1 2 3 4 5

Estrada Real - Caminho dos Diamantes - Dia 4 - Itambé do Mato Dentro - Cocais

terça-feira, 12 de julho de 2011
Depois de uma breve pausa nos relatos voltei! ;-)
Quarto dia de pedal na Estrada Real, Caminho dos Diamantes. A meta  era sair de Itambé do Mato Dentro, pedalar cerca de 70 kms, passando pelo povoado de Senhora do Carmo, depois pelas cidades de Ipoema e Bom Jesus do Amparo, para chegarmos ao fim do dia em Cocais-MG.


Na saída de Itambé já se vê o que, infelizmente, está acontecendo em alguns trechos da ER: obras para asfaltamento. Digo "infelizmente" pois desse modo deixamos de vivenciar a transformação que as trilhas nos trazem, transformação esta que está muito bem explicada pelo Átilla Godoy, idealizador do Projeto Turístico Estrada Real no vídeo abaixo, dica do colega Dênis e disponibilizado pelo Antônio Olinto (http://www.olinto.com.br/ - referência nacional em cicloviagens)



Ainda assim o trecho em obras era curto e espero que assim fique!
Ao subir o primeiro morro do trecho já podíamos apreciar as belas paisagens da região.








31 kms percorridos e paramos na simpática cidade de Ipoema para almoço. Conseguimos uma boquinha na Casa Sabor Real, pois chegamos bem na ocasião em que a Dona Sônia, proprietária da Casa, estava para receber uma sala inteira de crianças, alunos do ensino fundamental de uma escola de outra cidade, que visitavam Ipoema e seus atrativos naturais, históricos e culturais.


E nada melhor que uma comida caseira feita no fogão à lenha pra matar a fome e juntar energias para mais uma tarde de pedal! :-)

Após almoço conhecemos também o Roneijober, proprietário da Pousada Tropeiro Real (http://www.pousadatropeiroreal.com.br/), fotógrafo e colunista do jornal local que nos passou algumas dicas e nos presenteou com estas duas belas fotos abaixo.

Foto por Roneijober

Saindo de Ipoema após visita imperdível no Museu do Tropeiro, ao fundo - foto por Roneijober

Infelizmente não tivemos muito tempo para aproveitar a próxima cidade, Bom Jesus do Amparo, que fica a 13 kms de Ipoema, mas levamos de lá esta linda recordação acima.

Depois de um breve trecho de asfalto, atravessamos a BR para entrarmos novamente na trilha. Uma região muito bonita, cercada de fazendas de Cacau e Eucaliptos.


Conseguimos ainda curtir este maravilhoso por do sol por entre os Eucaliptos, uma bela visão.

Este último trecho em especial requer bastante atenção do ciclista pois se perder aqui não é difícil devido aos inúmeros cruzamentos e bifurcações na estrada de terra. Não recomendo pegá-lo a noite.

Chegamos em Cocais a noite e ficamos na Pousada das Cores, ótima opção na cidade a um bom preço.

As demais fotos pode ser vistas em slide show clicando na figura abaixo:

O dia acabou com 71 kilômetros percorridos e 1625 metros de ascensão acumulada. Veja abaixo o trecho em GPS fizemos.

Estrada Real - Caminho dos Diamantes - Itambé do Mato Dentro - Cocais


EveryTrail - Find hiking trails in California and beyond

Em breve relato, fotos e trajetos em GPS do quinto dia: Cocais - Catas Altas.

Para ver os dias anteriores clique no marcador "Estrada Real" abaixo.

E VAMOS PEDALANDO...

4 comentários:

fernando disse...

opa! mt legal os relatos do 4º dia ! agora entendi porque nao os vi passando, pois seguiram uma rua acima da minha ( que eh a principal ! a foto da flor ( perpétua roxa ) proxima a casa da minha-ex professora " rosa ". rsrsrsr mt bem lembrado, o tercho dos eucalipais antes de cocais, e um terror, sei de 6 casos de perdas ai ! sucesso sempre a vcs. fernando gonçalves, guia de turismo de bom jesus do amparo-mg, ferghuma@yahoo.com.br , www.facebook.com/fernandoo.goncalves

Guz Baldin disse...

Eae, blz? Tô acompanhando os diários da viagem aqui. Muito legal mesmo!

Uma pena esse asfalto, né?

Abraço,

Guz

Pedro Barreto disse...

@Fernando, achei mesmo que você ia saber de onde eram aquelas flores, até porque não são flores comuns. Mas foi por pouco que não se conhecemos então. Pois é, neste trecho em especial surgiu uma dúvida que só pelo GPS mesmo. Sucesso pra vc também. Abs

@Guz, opa, tudo blz. Valeu pela força e incentivo. Pois é, esse negócio de asfaltamento é realmente uma pena. Muda a paisagem, a energia do lugar e até o ritmo da pedalada. Mas outras trilhas surgirão com certeza. :-) Abs

fernando disse...

eh isso mesmo, pedro! essa flor roxa, se chama " perpetua", e a de cor branca era usada pelos tropeiros para curar dores na barriga... os caras eram sabios demaisss, nao ??? informativo: jul/11, estrada real movimentada! 09/07 2 paulistas (kika e camila) sao jose do campos e sao paulo , 09/07 comitiva de cavaleiros-ES, 12/07 2 ciclistas (felipe, pedro) d campinas-sp, a tarde, + 1 comitiva 25 cavaleiros de taquaraçu de mians indo para ipoema, final em sao joao evangelista-mg, 13/07 2 ciclistas ( lucas, otavio) itapira-SP! 100% movimentada !!!! fotos no meufacebook.com/fernandoo.goncalves