam a parte alta do percurso. No meio da subida nos fizemos aquela paradinha estratégica bem ao pé do Cristo. Por causa do calor decidi bater na porta numa casa ali próximo para pedir para utilizar uma torneira ou mangueira para refrescar o corpo e acabamos conhecendo o Seu Paulo e sua esposa, os reponsáveis pelas esculturas que que embelezavam a serra.

Após novo banho continuamos a subida,e chegando lá no cume aproveitamos o restinho de força que tínhamos para pegar mais um desvio de rota e conhecer o Eremitério (mais uma dica do seu Nilton), que é uma construção toda em pedras, criada para retiro espiritual de padres. Infelizmente estava vazio, mas mesmo assim resolvemos entrar para conhecer o local e bater algumas fotos ;-)

Saíndo de lá basicamente só descida até a entrada para a Fazenda do Zinco. Mas antes de chegar ainda tivemos outra surpresa. Nos deparamos com uma festa tradicional local chamada "puxada de cavalo", onde acontece uma competição entre os criadores locais para ver quem tem os animais mais fortes. É lá também que o pessoal da região aproveita pra se reunir e festejar.

Seguimos pedalando, agora já no desvio para a fazneda e encontramos o Egon, dono da pousada, que estava saindo de carro e se ofereceu para levar nossas mochilas já que iríamos encarar uma bela subida até a pousada. Mas todo o esforço se faz valer quando chegando lá em cima, nos aproximamos da cachoeira do Zinco. Um espetáculo.

Após algumas horas apreciando a cachoeira seguimos para pousada, onde conhecemos a Margarete, esposa do Egon, e seus filhos. A recepção foi simplesmente sensacional, ótimas acomodações, comida perfeita e um carinho muito especial da família.


No mirante da bela cachoeira do zinco - Clique na foto para ampliar

Nada melhor poderia acontecer para finalizar o dia....

NÚMEROS DO PEDAL
CATEYE
GPS





Dst 61,5 km
Trip 61,1 km
Mx 55 km/h
Mx 56 km/h
Tm 5h24
Moving  05h35
Av 11,4 km/h
Moving Avg. 10,9 km/h



Stopped 05h36



Total Avg. 5,5 km/h

As fotos do dia podem ser vistas pelo site do Flickr (sugiro clicar em "slide show" após entrar na página)

http://www.flickr.com/photos/38037740@N08/sets/72157623385253545/

A rota e Altimetria em GPS pelo site do everytrail:

Vale Europeu - Dia 2: Indaial - Fazenda do Zinco


Map your trip with EveryTrail

Agradecimentos:

Os agradecimentos do dia vão para o Nilton, dono do restaurante Caminetto em Rodeio, e um dos idelizadores do circuito, pelas histórias contadas e dicas passadas. E também para o casal Egon e Margarete, donos da pousada do zinco (http://www.campodozinco.com.br/site/port/hospedagem.htm) pela ótima recepção, acolhimento, risadas e fotos tiradas.

Em breve postarei os relatos dos outros 3 dias de pedal no sul.

...VAMO PEDALÁ!

0 comentários: