1 2 3 4 5

Mountain Bike na Chapada Diamantina

domingo, 19 de julho de 2009
Já estou há algum tempo pesquisando destinos para minhas férias esse ano. O que quero mesmo é sair desses roteiros litorâneos e conhecer uma parte do Brasil que ainda não conheço.

Cheguei a pesquisar na internet informação sobre o Pantanal em MS, mas não me empolguei muito; Pensei também em passar um tempo no Acre para conhecer a floresta amazônica e depois visitar nossos vizinhos Peru e Bolívia, quando me veio a cabeça a Chapada Diamantina na Bahia.




Buscando mais informações simplesmente me apaixonei. São paisagens maravilhosas com contato intenso com a natureza: cachoeiras, grutas e cavernas em cada esquina do lugar. Depois que descobri que existem alguns pacotes turísticos preparados para curtir a chapada pedalando aí casei de vez com a idéia.

Trata-se de um roteiro de 8 dias e 7 noites dando a volta na Chapada em cima de uma Mountain Bike com uma média de 50 km por dia, seja em asfalto, trilhas, single-tracks ou Down Hill. Tudo isto com acompanhamento e suporte de Guias Locais. Veja nos links abaixo:

Oikos Ecoturismo

Terra Chapada Excursões

Com as informações acima e com um mapa da região disponibilizei o que poderia ser percurso:

Só clicar na imagem acima para visualizar em melhor definição. A suposta rota está indicada na linha azul pontilhada, e a sequência, através dos números 1 a 9 no mapa.

Dá pra ver que o trajeto cobre boa parte da área, mas deixa de lado as atrações da Área de Proteção Ambiental Marimbus Iraquara (norte do mapa) como a gruta da Pratinha, Morro do Pai inácio e o Poço do Diabo.

Achei também alguns vídeos no youtube que ilustram bem as paisagens da região:

Vídeo 1 - MTB na Chapada Diamantina



Vídeo 2 - MTB na Chapada Diamantina



Vídeo 3 - MTB na Chapada Diamantina

1 comentários:

Dyas disse...

Nice, nice blog!!