1 2 3 4 5

Uvulopalatofaringoplastia

domingo, 19 de julho de 2009
Como vocês podem ler ao lado no "Quem sou eu" não sou médico e o que relato aqui nada mais são do que minhas experiências e opiniões pessoais.

Honestamente sempre fui uma pessoa que dei muito valor ao um bom sono, só para ilustrar, tinha amigo meu que dizia que pra eu dormir só bastava estar acordado. ;-) Não eram raros os dias em que me sentia cansado e de mal humor, porém pensava comigo: Durmo de 7 a 8 hora por dia, portanto durmo tempo suficiente; Não tenho lembrança nenhuma de acordar durante a noite, logo também estou dormindo bem.

Um fato não podia negar: eu roncava, e não era muito baixo não. Falavam que parecia uma moto-serra quando dormia ;-) , mas até aí não me incomodava muito com isso.

Foi só depois de uma conversa com um colega do trabalho que resolvi estudar um pouco mais sobre os distúrbios do sono. Decidi então procurar um Otorrino e pedi a realização de um exame do sono ou polissonografia, que é um exame no qual o paciente dorme monitorado através de eletrodos espalhados pela cabeça, face, tronco e pernas, com intuito de avaliar a qualidade do seu sono e identificar possíveis distúrbios.

Então lá fui eu em um otorrino, fiz o exame e o resultado foi: Apnéia do sono de grau leve e alta intensidade do ronco. Retornei ao médico com o exame e ele me indicou a tal cirurgia: Uvulopalatofaringoplastia. Bom, procurei um segundo especialista e a indicação para cirurgia veio novamente.

Como é a cirurgia?

O procedimento cirúrgico é bem simples e segundo meu médico não dura mais que 1 hora. Está bem descrito abaixo:

"Uvulopalatofaringoplastia: É indicada para abrir a via aérea por trás do palato. Se as amígdalas estão presentes, estas são removidas, e o tecido palatino retumbante é também removido e a incisão é fechada com sutura. O procedimento é realizado sob anestesia geral, com internação hospitalar de um ou dois dias."

Pós cirúrgico

Essa é a pior parte do processo, tive que ficar 12 dias de molho em casa.

Nos dois primeiros dia, não senti muita dor e fiquei a base de sorvete e suco. A partir do terceiro dia a dor começou a incomodar, principalmente na parte da noite. A explicação me dada foi que nesta fase a região operada começa a inchar e fazer pressão contra os pontos.

Comer algo sólido mesmo só lá para o sexto dia, mesmo assim tinha que ser bem devagar.

Com 12 dias já me sentia disposto e voltei a trabalhar, mas pra não sentir mais os efeitos da cirurgia demorou uns 30 dias.

Resultados

Já recebi a informação que o ronco foi praticamente eliminado. Mas o ganho maior é em qualidade de vida, pois hoje acordo com bem mais facilidade e me sinto bem mais disposto durante o dia. Inclusive meu desempenho em atividades físicas também melhorou significativamente.

Conclusão

Se você sente que dorme mal, ou fica frequentemente cansado durante o dia procure um médico. Todo os exames e procedimentos são pagos pelo plano de saúde então se você possui um, não custa nada fazer pelo menos a polissonografia.

Se a indicação for cirurgia, busque uma segunda opinião, pois existem, para casos específicos, alternativas para o problema (veja abaixo).

O ponto negativo mais forte na minha opnião é que às vezes é necessário remover as amígadalas, que são órgãos de defesa do organismo.

Por fim, apesar do pós cirúrgico complicado, faria tudo novamente se fosse necessário porque os resultados valem muito a pena.


Alternativas a cirurgia

Como já comentei anteriormente a necessidade da cirurgia depende de cada caso, e existem várias alternativas para o problema. Segue algumas mais utilizadas. Discuta-as com seu médico:





  • Aparelhos CPAP´s (Pressão Positiva Contínua nas vias Aéreas)
  • Redução de peso

281 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 281 de 281   Recentes›   Mais recentes»
Pedro Barreto disse...

Isso aê Álvaro, energia positiva é essencial :-) Boa sorte e rápidas melhoras pra você. Volte pra contar seus relatos. Abs

Álvaro Terra disse...

Prezados, boa noite!
Como estão todos?
Agora ja são 00:10 e entrei no meu 5º dia de operado Desvio de Septo // Uvulopalatofaringoplastia com a retirada das amigdalas//Turbitectomia. Comecei a diminuir meus analgésicos estava tomando Tramol + Troragesic sublingual. Desde o terceiro dia parei com a porcaria do Tramol pois quando conseguia dormir este remedio me dava pesadelos terriveis. Ainda sinto dor quando engulo a saliva, mas nada apavorante como antes a dor aliviar começo a ter dor é claro mas com uma certa coceira na garganta onde acredito ser a cicatrização. Sinto que quando engulo a saliva a dor esta na região das amigdalas e não na Uvula. Tive dores muito fortes até o quarto dia pela manha não consegui comer absolutamente nada emagreci 6 quilos em 5 dias. Segunda feira irei retirar os splints do nariz e ter a minha primeira avaliação com o médico. Tomara que não sinta mais dores como no começo. Embora esteja cedo para falar peço a Deus para que não tenha mais as mesmas dores do começo. Estou ansioso para começar a ver os efeitos positivos da cirurgia, dormir bem, respirar melhor. Prometo que assim que ter esta percepção eu retornarei.

Joao Santos disse...

Ola a todos,

Estou há algum tempo para fazer duas cirurgias:
1) Septoplastia (correcção do septo nasal - não respiro de um lado)
2) Turbinectomia bilateral (retirar tecidos das narinas - cornetos)

Descobri entretanto esta semana, que tenho apneia de sono acima de nivel 16 (já é um pouco grave), com mais de 100 paragens respiratórias por hora. Descobri tambem que tenho sinusite cronica, depois de ter feito uma ressonancia ao craneo.

Assim sendo, terei de fazer quatro cirurgias:
1) Septoplastia
2) Turbinectomia bilateral
3) Uvulopalatofaringoplastia
4) Sinusotomia

Há uns 3 anos que ando a fugir da cirurgia, mas em breve lá terá de ser.
Pergunto: Quem já fez o que descrevo, devo fazer tudo de uma só vez? Já percebi que o pós operatório é meio doloroso, pelo menos na uvulopalatofaringoplastia.
Como trabalho por conta própria, não posso estar muito tempo sem trabalhar. Em média, quanto tempo posso ficar sem sair de casa ou sem falar ao telefone?

Obrigado!

Pedro Barreto disse...

Olá João,

Pra falar a verdade não tinha ouvido falar da cirurgia no. 4 que vc citou, a Sinusotomia. Em relação à fazer todas de vez vai de cada médico. O meu médico quis fazer separado, sendo primeiramente feita a Uvulopalatofaringoplastia e depois a Septoplastia junto com a Turbinectomia. A explicação que ele me deu e eu vejo muita lógica nisso é que o pós operatório fica mais tranquilo, pois com o nariz livre você não fica forçando a respiração pela boca prejudicando ainda mais a recuperação da região operada.

Em relação ao tempo, eu fiquei 12 dias em repouso para uvulo, porém se vc conseguir trabalhar em casa depois de uns 6-7 dias já dá, a maior dificuldade fica na questão da alimentação mesmo. Para as do nariz, fiz a cirurgia na sexta e segunda já estava trabalhando, só não podendo fazer esforço físico.

É isso, espero ter ajudado, converse com seu médico, fale da sua preocupação com o tempo de repouso e se necessário busque uma segunda opnião médica.

Se tiver mais dúvidas só perguntar aqui ou me mandar um email.

Abs e boa sorte.

Pedro

Álvaro Terra disse...

Olá João Santos, tudo bem?

Fiz os mesmos procedimentos que você fez, e irei falar por mim até o 4º dia sentia dor hoje, mas do 5º ao 8ª a dor ficou insuportável, quase pedi para ser internado novamente, emagreci 9 quilos, impossível comer ou beber qualquer coisa tomei(tentei) apenas líquido até o 6ª dia estava fraco, até que voltei ao médico e ele me receitou um injeção (corticoide) informando que no outro dia eu ja poderia comer churrasco... rsrsrs (doce ilusão) a dor até ameizou, mas ainda com sua intensidade. Hoje esta completando 17 dias de minha cirurgia não é fácil, você vai precisar aprender e comer e beber água novamente, sinto que quando bebo água o líquido vai para o nariz, isso é um reflexo da úvula que foi diminuida e precisa aprender novamente a saber oque é liquido e sólido. Ainda tenho dores não como antes mas ao me alimentar e no finalzinho da noite, é uma luta diária amigo paguei todos os meus pecados fiquei 3 dias sem dormir, pois não conseguia respirar muito bem. Uma dica compre muito GATORAGE foi o que me ajudou. Cada dia doi menos hoje apesar de pouco tempo ja sinto a melhora em meu dia a dia acordo mais disposto sem aquele cansaço pela falta de sono correta! NÃO RONCO MAIS!!. Tenha em mente que vai doer e muito... Mas é para a sua qualidade de vida! Fé e boa sorte!!!

samuel2005 disse...

