1 2 3 4 5

Estrada Real - Caminho Velho - Ouro Preto - Sâo Bartolomeu

sexta-feira, 22 de julho de 2011
Sábado de feriado, 25 de Junho, depois de 6 dias e 370 km pedalados no Caminho dos Diamantes, resolvemos, eu e o Zwi, dar uma volta nas proximidades de Ouro Preto pra conhecer a região. Tínhamos a opção de cohecer o parque do Itacolomi ou fazer o primeiro trecho do caminho velho até a pequena e simpática cidade de São Bartolomeu. Depois de pergarmos algumas informações com o colega Emerson da Tomba Ecotur, resolvemos pela segunda opção.


Ele também nos passou as dicas e imprimiu a planilha de navegação pelo site oficial (http://www.estradareal.tur.br/).

Seguimos pedalando por um trecho de estrada, para pegarmos a saída a direita em estrada de terra batida. Uma bela subida, mas muito bem recompensada com a vista do mirante lá em cima.


De lá, saímos da estrada principal e pegamos a trilha conhecida como Trilha de Moto.

Infelizmente o single track foi bem detonado pelas motos e está 70% impedalável, e se ainda você estiver de alforge, fica tudo muito mais complicado. Não recomendo seguir por esse caminho.


Aí a cima está uma outra recompensa do percurso. Um chafariz, construído em 1792 para suprir água para os tropeiros e seus animais. Uma bela visão.

Logo depois do Chafariz a planilha indica uma trilha a direita, que começa em uma fazenda e passa por mato sem fim. Andar por ali em alguns trechos era bem difícil e ainda mais carregando a bicicleta. Pedalar então nem pensar.

Foi realmente um trecho complicado, avançávamos muito devagar, com galhos e plantas o tempo todo enganchando na bicicleta e com a dúvida constante do caminho certo. O vídeo abaixo (primeira vez que edito um ;-) mostra um pouco deste trecho.



Saindo da trilha, beeem atrasados, resolvemos pegar apenas terra batida e apertar o passo até a cidade de São Bartolomeu.



Foi uma pequena grande aventura, e chegar na cidade novamente foi um alívio! ;-)


As demais fotos pode ser vistas em slide show clicando na figura abaixo:

E também o trajeto em GPS

Estrada Real - Caminho Velho - Ouro Preto - São Bartolomeu


EveryTrail - Find the best hikes in California and beyond


E VAMO PEDALANDO...

2 comentários:

João Carlos - João Pessoa/PB. disse...

Acho interessante relatos como esse. Pois, só com planilhas ou arquivo de GPS não temos condições de saber a real situação de uma trilha. Muitas vezes existem essas dificuldades naturais do caminho, bem como a questão de assaltos, etc. Parabéns pela iniciativa.

Pedro Barreto disse...

Grande João Carlos, obrigado pela sua visita por aqui. Pois é, eu fui com a planilha na mão e vc viu aonde fui parar :-) Não sei se hoje está melhor, ou se já mudaram o percurso. Grande abraço.