1 2 3 4 5

Photo FX - Foto da Semana - No. 4

segunda-feira, 25 de julho de 2011
Há algum tempo comecei a brincar com edição de fotos e gostei tanto da brincadeira que resolvi criar esta seção no blog e compartilhar algumas delas aqui.

Estou disponibilzando em maior resolução para ser utilizado como papel de parede temático de Mountain Bike, é só clicar na foto.

Praia de Castelhanos em Ilhabela - SP

Para ver estas e outras fotos em Slideshow:
http://www.flickr.com/photos/pebarreto/sets/72157626788228846/show/

E VAMOS PEDALANDO...

Estrada Real - Caminho Velho - Ouro Preto - Sâo Bartolomeu

sexta-feira, 22 de julho de 2011
Sábado de feriado, 25 de Junho, depois de 6 dias e 370 km pedalados no Caminho dos Diamantes, resolvemos, eu e o Zwi, dar uma volta nas proximidades de Ouro Preto pra conhecer a região. Tínhamos a opção de cohecer o parque do Itacolomi ou fazer o primeiro trecho do caminho velho até a pequena e simpática cidade de São Bartolomeu. Depois de pergarmos algumas informações com o colega Emerson da Tomba Ecotur, resolvemos pela segunda opção.


Ele também nos passou as dicas e imprimiu a planilha de navegação pelo site oficial (http://www.estradareal.tur.br/).

Seguimos pedalando por um trecho de estrada, para pegarmos a saída a direita em estrada de terra batida. Uma bela subida, mas muito bem recompensada com a vista do mirante lá em cima.


De lá, saímos da estrada principal e pegamos a trilha conhecida como Trilha de Moto.

Infelizmente o single track foi bem detonado pelas motos e está 70% impedalável, e se ainda você estiver de alforge, fica tudo muito mais complicado. Não recomendo seguir por esse caminho.


Aí a cima está uma outra recompensa do percurso. Um chafariz, construído em 1792 para suprir água para os tropeiros e seus animais. Uma bela visão.

Logo depois do Chafariz a planilha indica uma trilha a direita, que começa em uma fazenda e passa por mato sem fim. Andar por ali em alguns trechos era bem difícil e ainda mais carregando a bicicleta. Pedalar então nem pensar.

Foi realmente um trecho complicado, avançávamos muito devagar, com galhos e plantas o tempo todo enganchando na bicicleta e com a dúvida constante do caminho certo. O vídeo abaixo (primeira vez que edito um ;-) mostra um pouco deste trecho.



Saindo da trilha, beeem atrasados, resolvemos pegar apenas terra batida e apertar o passo até a cidade de São Bartolomeu.



Foi uma pequena grande aventura, e chegar na cidade novamente foi um alívio! ;-)


As demais fotos pode ser vistas em slide show clicando na figura abaixo:

E também o trajeto em GPS

Estrada Real - Caminho Velho - Ouro Preto - São Bartolomeu


EveryTrail - Find the best hikes in California and beyond


E VAMO PEDALANDO...

Estrada Real - Caminho dos Diamantes - Diamantina à Ouro Preto - 6 dias

quinta-feira, 21 de julho de 2011
Estrada Real, Caminho dos Diamantes. 6 dias pedalando com os amigos Zwi e Denis entre as cidades de Diamantina e Ouro Preto em Minas Gerais. Paisagens maravilhosas, aulas de geografia, história, lições de vida de pessoas simples e humildes que precisam de muito pouco para serem feliz. Seis dias de muita risada, de superação, de momentos de introspecção e contato com Deus. E é a Ele que agradeço primeiramente pela oportunidade de poder fazer uma viagem como esta, depois aos grandes amigos Denis e Zwi, pelo companheirismo, apoio e  momentos de alegria compartilhadas.

Acabei escrevendo os relatos diários da viagem, contando as histórias e acontecimentos dia-a-dia. Os links se encontram no fim deste post, assim como links diretos para fotos e para os trajetos com altimetria gravados pelo GPS.

Antes, uma pequena seleção de fotos para mostrar um pouco do que foi nossa cicloviagem.
