No dia 17/09/12, fiz Septoplastia por video, Turbectomia Unilateral e Uvulopalatolaringoplastia. Hoje estou no 7º dia em recuperação da cirurgia. Ainda sinto dores terríveis. Até para beber água é um sofrimento. Sinto dores no palato, porém só quando tento ingerir qualquer coisa, inclusive para beber liquidos dói muito. Ao deitar e levantar da cama também sinto dores de cabeça e no ouvido. Ainda estou usando antibiótico, analgésico e anti-inflamatório. Não pensei que iria sentir tanta dor. Mas pelo visto faz parte do processo e cada organismo responde de uma maneira diferente. Além do mais no meu caso, foram vários procedimentos ao mesmo tempo. Espero que as dores acabem logo.
Abraço.
Samuel Bezerra

samuel2005 disse...

No dia 17/09/12, fiz Septoplastia por video, Turbectomia Unilateral e Uvulopalatolaringoplastia. Hoje estou no 7º dia em recuperação da cirurgia. Ainda sinto dores terríveis. Até para beber água é um sofrimento. Sinto dores no palato, porém só quando tento ingerir qualquer coisa, inclusive para beber liquidos dói muito. Ao deitar e levantar da cama também sinto dores de cabeça e no ouvido. Ainda estou usando antibiótico, analgésico e anti-inflamatório. Não pensei que iria sentir tanta dor. Mas pelo visto faz parte do processo e cada organismo responde de uma maneira diferente. Além do mais no meu caso, foram vários procedimentos ao mesmo tempo. Espero que as dores acabem logo.
Abraço.
Samuel Bezerra

Ricardo disse...

Andava me sentindo extremamente cansado e estressado. Então ao procurar um médico me indicou um exame chamado Polissonografia, o resultado: APNÉIA GRAVE. Indivíduo sedentário com 24 anos e sobrepeso. Iniciei atividades físicas com Personal Trainer para melhoras cardiopulmonar e física e reeducação alimentar. Com muita disciplina perdi 6 kg em 3 meses e meu sono e qualidade de vida já tinham mudado da “água para o vinho”. Repeti novamente a polissonografia 5 meses após a primeira, o resultado: APNÉIA LEVE. Devido apnéia obstrutiva e resultados de outros exames que havia feito ainda havia indicação cirúrgica.
Então dia 11/10/2012 passei pela uvulopalatofaringoplastia e turbinoplastia bilateral, estava com medo da anestesia, pois acreditava que era na coluna e na verdade foi no braço pela veia. Acordei com a médica me dizendo que a cirurgia tinha acabado e tinha sido um sucesso. Fiquei no apartamento até a manhã do dia 12/10/2012, tive 2 episódios de vômitos com sangue, mas já haviam avisado que poderia ocorrer. Senti muitas dores no pós cirúrgico e meu nariz sangrou algumas vezes, mas estava sendo medicado o tempo todo no hospital.
Nos 3 primeiros dias após a cirurgia as dores foram fortes, mas suportáveis, só me alimentava de sorvete, gelatina, suco e água bem gelados. Acordei várias vezes a noite sufocado e com dores. O nariz ardia muito ao aplicar o Rinosoro 3%. Comprei um travesseiro bem macio para elevar a cabeça e não forçar a musculatura e já tinha 01 outro, assim dormindo com 2 travesseiros, pois só assim para pegar no sono. Tomando Novalgina gotas de 6h em 6h. Não senti febre, mas o mau hálito é forte...rsrsrs.
No 4º dia voltei com a otorrino que disse a recuperação está normal, disse que estava muito inchado ainda e me passou um xarope: notuss, pois estava tossindo muito seco e estava temendo abrir os pontos, santo remédio, ela me liberou a comer comidas pastosas então estou na “papinha” que me fortaleceu bastante, pois no 4º dia sentia fome e estava repugnando tudo que era alimento líquido, acho que não vou comer estas coisas tão cedo.
No 5º e 6º dia (hoje) senti dor toda vez que iniciava a alimentação, mas alguns minutinhos passava a dor e senti dor nestes 2 dias também toda vez que acordava. Para hidratação muita água de côco e acabo de comer sentindo um pouco de dor abobrinha e feijão amassado com carne moída e não mais batido no liquidificador, nunca tinha achado isso tão delicioso...rsrsrs...(a carne moída irritou muito a garganta tipo ferindo) no mais ainda em recuperação. A medicação até agora foi: Hexomedine (3x ao dia) – parei hoje/ Scaflam 100mg (12h/12h) – acaba hoje/ Rinossoro 3% / Novalgina Gotas passei a tomar de 12/12h e vou parar amanhã. Ela receitou Toragesic 10 mg, mas como não considerei a dor insuportável não tomei.
Enfim, familiares disseram que meu ronco está bem suave e não forte como antes. Começo a sentir melhoras na respiração e vou aguardar melhores resultados. Desejo boa sorte a quem vai fazer a cirurgia creia em Deus e busque os melhores profissionais.
Aqui em Goiânia – GO indico: Dra. Nícia Oliveira Reis Santana CRM-GO 9152
CLARE: Av. B, n.483 - Setor Oeste Cep.:74110-030 Goiânia - Goiás Fone: (62) 3521-3333.

ANJOMETRATON disse...

Olá a todos que estão seguindo este blog. Meu nome é Jorge e moro em Sorocaba. Há um ano e meio que estou usando o CPAP, pois tenho 98 apnéias po hora e chego a ficar de 18 a 20 minutos em respirar se não usar o CPAP. No dia 09/10/2012 fiz as cirurgias de UVOLOPALATOFARINGOPLASTIA, SEPTOPLASTIA, TUBECTOMIA E AMIGDALECTOMIA. a CIRURGIA DUROU 6 HORAS. No dia 16/10 tirei os Splints Nasais. No 2° dia começou as doresssssss, fiquei 12 dias sem dormir, tirava cochilos sentado no sofá, não conseguia respirar pelo nariz e pela boca doia até para respirar, ontem ( 23/10/2012) retornei no médico e ele retirou uma secreção mole e preta das duas narinas que parecia masinha de moldar para crianças. O alivio foi imediato e já estou respirando melhor e até dormi esta noite. Apesar de tudo ainda estar inchado na garganta já começo a sentir melhor os beneficios desta operação. Perdi 6 kilos só tomando liquido e sopa bem pastosa batida no liquidificador e muito sorvete, hoje já não está doendo muito, pois todos estes dias tomei muito Toragesik colocado embaixo da lingua para dorrrr. Apesar de toda dor a operação vale a pena pelos seus beneficios futuros. Abraços a todos e boa respiração para nós. Jorge

mateus ribeiro (cruzeirense apostólico romano) disse...

Fiz a cirurgia de septo e uvu a exatos 8 dias, alem das dores na garganta gostaria de saber qto tempo apos a retirada dos sprinklers nasais vcs conseguiram respirar normalmente e outra duvida não sinto mais gosto de nada, isso é normal? Depois de qto. tempo sinto novamente o gosto dos alimentos? Grato, Mateus Ribeiro

mateus ribeiro (cruzeirense apostólico romano) disse...

Fiz a cirurgia de septo e uvu a exatos 8 dias, alem das dores na garganta gostaria de saber qto tempo apos a retirada dos sprinklers nasais vcs conseguiram respirar normalmente e outra duvida não sinto mais gosto de nada, isso é normal? Depois de qto. tempo sinto novamente o gosto dos alimentos? Grato, Mateus Ribeiro

Alexandre Amorim disse...

