1 2 3 4 5

Estrada Real - Caminho dos DIamantes - Dia 6 - Catas Altas - Ouro Preto

sábado, 16 de julho de 2011
Dia 23 de Junho, quinta-feira, feriadão de Corpus Christi, sexto e último dia de pedal do Caminho dos Diamantes na Estrada Real. 5 dias atrás tínhamos saído de Diamantina, pedalando por paisagens maravilhosas, conhecendo histórias e pessoas incríveis. Hoje era o último dia. A ansiedade estava alta e a vontade era chegar logo no destino final, mas ainda bem que o dia ainda nos guardava ótima surpresas.

Saímos da pousada Casa Pietá em Catas Altas, e logo no início do dia já nos deparamos com a sensacional vista do pico,que leva o nome da cidade, sendo banhado pelos primeiros raios de luz.






Pedalamos um pouquinho para entrarmos num encantador povoado chamado Morro D'Água Quente. Moradores locais falavam que no passado havia uma mina de água quente na região mas que se perdeu com o assoreamento do rio devido a mineração :-(



As rochas de minério de ferro sempre presente na região... assim como as grandes mineradoras ;-)


NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOO! ;-)


Acima a Igreja de Camargos-MG. Está foi uma das mais belas igrejas que vi na Estrada Real.  Sem muitos enfeites e com cheiro de coisa antiga, a igreja traz consigo o espírito de simplicidade e miuta paz, fazendo você viajar e voltar ao passado. A subida de calçamento de pedras e a cruz no pátio em baixo completam o conjunto e formam uma belíssima paisagem.

Conta a história de que Camargos foi fundada pelo Barão Tomas Lopes de Camargos no início do século 18. Uma das moradoras atuais, a dona Silvânia (foto abaixo) conta que a cidade era grande e rica. "Possuía até cartório" disse ela. Mas com a mundança da capital do estado para Belo Horizonte a cidade ficou abandonada, chegando a morar lá apenas 3 famílias, contando com a dela própria. "Só agora que Camargos está se re-erguendo, já estão voltando a comprar as casas que estavam abandonadas". E ela agora luta para acabar de construir o sonho dela e de seu falecido marido, O Restaurante da cidade.

Enquanto o restaurante não estava pronto, tivemos o privilégio, e a sorte, de almoçar em sua casa e conhecer um pouco da usa história de simplicidade e muita luta. Com um talento e um carisma extraodinário dona Silvânia, viúva e mãe de 9 filhos hoje é cozinheira e caseira da cidade. Cuida das casas de novos moradores e até faz a faxina da Igreja. Além de cozinhar para sua grande família, o faz também para visitantes novos moradores da região.

Depois de camargos a ansiedade já estava a 1000, fomos pedalando passando rapidamente por Mariana (sem registro fotográfico :-/) para depois encararmos uma subida de 11 kms com 800 metros de desnível para chegar em Ouro Preto.

Lá em cima já pudemos ver a beleza da cidade.

O ponto final do roteiro foi o Museu da Incofidência, e não poderia ter terminado melhor: A praça se encontrava lotada, todos assistindo uma pequena orquestra que tocava "O Fortuna - Carmina Burana". Foi o Grand Finale. Sensação de dever comprido, de leveza, de certeza que alguns antigos conceitos e idéias ficaram para trás, dando lugar a novas e boas perspectivas para a vida. :-))

As demais fotos pode ser vistas em slide show clicando na figura abaixo:

O dia acabou com  64 kms rodados e 1342 metros de ascensão acumulada. Veja abaixo o trecho em GPS fizemos.

Estrada Real - Caminho dos Diamantes - Dia 6 - Catas Altas - Ouro Preto


EveryTrail - Find hiking trails in California and beyond

Para ver os dias anteriores clique no marcador "Estrada Real" abaixo.

E VAMOS PEDALANDO...

6 comentários:

J O T A disse...

Boa Capitão!!!

Parabéns à vocês três e parabéns pelo relato e fotos... ER realmente nos reserva uma surpresa a cada curva!

Abraços

Pedro Barreto disse...

Valeu Jotinha, mais uma vez! É uma grande verdade, é surpresa atrás de surpresa. Todas ótimas! :-) Abs

lilian atkinson disse...

Lindas fotos,Pedro!!! Parabéns!

Pedro Barreto disse...

Oi Lilian, obrigado, fico feliz que tenha gostado :-) Mande um alô no sumido do Anthony por mim.

silvio antônio lourenço disse...

Olá Amigos.
Temos um sítio perto de Catas Altas, num lugarejo que se chama Brumal. Estou saindo de férias e já foi de BH para lá de Bike. Fico pedalando na região por uns 5 dias e depois irei para Lavras Novas, distrito de Ouro Preto, seguindo o mesmo trajeto que vocês fizeram para terminar a viagem. Já pedalei pela estrada real muitas vezes: Bh a Diamantina via Serra do Cipó, depois por Ipoema, Morro do Pilar. Já fizemos BH a Paraty. Bh a Lavras Novas, passando por Sabará, Nova Lima, Rio Acima, Acuruí, Glaura, São Bastolomeu... e agora pretendo fazer BH/Brumal/Catas Altas/Camargos/Mariana/Ouro Preto e terminar em Lavras Novas. Gostei do relato e das fotos, o que me deu um incentivo e a saudade do cheiro da terra e claro, das comidas que encontramos pelos caminhos. Deixo meu e-mail lekodo@hotmail.com e um blog onde relato algumas dessas viagens Rolling in the Estrada Real. Abração
Silvio

Pedro Barreto disse...

Olá Silvio, obrigado pelos comentários :-) Deixei um email pra vc. Grande abraço!