Dia 1 - Diamantina - Serro: 63,4 km


Dia 2 - Serro - Conceição do Mato Dentro: 64,2 km


Dia 3 - Conceição do Mato Dentro - Itambé do Mato Dentro: 62,7 km


Dia 4 - Itambé do Mato Dentro - Cocais: 70,5 km


Dia 5 - Cocais - Catas Altas: 46,8 km


Dia 6 - Catas Altas - Ouro Preto: 64,1 km


Total 371,7 km

VEJA TAMBÉM O RELATO DO DENIS


E VAMO PEDALANDO...

Estrada Real - Caminho dos DIamantes - Dia 6 - Catas Altas - Ouro Preto

sábado, 16 de julho de 2011
Dia 23 de Junho, quinta-feira, feriadão de Corpus Christi, sexto e último dia de pedal do Caminho dos Diamantes na Estrada Real. 5 dias atrás tínhamos saído de Diamantina, pedalando por paisagens maravilhosas, conhecendo histórias e pessoas incríveis. Hoje era o último dia. A ansiedade estava alta e a vontade era chegar logo no destino final, mas ainda bem que o dia ainda nos guardava ótima surpresas.

Saímos da pousada Casa Pietá em Catas Altas, e logo no início do dia já nos deparamos com a sensacional vista do pico,que leva o nome da cidade, sendo banhado pelos primeiros raios de luz.






Pedalamos um pouquinho para entrarmos num encantador povoado chamado Morro D'Água Quente. Moradores locais falavam que no passado havia uma mina de água quente na região mas que se perdeu com o assoreamento do rio devido a mineração :-(



As rochas de minério de ferro sempre presente na região... assim como as grandes mineradoras ;-)


NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOO! ;-)


Acima a Igreja de Camargos-MG. Está foi uma das mais belas igrejas que vi na Estrada Real.  Sem muitos enfeites e com cheiro de coisa antiga, a igreja traz consigo o espírito de simplicidade e miuta paz, fazendo você viajar e voltar ao passado. A subida de calçamento de pedras e a cruz no pátio em baixo completam o conjunto e formam uma belíssima paisagem.

Conta a história de que Camargos foi fundada pelo Barão Tomas Lopes de Camargos no início do século 18. Uma das moradoras atuais, a dona Silvânia (foto abaixo) conta que a cidade era grande e rica. "Possuía até cartório" disse ela. Mas com a mundança da capital do estado para Belo Horizonte a cidade ficou abandonada, chegando a morar lá apenas 3 famílias, contando com a dela própria. "Só agora que Camargos está se re-erguendo, já estão voltando a comprar as casas que estavam abandonadas". E ela agora luta para acabar de construir o sonho dela e de seu falecido marido, O Restaurante da cidade.

Enquanto o restaurante não estava pronto, tivemos o privilégio, e a sorte, de almoçar em sua casa e conhecer um pouco da usa história de simplicidade e muita luta. Com um talento e um carisma extraodinário dona Silvânia, viúva e mãe de 9 filhos hoje é cozinheira e caseira da cidade. Cuida das casas de novos moradores e até faz a faxina da Igreja. Além de cozinhar para sua grande família, o faz também para visitantes novos moradores da região.

Depois de camargos a ansiedade já estava a 1000, fomos pedalando passando rapidamente por Mariana (sem registro fotográfico :-/) para depois encararmos uma subida de 11 kms com 800 metros de desnível para chegar em Ouro Preto.

Lá em cima já pudemos ver a beleza da cidade.

O ponto final do roteiro foi o Museu da Incofidência, e não poderia ter terminado melhor: A praça se encontrava lotada, todos assistindo uma pequena orquestra que tocava "O Fortuna - Carmina Burana". Foi o Grand Finale. Sensação de dever comprido, de leveza, de certeza que alguns antigos conceitos e idéias ficaram para trás, dando lugar a novas e boas perspectivas para a vida. :-))

As demais fotos pode ser vistas em slide show clicando na figura abaixo:

O dia acabou com  64 kms rodados e 1342 metros de ascensão acumulada. Veja abaixo o trecho em GPS fizemos.

Estrada Real - Caminho dos Diamantes - Dia 6 - Catas Altas - Ouro Preto


EveryTrail - Find hiking trails in California and beyond

Para ver os dias anteriores clique no marcador "Estrada Real" abaixo.

E VAMOS PEDALANDO...