Aê Pedrão, parabéns pelo Blog. Está me ajudando muito. Fiz (como a maioria) as cirurgias todas de uma vez no dia 23/10, hoje, 26/10, percebo o aumento das dores a noite e estou com uma dificuldade enorme de dormir, meu médico mandou fazer a lavagem das narinas com soro de hora em hora, mas é muito ruim, me dá uma vontade de vomitar enorme e acabo fazendo muita força para expectorar o sangue, estou com medo de ter hemorragia, ainda estou aguardando a crise do 5º ao 7º dia, mas até tá suportavel, os relatos aqui me acalmaram muito. Valeu e mais uma vez parabéns!!!

Nauder disse...

Vou fazer a minha amanha.... Mas estou com aquele receio básico.... Estou com uma tosse resquícios da gripe. Será que é problema....

Unknown disse...

Fiz a uvu + septoplastia + Cauterização de Conchas (ou Cornetos) Nasais...
Sangrou nos primeiros dias, depois parou, com a ajuda de medicamentos. Mas o pior é a dor ao engolir, estou com uma semana e ainda me alimento com comidas leves e/ou pastosas. Mas analgésicos ajudam muito. Perdi 4 quilos neste período, o que é bom, e pretendo manter depois. Espero perder mais um pouco na próxima semana. Não senti as dores horríveis dos demais relatos, acho que valeu a pena. Acho que tive sorte de encontrar um médico muito competente, que realizou bem a cirurgia. Boas festas, feliz ano novo para todos, em especial os que desejam realizar a cirurgia. :)

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

NO MOMENTO ANDO ANGUSTIADA, NÃO AGUENTO MAIS. SOU UMA PESSOA ALEGRE, FELIZ, ADORO PASSEAR, VISITAR OS AMIGOS, VIAJAR, MAS ULTIMAMENTE TENHO ME SENTIDO INCOMODADA,TRISTE. PASSOU ALGUMA VEZ COM UM DE VOCÊS IR VIAJAR E PASSAR 8 HORAS DENTRO DE UM VOO E SER ACORDADA PELA AEROMOÇA? POIS É ESSA FOI UMA DE MUITAS OUTRAS QUE PASSEI. QUANDO FAÇO ALGUM PASSEIO NA CASA DE AMIGOS JÁ VÃO TIRANDO BRINCADEIRAS COMIGO:HOJE VC VAI DORMIR NA CASINHA DO CACHORRO.. ESTOU NUM PONTO DE ENLOUQUECER. ESTIVE SIM AO LARINGOLOGISTA. ELE ME INDICOU O EXAME POLISONOGRAFIA,FAZER UMA DIETA, IR AO DENTISTA E NO MOMENTO ESTOU USANDO UM APARELHO(FUNCIONAL) NA BOCA PARA NÃO ABRIR. NO COMEÇO ACHEI DIFÍCIL DIMINUIU O RONCO MAS NÃO DEIXEI DE TÊ-LO. HOJE CONTINUO COM O APARELHO FUNCIONAL E MAIS UM ADESIVO(ESPARADRAPO) PARA UNIR OS LÁBIOS. DEIXO DE DORMIR, ESTOU COM OLHEIRAS, VIVO ACORDANDO COM MEU RONCO, NÃO CONSIGO DORMIR A NOITE TODA, ME ENGASGO FREQUENTEMENTE.ANDO COM RAIVA DE TODOS E DO MUNDO. E AGORA O Q FAÇO? ME AJUDEM POR FAVOR. MORO EM AJBOATÃO DOS GUARARAPES - PE. E MEU PLANO DE SAÚDE UNIMED GUARARAPES PLANO BÁSICO SERÁ QUE TENHO DIREITO A ESSA CIRURGIA?

Rodrigo de Bivar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo de Bivar disse...

Fiz minha cirurgia de uvulo dia 1º/3/13. Os piores dias foram os 3º e 4º.
Para atenuar as dores injeção de profenid e spidufen 600 em pó. No sexto dia as injeções foram substituídas por toragesic sub lingual.
Durante os dias a dor aumentava a medida que a noite chegava e melhorava durante o dia.
O período da tarde eram os mais tranquilos. No nono dia já me senti bem. As dores não eram intensas e daria pra suspender a medicação.
A alimentação no período foi sopa de macarrão com legumes e frutas frescas (caqui, melancia, mamão).
Enfim pelo benefício da cirurgia acho que esses dias de aperto compensam.

Jederson disse...

Olá pessoal! Fiz as cirurgias (desvio de septo, retirada das a migdalas e redução da uvula) tudo junto no dia 03/05/13. Ainda bem que não senti dor, nem ansia (a não ser qdo os pontos começaram a cair). Tive alta no mesmo dia, e no mesmo dia me disseram que já estava mais roncando e percebi que respirava muuuito bem.
Já faz mais de 20 dias e tenho 1 ou 2 pontos ainda pra cair o que incomoda um pouco. Estou com a sensação de q tem algo encostando na garganta, confesso q estava com medo, mas pelo q li isso é normal. A primeira semana não consegui comer nada, nem liquido praticamente passava. Não me arrependo de ter feito essa cirurgia.
Gostaria de dizer que esse blog é excelente.

Michel Boaventura disse...

Cara, seu post já tem 4 anos e ainda está ajudando a galera, parabéns! Vou fazer esse pacotao de cirurgias de garganta e nariz e fiquei um pouco mais tranquilo com o que li aqui. Muito obrigado pela ajuda!

Unknown disse...

Realizei a cirurgia,recentemente,e estou indo para o quarto dia pós cirurgia,realmente beber e comer qualquer coisa se torna um sacrifício,porém a parte do septo nasal até o momento não me incomoda,espero que estas dores na garganta passe nós próximos dias,conforme relatos de muitos aqui.
Abraços!!!

Renifer J.Ferreira

Unknown disse...

Cara, eu fiz uma uvuloplastia ontem e hoje minha úvula está encostando na língua. Isso da um desconforto imenso. Isso também aconteceu com você? É normal? Ela vai diminuir de tamanho? Estou com medo de ter q fazer outra cirurgia depois pra diminuir a úvula por erro médico

Samanta Sales disse...

Olá Pedro Barreto, boa noite!

Rapz, fui operada dia 03/02/14 de Desvio de Septo e e Uvulopalatofaringoplastia aqui em Salvador.
A cirurga foi realizada de manhã umas 08:15.
A sensação foi ótima quando eu acordei no quarto com o meu marido no quarto perguntando se estava tudo bem. Pela noite, acordei algumas vezes com a garganta seca e cuspindo sangue.
A médica me liberou para ir para casa no outro dia ao meio dia.
Até aí estava tudo bem...
Depois quando cheguei em casa, comecei a sentir tonturas, sangue saindo algumas vees pelo nariz, sensação mole...
Na hora de dormir no segundo dia não foi fácil, eu consegui dormir e acordava de 3 em 3 horas com o nariz super entupido.
Aí, hoje estou no sétimo dia após a cirurgia, eu já consigo comer, mas sinto os pontos na garganta.
Estou lavando o nariz de 2 em 2 horas com o soro fisiológico para desentupir e limpar o nariz.
Amanhã dia 11 de Fevereiro vou ao consultório da médica que fez a minha cirurgia para retirar os splints, não vejo a hora...
Quero voltar a respirar!
Abs

/

leandro disse...

Nossa, procurando informações sobre o resultado com a úvula, eu cheguei até o blog e li TUDO. Que pena se perdi a úvula, seria contra isso! Espero q os resultados sejam bons. A médica que me operou aqui no rio é maravilhosa e esta me dando total assistência no pós!

leandro disse...

Nossa, procurando informações sobre o resultado com a úvula, eu cheguei até o blog e li TUDO. Que pena se perdi a úvula, seria contra isso! Espero q os resultados sejam bons. A médica que me operou aqui no rio é maravilhosa e esta me dando total assistência no pós!

gusmão disse...

Olá fiz a cirurgia de remoção da migdalas agora dia 21 de maio e tambem desvio de septo.Realmente no terceiro dia quando parece que terei uma noite em paz a dor volta assim que anoitece e intensa com reflexo nos ouvidos.Não consigo nem beber agua pois dói muito.durante o dia consigo comer tudo batido no liquitificador.Para piorar o tel do medico fica desligado fim de semana.Só queria algum remedio para poder dormir um pouquinho.andei pesquisando e vi que minhas amigdalas cresceram muito na infancia pelo usao constante de Adnax.Coisas de medicos da decada de 70 que te empurravam algo que no futuro iria te ferrar.hoje não sei como vai ser penso em tomar um paracetamol de 750mg dormirei com fome ja que nem agua desce de tanta dor amanha serei mas esperto e comerei antes das 18 horas rsrs

Marcondes disse...

