1 2 3 4 5

Estrada Real - Chegada e Dia 1 - Diamantina - Serro

terça-feira, 28 de junho de 2011
Viajar é realmente ótimo, mas chegar em casa ver as fotos, repassar mentalmente as histórias, os caminhos, paisagens; lembrar do sabor da comida caseira, dos rostos humildes e sorrisos abertos, das subidas intermináveis, das belezas naturais e históricas e principalmente das risadas e do companheirismo dos amigos é pra mim a melhor parte de tudo.


Pra quem já pedala ou não e nunca pensou em fazer uma cicloviagem, a minha dica é que comecem a pensar. Muito mais que uma simples viagem de bicicleta, é uma viagem interior, um projeto, um desafio, que requer de nós muita preparação, planejamento, dedicação e força de vontade.  Nos renova as força, nos mostra o que somos capazes de fazer, utilizando alguns poucos recursos, muita energia e determinação de chegar lá.

Foram 10 dias, dos quais 1 viajando, 7 pedalando e 2 para conhecer as cidades de Diamantina e Ouro Preto. Foram 10 dias de verdadeiras aulas de história e geografia, de lições de vida de pessoas simples, humildes e batalhadoras, de momentos de instrospecção e contato com Deus.


Saímos os 3, eu, o Zwi e o Denis de Campinas, na quinta-feira dia 18/06 com as bikes embaladas. Como não havia ônibus direto para Diamantina, tivemos primeiro que ir à São Paulo para de lá partir para o destino final: Diamantina - MG.


Foram 12 horas de viagem, e como chegamos lá pela manhã tivemos o dia inteiro para conhecer a cidade. Ficamos na pousada Ouro de Minas, com ótima localização e acomodações. Depois de muito chorar conseguimos também um bom preço ;-)

Diamantina é desde 1999 patrimônio cultural da humanidade tombada pela UNESCO, e têm sua história diretamente ligada com a extração de diamantes e ouro pela Coroa Portuguesa no século XVIII.


Cidade pequena, cerca de 40 mil habitantres e que guarda bem conservada grande parte das edificações construídas há cerca de 3 séculos atrás. Na minha opnião a cidade tem um grande potencial que está sendo mal aproveitado para o turismo. Por exemplo, uma das portas de entrada da cidade, a Rodoviária, parece estar abandonada pelas autoridades. Não há sinalizações turísticas de qualquer forma, e quando fomos ao centro de informações turísticas da cidade, este se encontrava fechado.



Por outro lado, a hospitalidade mineira nunca falha. e econtramos em todos os lugares um sorriso aberto e boa vontade para ajudar.

Aí em cima, um belo jogo de cores fundo da casa de Chica da Silva, ilustre escrava alforriada da cidade que se casou com João Fernandes de Oliveira, rico contratador de diamantes da Coroa Portuguesa.

Além de todas as suas belezas e atrações, Diamantina também ponto final da Estrada Real. Início porém do Caminho dos Diamantes, trecho da Estrada pela qual escovam ouro e diamantes até Ouro Preto, que de lá partiam primeiramente para o porto de Paraty - RJ e depois com a mudança da capital do País, até o Rio de Janeiro - RJ. E foi daqui que começamos a pedalar...

A saída para a Estrada Real é simples e a maioria dos moradores da região são bem informados. Não tão longe do centro histórico já encontramos a estrada de terra o primeiro marco da ER.

Taí o Zwi, aproveitando a parada no Ribeirão do Inferno para anotar algumas informações no seu diário de bordo.

Neste primeiro dia, o objetivo era chegar em Serro, passando pelas pequenas vilas de Vau, São Gonçalo Rio das Pedras, Três Barras e Milho Verde.





A parada para almoço foi programada para São Gonçalo Rio das Pedras. Uma ótima opção pois lá encontra-se o Bar do Ademil, com uma deliciosa e barata comida mineira, várias opções de doces, licores e vinhos de produção local. Recomendadíssimo!

