1 2 3 4 5

Estrada Real - Caminho dos Diamantes - Dia 3 - Conceição - Itambé do Mato Dentro

segunda-feira, 4 de julho de 2011
Terceiro dia de pedal e a meta do dia era chegar à simpática cidade de Itambé do Mato Dentro, distante 63 kms de Conceição do Mato Dentro pela Estrada Real.


Já na saída de pegamos uma boa subida de asfalto, perfeita para esquentar o motor e afastar o frio. Foram aproximadamente 2kms e um desnível de 150 metros, mas o suficiente para olharmos para trás e vermos a cidade totalmente encoberta pela serração.


Lá no fim da subida, já avistamos as placas e o marco que mostravam o início da trilha da ER.

Andamos um pouco e já começaram os gritos: AREIÃÃÃÃO!
A estrada estava em grande parte coberta com uma boa camada de areia fina, que variavam hora pro branco, hora pro vermelho. Nestes momentos tínhamos que redobrar a atenção na bicicleta pois qualquer vacilada seria um bom motivo para fotos e risadas! :-)


Após alguns kilômetros nos deparamos com alguns tropeiros transportavam seus cavalos e burros pela estrada. "Só num passa muito perto dos burro que eles são meio arisco, mai os cavalo num tem problema" dizia um tropeiro. Seguida a instrução, passamos por eles ilesos :-)


Um dos pontos mais bonitos do trecho e da viagem foram o belo canion e a formação rochosa em torno do Rio Preto, rio este que nos acompanhou por um bom pedaço do percurso.





Mais alguns kilômetros e chegávamos para almoço na cidade de Morro do Pilar, mais uma pequena, simpática e aconchegante cidade da ER.


Após almoço pegamos um bom trecho de subidas e muuuuita poeira vermelha. O Céu neste dia estava especial, com pouquíssimas nuvens e diferentes tonalidades de um vivo azul.



E quando passavam os caminhões, era só alegria! ;-)



Já no fim da grande subida, perto do pico maos alto do trecho, paramos e olhamos para trás para vermos esta imensidão de montanhas de onde estávamos vindo. Uma magnífica visão.


E aproveitamos o momento para descansarmos, fazermos um lanche e apreciar um belo por do sol. O céu mais uma vez nos presenteou com um espetáculo de cores.





Após este momento seguimos pedalando a noite pela região da Serra do Cipó e quando pensávamos que já tinhamos recebidos todos os presentes do céu naquele dia, paramos, desligamos os faróis e ficamos em silêncio por alguns minutos apreciando o mais belo céu estrelado que vi na minha vida. Foi a partir deste momento, em que a noite se mostrou, que perdemos qualquer medo ou receio estarmos no breu, no meio do mato e em local desconhecido.


Por fim as bem vindas luzes de Itambé do Mato Dentro. Depois de rodar um pouco ficamos na Pousada da Mitzza, gerenciada pela dona Mirna, e fomos recebidos com um maravilhoso jantar a moda mineira. Nada melhor para finalizar o dia :-))

As demais fotos pode ser vistas em slide show clicando na figura abaixo:

O dia acabou com 63 kilômetros percorridos e 1804 metros de ascensão acumulada. Veja abaixo o trecho em GPS fizemos.

Estrada Real - Caminho dos Diamantes - Conceição do Mato Dentro - Itambé


EveryTrail - Find the best hikes in California and beyond

Em breve relato, fotos e trajetos em GPS do quarto dia: Itambé do Mato Dentro - Cocais.

Para ver os dias anteriores clique no marcador "Estrada Real" abaixo.

E VAMOS PEDALANDO...

1 comentários:

Anônimo disse...

What words..