Pessoal,

Fiz a cirurgia dia 12 de maio. Junto com a uvulo..., retirada das amigadlas, correção do desvio do septo e dos conertos bolhosos.

A cirurgia foi um sucesso. Depois de uma semana foram retirados os stents do meu nariz e respiro, desde então, como jamais imaginei na vida. Na verdade nem tinha noção de como respirava mal.

Em relação ao sono... rsrsrsr. Durmo agora como um anjo, segundo minha mãe, já que me hospedei na casa dela no pós operatório, e namorada. Mas isto ainda é empírico, espero nas próximas semanas fazer uma nova polissonografia para confirmar o excelente resultado.

Ah, a primeira noite passei no hospital, mas sem dramas.

Dores? Febres? Sangramentos? Eu não tive absolutamente nada disto. Nada mesmo.

Claro que tomei todos os remédios direitinho: esteróides antiinflamatórios, antibióticos e analgésicos (estes nos primeiros 6 dias após a cirurgia apenas, tomava Lisador durante o dia e por excessiva cautela Tramal antes de dormir).

Com dez dias depois da cirurgia comi torresmo. É sério!

Mas de fato, os dois primeiros foram na base do sorvete. O terceiro e quarto do mingau e sopinha fria. Depois foi evoluindo bem.

Hoje, com 16 dias da cirurgia ainda tenho pontos na garganta, principalmente de onde foram retiradas as amigdalas. Mas praticamente não incomodam.

Espero já na semana que vem, com 22 dias após a cirurgia, a liberação para a última atividade que ainda não retomei: a natação.

Algumas coisas acho que foram essenciais na minha espetacular recuperação: a capacidade e profissionalismo dos cirurgiões Dr. Luis Gonçalves de Lacerda, especialmente este, e Dra. Ana Lúcia Boscolo; a minha preparação pré operatória sobretudo em relação à alimentação (linhaça, folhas, peixes, etc que ajudam na cicatrização); o hábito de beber litros de água todo dia; e a preparação psicológica e emocional.

Ah, outra coisa. Minha voz de fato mudou um pouco: para muito melhor também. Todos dizem que agora ela é muito mais clara, mas acho que isto se deve mais às intervenções no nariz do que propriamente a uvulo...

Enfim, estou muito feliz!!! Até me emociono em relatar tudo isto.

Desejo a todos que vão passar por processo semelhante toda a sorte do mundo, como eu tive. ;-)

Abraços!

Marcondes José da Silva Júnior
Uberaba-MG

Deco Ramos disse...

Bom dia amigo. Você poderia nos indicar qual o nome desse spray anestésico? Precisou de receita para tomá-lo?

Deco Ramos disse...

Bom dia Valmir. Poderia indicar o nome do spray anestésico? Precisou de receita?aguardamos a informação. Será super útil. Não estou suportando as dores!

Unknown disse...

- AMIGDALECTOMIA DAS PALATINAS
- UVULOPALATOFARINGOPLASTIA - TURBINECTOMIA OU TURBINOPLASTIA UNILATERAL
-SEPTOPLASTIA POR VIDEOENDOSCOPIA
-SINUSECTOMIA MAXILAR - VIA ENDONASAL POR VIDEOENDOSCOPIA
-SINUSOTOMIA ESFENOIDAL POR VIDEOENDOSCOPIA.
Esses foram os procedimentos que fiz sábado dia 30/09/2014.
hoje 2 dias após a cirurgia, já me arrependi de ter feito, as dores são enormes e essa sensação da uvula estar em cima da minha lingua é horrível...o nariz obstruído também tem incomodado muito, o único medicamento que alivia minha dor é o Torasegic, sublingual...quando vi esse blog fiquei feliz, pois consegui ver que algumas coisas são normais...como os vomitos que tive logo na primeira noite que cheguei em casa...tanto sangue escuro, coagulado que fiquei assustada, por outro lado, tb vejo que as maiores dores começarei a sentir agora e isso me desanima demais...a única coisa boa é que tenho conseguido ingerir iogurte, gatorade, gelatina e caldos. Agora é aguardar tudo isso passar e espero que realmente valha a pena.

Unknown disse...

Depois de 4 meses após a cirurgia hj venho aqui pra dizer pra vc que leu tantos comentários negativos, inclusive o meu kkkkk Meu Deus como sofri...a dor foi imensa, e quando ameniza a dor na garganta (úvula e Amigdalas) começa a refletir nos ouvidos...que dor...acho que nem quando tive meus filhos chorei tanto kkkkk
Mas hj venho dizer o quanto essa cirurgia me possibilita uma qualidade de vida, nunca sentida por mim.
Meu ronco, segundo meu esposo, diminuiu 80% e agora também respiro pelo nariz, algo que eu nunca tinha feito. Desde a cirurgia em 30 de agosto, nunca mais usei antialérgicos, sem contar nos 8 kg perdidos. Durmo bem, uso perfumes, hidratantes, desodorantes sem dar 87 espirros kkkk
Enfim, pra vc que vai fazer a cirurgia, recomendo com certeza e a dor é algo que felizmente passa. Vale muito a pena! Esse bloq me ajudou muito! Obrigada a todos!

Unknown disse...

Pesquisando sobre pós cirúrgico de uvulopalatofaringoplastia encontrei seu blog. Li a maioria dos relatos e passei por todos. Estou operada a 19 dias e no momento o que mais me incomoda é a falta de paladar e olfato. Tudo que como tem gosto amargo e ruim os cheiros também estão afetados. Eu fiz também septoplastia, sinusetomia, etmoidectomia e cauterização linear de cornetos. Meu médico disse que vai voltar ao normal, mas estou achando tudo muito estranho.

Unknown disse...

Bom dia a todos!

Me chamo Bruno e sou Veterinário. Primeiramente gostaria de parabenizar o Pedro Barreto pela iniciativa. É uma realidade o fato de que somos muito mal assistidos por nossos médicos e muitas dúvidas persistem após um tratamento. Acabamos sofrendo com essas dúvidas e muitas delas são simplesmente resultados esperados.
Fiz Amigdalectomia, Uvulopalatofaringoplastia, septoplastia e turbinectomia há 6 dias.
Passei por todos os sintomas observados pela maioria das pessoas que postaram suas experiências, mas o que mais marca essa recuperação é a DOR. CARACA...nunca tinha sentido dor igual como essa na garganta...especialmente a noite!! Graças a este blog, estou mais tranquilo que sei que vão passar em alguns dias.
Uma opinião que eu deixo é que não vale a pena fazer todas as cirurgias juntas. Hoje em dia as técnicas anestésicas são bastante seguras e não vejo grandes preocupações em fazer em duas etapas ou quem sabe 3. A recuperação do nariz depende de ações que não combinam com a da garganta...e fora a DOR absurda...um pós-operatório pode atrapalhar o outro.
Nos próximos dias vou postando o restante da recuperação...

Bruno

Unknown disse...

Onde faço essa cirurgia

Unknown disse...

Onde faço essa cirurgia

Adriel disse...

Fiz ontem a uvolopalatofaringoloplastia e de cara posso dizer que fui feliz em não ter feito a do septo em conjunto. Apesar dos relatados incômodos que são comuns, a respiração pelo nariz está tranquila. Vamos ver como serão os próximos dias...

Unknown disse...

Sim Adriel, vc foi feliz...Já fez 1 ano que fiz as cirurgias, mas sofri muito com a garganta e os ouvidos qdo a dor passa a refletir neles. Boa sorte pra vc!
Bruno Minto, sei bem o q vc fala dessa dor na garganta, eu chorava igual criança, graças a Deus passou e hj a vida que levo não se compara a de antes...É muito bom respirar pelo nariz! Rsrs
Boa sorte na sua recuperação!

Adi Soorya Kaur disse...

Parabéns por trazer assuntos relacionados à saúde!
Pelo tanto de comentários podemos ver que o problema de um as vezes é o mesmo de muitas outras pessoas!!
Esclareceu muita coisa sobre o assunto, ADOREI!!
Beijos, Lau Paraciclista C4.

Karin Bonatto disse...