Depois de encarar a subida do Vau à São Gonçalo as tangerinas do bar do Ademil estavam doce com mel.

Outra preciosidade encontrada no bar, esta figura com um cachimbo, retrato do negro trabalhador, provável descente dos escravos das minas de ouro e diamantes da região, trazendo na pele as marcas dos duros anos de trabalho.

As demais fotos pode ser vistas em slide show clicando na figura abaixo:


A tarde saimos em direção de Serro, mas não consegui pedalar no trecho final pois estava mal da barriga, muito provavelmente devido a uma esfiha estragada que comi na rodoviária de São Paulo :-(. Mas o que vi da estrada durante a carona que consegui não agradava muito aos olhos. O trecho estava quase todo em Obras, pois infelizmente, este e outros trechos da ER estarão asfaltados em breve. A informação que tive é que haverá uma faixa protegida para ciclistas e pedestres ao lado da pista. Para mim é o fim da ER, pois que graça ir para uma região com tantas belezas naturais e pedalar ao lado de carros numa pista asfaltada. Mas vamos ver no que vai dar.

O dia acabou com 64 kilômetros percorridos, 1379 metros de ascensão acumulada. Veja o trecho em GPS abaixo:

Estrada Real - Caminho dos Diamantes - Diamantina - Serro


EveryTrail - Find trail maps for California and beyond

Em breve relato, fotos e trajetos em GPS do segundo dia: Serro - Conceição do Mato Dentro.

Para ver os dias anteriores clique no marcador "Estrada Real" abaixo.
 


E VAMOS PEDALANDO...

7 comentários:

J O T A disse...

Pedrovisck,

Meu comentário é.... "SEM COMENTÁRIO" rsrsrsrsrsrs

Tecer algum comentário sobre isso é com certeza deixar de falar tudo, então...

Parabéns, quero ver os outros dias!
abraços

PAULO BROTHER disse...

Caro Pedro,

Ler vosso relato e acompanhar as fotos é um lance que me faz viajar.

Parabéns pela viagem, a escolha dos companheiros sei que foi perfeita e com certeza ajuda em muito o grande astral que envolve uma cicloviagem e ainda mais em locais tão belos e historicos.

Parabéns e to aqui no aguardo dos proximos capitulos !!!

Abração !

Denis Rodrigues disse...

Grande Pedro!

Cara, realmente a nossa viagem foi um show! Lembra das paisagens, das subidas, dos museus e das construções históricas que vimos pelo caminho!? Sem falar nas paisagens né! Demais! Que esta tenha sido a primeira de muitas que ainda faremos!

Suas fotos como sempre são um show a parte. Muito boas mesmo!

Abraços.

Pedro Barreto disse...

Jota, Paulão e Dênis! Muito obrigado pelos comentários. Viagem nota 10, companheiros nota 1000. Um dia ainda vamos fazer uma dessa todos juntos. Grande abraço. Pedro

Pedro Barreto disse...

Opa! Ganhamos 1o lugar no concurso de fotos do blog da revista aventura e ação com a nossa foto da Estrada Real. :-))

http://blogdaaventuraeacao.blogspot.com/2011/06/resultado-do-concurso-fotos-do-feriadao.html

Julia disse...

Oi Pe,
já tinha visto as fotos, mas colocadas assim com seus relatos e comentários, contando a sua história é muito melhor!!!

Quem sabe na próxima vou com vcs! rs
Que dá vontade dá!

beijos

Dathis Rankin Diniz disse...

Fazendo uma pesquisa sobre este caminho, que faremos em Maio próximo,qual foi minha surpresa ao reencontrar vocês por aqui! ...somos a Confraria da Bike, de Nazaré Pta...não me lembro de todos, mas conversei muito com Paulão e Zwi (não dá pra esquecer este nome né?) Parabéns pela cicloviagem e fotos belíssimas !