Boa noite Pedro!
Grata por sua contribuição com essa postagem.
Eu encontrei seu relato, na tentativa de buscar uma resposta para o problema que meu namorado vem enfrentando após a realização deste procedimento.
Hoje completam-se 46 dias da cirurgia que foi realizada em 11/09/2015, e até agora ele não conseguiu voltar a se alimentar.
Foram perdidos 32 kg, ele já não ronca mais... mas em compensação, a alegria que ele tinha, foi arrancada. Vômitos constantes, uma cuspição que tá doido, ele reclama desse tal pigarro que um colega citou acima.
não consigo imaginar o que tenha causado isso, marcamos agora um atendimento psicológico, para que na eventualidade tudo se resolva.
Alguém com o conhecimento de um caso semelhante?
obrigada

Unknown disse...

Depois de 5 anos o Blog ainda está aqui e ainda serve de grande utilidade, pois lendo aqui fiquei mais confortado com os relatos, fiz a cirurgia no dia 23/10/15 e hoje, sendo o quarto dia, achei que estivesse sentindo dores fora do normal, tudo que tomo queima fortemente, e o maior incômodo e preocupação até agora é que ao ingerir líquidos eles sobem para a região da passagem de ar das narinas, espero que não seja assim após a recuperação, pois é preocupante. O que me mantém aliviado são os fortes remédios, que por sinal, afetam meu estômago já que não consigo me alimentar quando a dor é forte. Pelos relatos aqui vejo que essa cirurgia pode ser considerada umas das piores de fato kkk. Mas espero poder compartilhar meus pontos positivos logo.

Unknown disse...

Ola.. Fiz septoplastia, cornetos e uvulopalatofaringoplastia, retirada das amígdalas... Estou no 3 dia e o nariz ficou ótimo ja no primeiro dia. Porem a garganta doi pra engolir muito, mas o maior problema é pra dormir. Tenho constante afogamento, como se apneia tivesse agravado fortemente, não consigo dormir direito e acordo a cada 10 e 20 minutos... Muita saliva e muco na garganta. Só consigo respirar acordado. Espero que seja pelo inchaço, pois ainda estou roncando e com apneia bem piorada. Mas ainda é terceiro dia.

Unknown disse...

Olá pessoal, me chamo Delinger, e fiz a uvulopalatoplastia, ja tinha feito desvio de septo a 2 meses(aconselho fazer as duas de uma vez). Meu problema é o ronco, pra vcs terem uma ideia, minha esposa tem dormido nos pés da cama e com protetor auricular. Voltando a cirurgia,sai ontem do hospital e to sem dores e sem febre, porem com muita dificuldade de engolir, até a própria saliva causa dor, deixo acumular na boca depois vou para pia do banheiro. Meu médico disse pra tomar água por causa da desidratação mas penso que só la pelo terceiro dia vou conseguir, se a saliva ja ta difícil imagina um gole de água.... Bom vi depoimentos que a partir do 2 ou 3 dia tende a ter mais dores porque a garganta incha. Vou postando dia a dia para ajudar nas duvidas do pessoal... Abraços a todos

Unknown disse...

Gente, eu li tudo aqui e posso dizer,cada caso é um caso! Eu fiz tudo de nariz a garganta dia 03/12/2015,estou com 4 dias de operado. No 2 dia ,de manhã, me deu hemorragia e tiver que correr para o hospital para não morrer,retiraram um coágulo enorme da garganta ai parou,o médico colocou tampões e fiquei 04/12 internado e liberado a noite, hoje dia 06/12,me encontro sem dor e tomando toda medicação passada,consigo só beber líquidos, de sopas,sucos e estou morrendo de fome. Quanto ao ronco,melhorou muito e ficará bem melhor depois que cicatrizar tudo. Até agora está tranquilo em relação a dores,o susto da hemorragia ainda não passou,rs. Faria novamente ,pois, acordo sem reclamação de roncos altos e disposto como nunca antes.Sinto falta da coca cola e comidas boas,emagreci em 4 dias ,uns 5 a 6 kgs! Fiz com o maior medo do mundo ,mas, não m arrependi !

Unknown disse...

Gente, eu li tudo aqui e posso dizer,cada caso é um caso! Eu fiz tudo de nariz a garganta dia 03/12/2015,estou com 4 dias de operado. No 2 dia ,de manhã, me deu hemorragia e tiver que correr para o hospital para não morrer,retiraram um coágulo enorme da garganta ai parou,o médico colocou tampões e fiquei 04/12 internado e liberado a noite, hoje dia 06/12,me encontro sem dor e tomando toda medicação passada,consigo só beber líquidos, de sopas,sucos e estou morrendo de fome. Quanto ao ronco,melhorou muito e ficará bem melhor depois que cicatrizar tudo. Até agora está tranquilo em relação a dores,o susto da hemorragia ainda não passou,rs. Faria novamente ,pois, acordo sem reclamação de roncos altos e disposto como nunca antes.Sinto falta da coca cola e comidas boas,emagreci em 4 dias ,uns 5 a 6 kgs! Fiz com o maior medo do mundo ,mas, não m arrependi !

Unknown disse...

Continuando , até o 2 dia , todo liquido que tomei,saiu um pouco pelo nariz,mínimo e nada assustador, agora não sai mais , só não consigo engolir várias vezes ,até a quantidade já aumentou,consigo tomar sopas batidas (bastante ), sucos( uva,maracujá,caju,melancia) e chás ( mate,etc... (600ml),passo o spray 5 minutos antes e na hora,mando ver mesmo ! dói ,mas, a fome ameniza , não sinto tanta dor e o médico falou que em torno do 4 dia , a dor aumentará,até agora nada!Estou agora mandando ver num suco de uva de caixinha,outro,me dei muito bem com achocolatado, sustenta! Como tive a hemorragia, estou olhando sempre se há sangramento, secreções no nariz e garganta, mas, está tudo ok !Só troquei o dia pela noite,antes da cirurgia pelo medo e agora continuo ,pois, deixos todos dormirem e de dia tomam conta de mim, o ronco continua,mas, reduziu 80% de acordo a esposa e filhos,espero sanar quando cicatrizar tudo! Como estou com fome e tomando suco,vou beber mais,até

Anônimo disse...

Rapaz...
Se eu soubesse que o pós operatório era tão dolorido eu jamais teria feito! Estou perdendo 1kg por dia! Não consigo comer praticamente nada, nunca imaginei que ficaria encarando um copo de água e esperando coragem pra poder beber. Engolir a própria saliva está sendo um horror de dor. A saliva está mais grossa também. Até meu ouvido está doendo! Tenho q moer o comprimido de dor pra dar conta de engolir. Sem contar do bafo que da! Muito fedido mesmo! Estou colocando uma pedra de gelo em um pano e coloco sobre a garganta umas 6x por dia. Aparentemente alivia um pouco a dor. Sei que esse comentário não vai ajudar em nada, mas... meu cuspi está tão pastoso q fui cuspir hoje ele chegou a encostar no chão sem partir! Kkk meu médico me deu 14 dias de atestado, estou no 5° dia, se eu continuar a perder peso assim o pessoal do serviço vai achar que fiz foi redução de estômago. Rs... li um comentário aqui que tb está acontecendo cmg, a noite tb tenho mais dificuldade ainda em alimentar. Prometo que após me recuperar volto aqui para dizer se valeu todo esse sacrifício.

Unknown disse...

Fiz a cirurgia de desvio de septo, tirei as amígdalas e a úvula. Foram 07 dias sem conseguir comer nada. Na base de remédio pra dor. A pressão alta resultou em rompimento de artéria na garganta, vomitei duas bacias de sangue e fui pra cirurgia de novo, agora pra cauterizar e dar novos pontos. Mais 3 dias sem comer nada. Emagreci 10 kg. Estou na 3a. semana pós-cirurgia e ainda sinto incômodo na garganta e o nariz dói. Esse sofrimento (imagina um gordo de 120 kg ficar 10 dias sem comer) serviu pra acabar com o ronco e melhorou a qualidade de vida. Agora aguardo liberação pra fazer exercício de novo.

Unknown disse...

Boa tarde! Eu fiz a cirurgia e estou me sentindo bem melhor, gostaria de saber se com vc aconteceu de ter uma alteração ao sentir os sabores dos alimentos, pois hoje fazem 25 dias desde a cirurgia e qualquer coisa que bebo ou como , não sinto o sabor, somente a água que não tem sabor continua igual pra mim. Um abraço

Unknown disse...

Boa noite. Após experimentar o uso do CPAP e não ter me acostumado, resolvi fazer a cirurgia. Além da uvolopalotofaringoplastia fiz também septoplastia e turbinoplastia. A recuperação é realmente chata principalmente pelo uso do tampão no nariz. Fiz sexta dia 12/08/16 e irei retirar ele amanhã. Estou seguindo o uso de remédios e até o momento está sendo tranquilo. Complicado é só estar conseguindo me alimentar com líquido e evitei sorvete por medo de um resfriado que pode piorar a sensação do uso do tampão. Ao fim retorno com notícias

Unknown disse...

Boa noite. Após experimentar o uso do CPAP e não ter me acostumado, resolvi fazer a cirurgia. Além da uvolopalotofaringoplastia fiz também septoplastia e turbinoplastia. A recuperação é realmente chata principalmente pelo uso do tampão no nariz. Fiz sexta dia 12/08/16 e irei retirar ele amanhã. Estou seguindo o uso de remédios e até o momento está sendo tranquilo. Complicado é só estar conseguindo me alimentar com líquido e evitei sorvete por medo de um resfriado que pode piorar a sensação do uso do tampão. Ao fim retorno com notícias

Sergio Henrique dos Santos disse...

Pessoal,
Preciso fazer um septoplastia e diminuir o tamanho da úvula. A bicha é comprida e encosta na lingua. Tenho apneia e já uso cpap.
Após a cirurgia a voz é alterada?????
Grato pela prestimosa ajuda dos amigos.
Abraço
Sergio
sergio.hsantos@hotmail.com

Unknown disse...

Olá Sérgio, no meu caso, minha voz não sofreu alterações, mas o pós operatório é bem dolorido. Boa sorte na cirurgia! Abraços

Unknown disse...

https://www.facebook.com/Empty-Nose-Syndrome-Sindrome-Do-Nariz-Vazio-901576013308369/?fref=ts


VISITEM MINHA PAGINA NO FACEBOOK E ENTENDERAM

Unknown disse...

Olá, vou fazer a cirurgia do septo e da uvo no mesma dia, espero que dê tudo certo, estou um pouco nervosa, a anestesia é geral para essas cirurgias??

Unknown disse...

Estou no 4 dia do pós cirúrgico da uvolopalato,septo e tuberctomia, o que mais me incomoda são os pontos na garganta e que fica escorrendo um líquido por trás da uvola, porém não consigo "chupar" para sair este incômodo pois as orientações são de não soprar ou puxar com força até a data do primeiro retorno marcada para 15 dias

Unknown disse...

Bom dia,Pedro!

Fiz a cirurgia agora dia 18/07/17 e a minha recuperação foi de acordo com os relatos. Porém, as dores ficaram piores no 4¤ dia.Hoje é o 6¤ e estou acompanhando com um aplicativo o meu sono ainda estou roncando acredito ser pelo inchaço na garganta e o nariz obstruido.Achava que ficaria livre logo de cara dos roncos mais so percebi q diminuiu a sonoridade!
Com vc foi assim? Agora depois de um tempo resolveu o seu problema?
Obrigado e aguardo sua resposta!

Unknown disse...

Boa noite, sou Cleidjane meu marido fez esta cirurgia do sono também, no dia 25 de agosto de 2017, em.uma sexta feira.Ficou internado até a segunda feira 28 de agosto .Motivo ele não conseguia deglutir, copia muito e não conseguia beber líquido q volta pelo nariz ou engasgava por isso demorou mas tempo internado ..Em casa foi pior por que a dor.não deixa ele tentar comer, o palato não tá funcionado bem com líquidos e ele engasga ou sobe para o nariz...além de retirar adnoid, desvio de septo, uvula, amígdalas e palato..ufaaa..muita coisa ..

O médico passou fono para ele , falou que não teve nenhuma caso de paciente qye tenha tido estas dificuldades com líquido, mesmo já fazendo 7 dias hoje..

Por gentileza me confortemm..será que ouve algum erro...será que tiraram palato em excesso ...
Ou meu marido não está tentando o suficiente ..há também já perdeu nesse 7 dias uns 10 quilos

Unknown disse...

Bom dia ..alguém que fez essas cirurgias precisou de Fono? ?

Unknown disse...

Bom dia Cleidjane!
Eu fiz a mesma cirurgia, os mesmos procedimentos que seu esposo. Porém não tive esse problema na hora de engolir. A perda de peso é normal, também perdi em torno de 10 kg com a dieta de líquidos. Sofri muito com as dores no procedimento da úvula e amígdalas, foram 20 dias chorando igual criança, me arrependi de ter feito TDS os procedimentos juntos, mas a boa notícia é que tudo isso passa....
No caso do líquido voltar para o nariz, vi relatos aqui no blog msm de pessoas que tiveram essa experiência.
Mas de QQ forma, se isso persistir, vale voltar ao médico e esse precisa dar o suporte necessário para que não haja dúvidas...
Espero ter ajudado.

Bom domingo!

Unknown disse...

Oi pessoal, como li aqui são postagem mais antigas. A minha é bem novinha. Fiz UVULOPALATOFARINGOPLASTIA,SEPTOPLASTIA POR VIDEO, ETMOIDECTOMIA INTRANASAL POR VIDEO,Sinusectomia maxilar - via endonasal por videoendoscopia, SINUSOTOMIA ESFENOIDAL POR VIDEO tudo isso no dia 05/09/2017. O que falar, bom em relação os procedimentos no nariz tudo bem, sem dores, somente um pouco de sangue do lado do desvio de septo. Quanto o da garganta depois do terceiro dia, realmente são muitas, mas muitas dores. Só melhorava quando tomava um abençoado anti-inflamatório. Passei oito noites sem dormir, pois tinha que ficar quase sentada e isso quando eu cochilava abria a boca e ressecava a garganta, quando voce acordava de uma sono de meia hora, meu Deus era muita dor. Nesse período me alimentava de sucos, sopas passada no liquidificador e a noite uma papa de maizena (era a salvação), sorvete nem pensar, queimava. Depois do 15º dia show, nunca mais senti uma dor, comecei a mim alimentar e já estou ótima.Só estou ainda triste porque continuo fazendo barulho quando durmo. Tenho esperança que quando todos os pontos caírem melhore. Não me arrependi, faria tudo novamente. Boa sorte para quem vai fazer. Desculpem pela escrita do nome acima, é porque copie da autorização.

Unknown disse...

Bom dia pessoal! Hoje faz 11 dias que fiz as cirurgias de desvio de septo, turbinoplastia bilateral, uvulopalatoplastia e sinusotomia. Assim como a maioria de vocês, procurei respostas para as terriveis dores do pós operatório e achei somente este eficiente blog.
Os três primeiros dias após a cirurgia, foram tranquilos apesar da dificuldade de respirar pelo nariz devido os splints de silicone,mas por incrivel que pareça conseguia comer até pão de queijo e bolacha recheada!! Mas a partir do quarto dia começou uma terrível e imensurável dor na garganta. Já não era possível tomar agua,sopa,sorvete nem nada que fosse pastoso ou liquido. Durante este período estive tomando Trifamox, toragesic e lisador. Percebi que os mesmos já estavam provocando efeitos em meu estomago, pois comecei a ter nauseas de tudo que havia comido nos dias anteriores, desde sopa a açaí. As vezes só de ligar a tv(meu refugio neste periodo), o estomago embrulhava, como se até isso estivesse me afetando. Perdi peso, perdi o humor e comecei a arrepender de ter feito todas essas cirurgias.Com 1 semana retornei ao médico para retirar os splints. Reclamei das fortes dores(achei que não era normal) mas ele disse que era assim mesmo. A dor é muita e a vontade de comer algo sólido era maior ainda. Hoje(11 dias depois) já me sinto uns 75% melhor, o incomodo é uma dor forte que vem repentinamente e some em questão de segundos quando mastigo algo. Mas isto já nao me impede mais de comer. Já sinto alguns beneficios da cirurgia,acordo mais disposto e a respiração ficou mais leve e natural,consigo respirar apenas pelo nariz não sendo mais necessário pela boca.Sobre os roncos ainda não sei, pois estive dormindo no sofá neste período para nao atrapalhar o sono da minha esposa que acorda muito cedo para trabalhar, pois devido o aumento da dor durante a noite, isto me deixava muito inquieto.
Resumindo, aconselho para quem tem duvidas em fazer a cirurgia, que se prepare psicologicamente, sabendo que não conseguirá comer aquela pizza, ou aquele delicioso sanduiche nos fins de semana, e que a dor que vai sentir por mais que pareça que nunca irá passar, fique ciente que uma hora acaba...rs E todo o sacrificio será recompensado com a ótima qualidade de vida que terá!

Unknown disse...

Boa noite! Meu nome é Cassia e fiz uvulopalatofaringeloplastia e septo+turbine a exatamente 1 mês. As dores de garganta principalmente a noite são horríveis acompanhada de secura na boca. Já foram retirados 5 pontos mas nos pontos mais próximos da língua ainda têm pontos e são os locais que mais doem O médico falou pra tomar dipirona em caso de dor Outra coisa que está me incomodando é a língua dormente na ponta. Gente me deem um parecer se tudo isso pode ser normal Desde já agradeço

Unknown disse...

Fiz septoplastia e uvulopalatofaringoplastia (esse nome assusta). Apneia cessou completamente e o ronco diminuiu, mas ainda ronco um pouco. O lado bom foi que devido as dores na garganta, eu não podia fumar e com isso larguei o cigarro de vez. Fazem 10 meses ja. Ufa...

Unknown disse...

CIRURGIAS 5X1 23/05/2018
COMO PESQUISEI MUITO ANTES DA CIRURGIA(SOU MUITO ANSIOSO), EM TODA A NET COM RECEIO E MEDO DA FAMOSA UVULOPALATOLARINGOPLASTIA, COMO LI MUITO AQUI SOBRE A DOR E SOFRENCIA POR PASSAR POR ELA, VI QUE DEVERIA POSTAR O MEU RELATO TAMBEM!
ISSO AE GALERA, FIZ 5 CIRURGIAS DE 1 SO X,
-RINOPLASTIA
-SEPTOPLASTIA
-TURBECTOMIA
- AMIDALAS
-UVULOPALATOLARINGOPLASTIA
DEPOIS DE MUITO PENSAR, TIVE A CORAGEM DE ME SUBMETER A TODAS ESSAS CIRURGIAS DE 1 SO X,
PRECISO DIZER, NÃO CHEGOU NEM PERTO DOQUE EU LI AQUI E IMAGINAVA, EU FIQUEI MAIS COM MEDO ANTES DA CIRURGIA DOQ DEPOIS Q PASSEI POR ELA,
HOJE FAZ 6 DIAS DA CIRURGIA, E AMANHA VOU TIRAR A TALA DA RINO, E OS SPLINTS NASAIS,
SOBRE COMO FOI:
A PARTE MAIS DIFICIL PRA MIM, FOI RESPIRAR APENAS PELA BOCA, MAIS NÃO EH NADA DEMAIS TB, VC ACABA SE ACOSTUMANDO, A GARGANTA DOIA QUANDO EU TENTAVA COMER, NOS PRIMEIROS DIAS SO SORVETE E IOGURTE, DEPOIS SOPAS GELADAS, PARECE Q A GARGANTA TA RASPADA E DOI TD Q VC TENTA PASSAR NELA, MAIS VC VAI TOMANDO OS REMEDIOS DA DOR ANTES DE COMER, Q VC CONSEGUE, EU NÃO FIQUEI SEM COMER, ACHO MUITO IMPORTANTE VC SE ESFORÇAR PARA TENTAR COMER, PARA TE AJUDAR NA RECUPERAÇÃO E MAIS IMPORTANTE CICATRIZAÇÃO,,
FIQUEI CONTANDO OS DIAS PARA CHEGAR NOS DIAS 4, OU 5 QUE FALAM Q EH A PARTE DA DOR DE VERDADE, A PIOR DE TODAS,, ATE MEU MEDICO FALOU, MAIS PARA MIM, FOI TRANQUILO,TEVE UMA NOITE APENAS Q ACORDEI COM DORES NA GARGANTA NA MADRUGA, MAIS MANDEI 40 GOTAS DE DIPIRONA E PASSA, VC CONSEGUE VOLTAR A DORMIR,
AQUELE DIA FODA Q TODOS FALAM PARA MIM NÃO CHEGOU, A DOR NÃO EH ABSURDA, PELO MENOS PRA MIM, DOI PQ A GARGANTA TA RALADA, E PRECISA DE CUIDADOS ATE CICATRIZAR POR INTEIRO, MAIS SEMPRE SE ALIMENTANDO, EU COMIA COM COLHER PEQUENA, DEMORA MUITO TEMPO PRA TOMAR UMA SOPA, MAIS FOI ASSIM E FOI INDO,, DEPOIS DO QUARTO DIA, JÁ COMECEI A COMER COISAS MAIS SOLIDAS, EH SO AMASSAR TUDO E COMER EM PEDAÇOS PEQUENOS.
EH ISSO AI GALERA, SUPER RECOMENDO, SE VC TENQ FAZER, FAÇA SEM MEDO, PQ EU SOU O CARA MAIS CAGAO Q EXISTE, E POSSO DIZER, OS RELATOS QUE LI AQUI, FIQUEI COM MAIS MEDO DOQ REALMENTE EU PASSEI.
SOBRE O NARIZ, ENTUPIDO NA MAIOR PARTE DO DIA,TENHO Q VER SE VAI MELHORAR AMANHA SEM OS SPLINTS, ESPERO Q SIM, MAIS EH TRAQUILO, NÃO DOI NADA, ACHE UM BOM PROFISSIONAL QUE TE PASSE CONFIANÇA E VAI SEM MEDO, SEM MEDO MESMO.
VAI VALER A PENA.



L.B. disse...

Queria saber o relato de alguém a longo prazo, o problema do ronco voltou? ou já nunca mais tiveram este problema? e a disposição, levantam com mais energia?

Unknown disse...

Boa noite, Pedro!
Foi muito bom encontrar no seu blog notícias sobre a recuperação, atraves daqui, vou tendo esperança de logo poder comer um churrasco, uma pizza,Uvulopalatoplastia um lanche rsrs.
Fiz a cirurgia dia 16/10, após através de uma polissonografia detectar a real necessidade por apneia grave. Foram realizadas a uvulopalatoplastia, desvio de septo e retirada das amígdalas.
O médico havia alertado sobre as dores a partir do quarto dia, porém, como até o quarto dia estava melhorando, achei que iria ser de boa.
Na madrugada do quinto para o sexto dia foi o pior, como muitos relataram, durante a noite é muito tenso.
Estou no sexto dia e amanhã irei passar com o médico, os remédios para dor cada vez menos estão sendo eficazes, estou alterando 3 tipos a cada 4 horas.
Sobre alimentação, 2 primeiros dias são terríveis, sopa fria, suco e sorvete, como não sou muito chegado a doce, faltou opção. Hoje estou comendo purê de batata, mandioquinha, com caldos de feijão, caldo ou frango.
Espero estar daqui uns dois dias sem dor alguma, estou na oração para isso. Quanto a respiração, ja notei que melhorou muito e realmente estava precisando, estou com 36 anos e de uns 4 anos prá cá estava muito desanimado, cansado e nunca parecia que dormia o suficiente. Essa foi a minha esperança para que tudo melhore, inclusive minha disposição para atividades físicas e trabalho.
Forte abraço!

Edimar disse...

Bom li alguns comentários e não vi nada sobre minha dúvida por isso resolvi perguntar, fiz a minha cirurgia de uvulopalatofaringoplastia há 11 dias, senti poucas dores (tomei lisador gotas q me ajudou muito), mas o meu problema é o gosto amargo que sinto quando vou me alimentar, seja doce ou salgado, sempre sinto um gosto amargo forte na boca, que espero que passe, pois amo comer haha, com vc foi o mesmo? Ou mais alguém teve essa sensação de amargo na boca ao se alimentar?

Virgínia Gelbcke Gubert disse...

Sim acontece o mês no comigo, isso me incomoda muito.
Principalmente após comer algo, fica uma secreção.

Unknown disse...

Olá eu tenho um problema com minha úvula. Ela é maior que o normal, chega a pegar mais da metade da língua, e a sensação de engasgo com "catarro" é constante, extremamente incômoda, chego a acordar a noite com falta de ar, ânsia de vômito, etc. É algo horrível.


(37) 991610152

Alguém poderia me ajudar com contato de algum profissional. Talvez fazer uma cirurgia? Por favor me ajudem.

Unknown disse...

Olá eu tenho um problema com minha úvula. Ela é maior que o normal, chega a pegar mais da metade da língua, e a sensação de engasgo com "catarro" é constante, extremamente incômoda, chego a acordar a noite com falta de ar, ânsia de vômito, etc. É algo horrível.


Alguém poderia me ajudar com contato de algum profissional. Talvez fazer uma cirurgia? Por favor me ajudem.

Benilson disse...

Olá a todos, realizei uvulopalatoplastia, desvio de septo e retirada das amígdalas no dia 05/01/2019, sei que ainda está muito recente o procedimento, msas estou sentindo como se algo estivesse preso na garganta, sempre que como ou bebo algo noto que tenho a sensação que ficou algo preso e um pouco de dormência e garganta seca no local da cirurgia e também um pouco de refluxo com comidas muito secas, gostaria de saber se ocorreu algo desse jeito com que realizou esses procedimentos e quanto tempo durou, desde já agradeço a atenção.

Obs: meu sono melhorou muito depois da cirurgia.

aleixorio disse...

Minha cirurgia está marcada agora para dia 09/04/19 v
, vou fazer tudo , septo,uvulopalatofaringoplastia , amígdalas e tudo mais só Jesus , mais vamos ver como será a recuperação.

aleixorio disse...

Boa noite a todos fiz a minha cirurgia dia 30/05/2019 , fiz septo e uvulopalatofaringoplastia , amígdalas palato e tudo que tem direito , vamos lá , hoje está fazendo 3 dias as noites são longas pois não tem como dormir e durante o dia pequenos cochilos apenas , esperto que isso melhore o mais rápido possível , nariz não passa nada de ar de jeito nenhum, minha boca está destruída muito seca e a dor na garganta e insuportável , com 3 dias já emagreci 6 kilos,pois minha alimentação está muito difícil, espero que com os pasares dos dias as coisas se ajustem e voltem para seus lugares , não vou mentir que está sendo muito complicado se pudesse faria primeiro o desvio de septo e depois a garganta pois as duas juntas e bem difícil , um abraço . Marcus.

Fernando disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernando disse...

Olá Pedro! Há cerca de 2 meses fiz uma septoplast7ia e redução dos cornetos. Recuperação bem tranquila e sem dor. Só mesmo o incômodo do split nasal e o nariz escorrendo por uns 15 dias. Dia 20 de julho faço a minha cirurgia na garganta pra tentar acabar com o ronco. Tenho apneia leve e ronco bastante. No mesmo dia da cirurgia vou realizar o exame de Sonoendoacopia pra ver onde ocorre a vibração. Hj em dia não se retira mais a uvula segundo minha médica. Faz se um reposicionamento de base de língua. Como vc está? Zero ronco até hj? Abc

Unknown disse...

Procurando sobre a cirurgia, achei seu blog. Muito legal, tirou algumas dúvidas sobre a cirurgia. Meus pais estão super preocupados e os comentários de vocês me acalmaram. Vou passar por todos esses procedimentos kkkkkkkkkk. Quando fizer a cirurgia eu volto aqui para falar como foi tudo!
Obrigada

Stephano disse...

Olá, amigos.
Acho que assim como o autor, muitos tinham diversas dúvidas sobre como eram realizados os procedimentos e o quão complicada seria a recuperação.
Esta troca de informações aqui me foi muito importante tanto no pré operatório quanto no pós (em andamento).

Meu breve relato: Tenho 26 anos e já tinha feito uma cirurgia de adenoide em 2000 (aos 7). Na época, meus pais relataram melhora no quadro.
Acontece que nesta idade, a anatomia humana não está perto de desenvolvida completamente.
Com os abusos do tempo (álcool, tabagismo, excesso de peso), comecei a notar dificuldade na melhora de condicionamento do corpo, mesmo com alta intensidade de treinos.
Em 2017, comecei a ter episódios torturantes de falta de ar a noite e resolvi procurar ajuda.
A apneia é uma doença silenciosa e extremamente perigosa. Eu tive os seguintes efeitos colaterais ao longo do tempo:
- Distúrbios metabólicos (dificuldade de emagrecimento)
- Falta de disposição e mais recentemente, arritmias.
Esta última, foi uma surpresa.
No momento do sono, ao ter um despertar forçado pela falta de saturação, o corpo pode estar na fase de sono mais profunda, onde os músculos e membros ficam paralisados.
Com a falta de Oxigênio, o cérebro dispara uma mensagem para despertar, o que demora alguns instantes. Neste processo é liberada a noradrenalina, que é uma substância liberada pela corpo para situações de fuga ou luta, que desencadeia quadros de taquicardia e elevação da pressão arterial.
Resumo da história: Apneia se não tratada pode desencadear doenças cardiovasculares.

Passado todo esse tempo, fiz no último dia 11/07 a UPFP, com amigdalectomia, turbinectomia bilateral e septoplastia.
Sabia desde o início o quão penoso seria o processo de recuperação.

Hoje estou no quarto dia (quinto na verdade, pois escrevo esse relato nesta madrugada por ter despertado com tosse, rs).
A maior dificuldade no início é acostumar-se com a respiração pela boca, uma vez que o nariz demora para se recuperar.
A dor inicial do corpo estranho ocorre em virtude da traqueostomia (entubamento) que o paciente é submetido durante o procedimento cirúrgico.
No mais, as dores mencionadas (na garganta, do irradiada no ouvido, dor na deglutição) são sustentáveis apesar de persistentes.

Estou prestes a entrar no “temido quinto dia”, espero não ter maiores complicações.

Minha maiores queixas são os despertares noturnos onde tenho expectorado bastante catarro com um pouco de sangue (o que aparentemente é comum).
O protocolo de tratamento com remédios inclui:
- Toragesic e Novalgina (tratamento da dor)
- Tramal (indicado somente em caso de extrema dor)
- Maresis e Afrin (para lavagem nasal e nebulização do conteúdo nasal)
- Claritromicina e/ou Amoxicilina (antibiótico)

Estou muito esperançoso de que terei outra qualidade de vida daqui em diante.
Espero que meu relato ajude outras pessoas, assim como o de vocês me ajudou bastante.

����

AnaLu disse...

Olá! Finalmente encontrei relatos sobre está cirurgia, e pude ver que não estou só nessa recuperação difícil que todos aqui passamos.
Hoje faz 11 dias que realizei o procedimento de uvulopalatofaringoplastia e desvio de septo bilateral, e agora me sinto voltar a vida um pouco mais normal, ainda preciso tomar toragesic a cada 8 horas para conseguir comer, beber ou falar. Mas sinto uma evolução gradativa dia pós dia ao acordar.
Senti muita falta de informações e alternativas para alimentação, sou Nutricionista e precisei reinventar formas para sobreviver, como todos disseram, as dores são fortes e enjoamos das opções recomendadas: Purês, sopas, sorvete, gelatina, iogurte, ensure... não posso nem pensar em nada disso mais! Passei muito mal com coisas doce e meu corpo pedia alimentos salgados, no Sexto dia tomar um soro caseiro com uma medida a mais de sal era a melhor coisa do mundo!
No sétimo dia senti um desejo de comer shimeji na manteiga! Fiz o pedido, cortei bem pequeno, coloquei na geladeira e quando estava frio comi, e foi maravilhoso, sem dor e meu corpo agradecendo a proteína e sódio que estavam sendo ingeridos, daí tive a ideia de experimentar sashimi de salmão, deixei para a janta, comprei 5 fatias e depois disso tem sido a minha refeição salvadora.
Temos os riscos de consumir um peixe cru em um estado em que a imunidade não está 100%, mas era questão de sobrevivência, e estou sobrevivendo com muito mais disposição, meu cérebro trabalhando muito melhor para ser paciente e segurar a onda até completar os 30 dias.
Só quem passou sabe as dificuldades vividas, estou contando os dias para saída dos pontos e voltar a minha rotina.

AnaLu disse...

Olá!! Estou no meu 11• dia e sinto um sabor amargo residual após comer alguns alimentos.
Hoje 1 ano após a sua cirurgia, esse amargo continua?

Leticia disse...

Gente por favor me digam meu marido fez a cirurgia para parar de roncar mas está aqui na cama operado e roncando. Como foi onde vcs sarou? Roncou no primeiro dia e depois passou?

Kelly disse...

Oi pessoal, boa tarde
Obrigada por esse blog e por tantas informações que aliviam as dúvidas.
Fui indicada para a cirurgia de Uvulo, Turbinoplastia e septoplastia, nunca fiz nenhuma cirurgia e estou beeeeeem aflita rs.
O médico sugeriu a cirurgia com um aparelho chamado CLOBLATION, disse que é uma técnica que é menos invasiva, e que levaria 2 pontos de cada lado na garganta. Gostaria se saber se alguém aqui realizou a cirurgia com essa técnica?
Obrigada!!!

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 281 de 281   Recentes› Mais recentes»