1 2 3 4 5

Uvulopalatofaringoplastia

domingo, 19 de julho de 2009
Como vocês podem ler ao lado no "Quem sou eu" não sou médico e o que relato aqui nada mais são do que minhas experiências e opiniões pessoais.

Honestamente sempre fui uma pessoa que dei muito valor ao um bom sono, só para ilustrar, tinha amigo meu que dizia que pra eu dormir só bastava estar acordado. ;-) Não eram raros os dias em que me sentia cansado e de mal humor, porém pensava comigo: Durmo de 7 a 8 hora por dia, portanto durmo tempo suficiente; Não tenho lembrança nenhuma de acordar durante a noite, logo também estou dormindo bem.

Um fato não podia negar: eu roncava, e não era muito baixo não. Falavam que parecia uma moto-serra quando dormia ;-) , mas até aí não me incomodava muito com isso.

Foi só depois de uma conversa com um colega do trabalho que resolvi estudar um pouco mais sobre os distúrbios do sono. Decidi então procurar um Otorrino e pedi a realização de um exame do sono ou polissonografia, que é um exame no qual o paciente dorme monitorado através de eletrodos espalhados pela cabeça, face, tronco e pernas, com intuito de avaliar a qualidade do seu sono e identificar possíveis distúrbios.

Então lá fui eu em um otorrino, fiz o exame e o resultado foi: Apnéia do sono de grau leve e alta intensidade do ronco. Retornei ao médico com o exame e ele me indicou a tal cirurgia: Uvulopalatofaringoplastia. Bom, procurei um segundo especialista e a indicação para cirurgia veio novamente.

Como é a cirurgia?

O procedimento cirúrgico é bem simples e segundo meu médico não dura mais que 1 hora. Está bem descrito abaixo:

"Uvulopalatofaringoplastia: É indicada para abrir a via aérea por trás do palato. Se as amígdalas estão presentes, estas são removidas, e o tecido palatino retumbante é também removido e a incisão é fechada com sutura. O procedimento é realizado sob anestesia geral, com internação hospitalar de um ou dois dias."

Pós cirúrgico

Essa é a pior parte do processo, tive que ficar 12 dias de molho em casa.

Nos dois primeiros dia, não senti muita dor e fiquei a base de sorvete e suco. A partir do terceiro dia a dor começou a incomodar, principalmente na parte da noite. A explicação me dada foi que nesta fase a região operada começa a inchar e fazer pressão contra os pontos.

Comer algo sólido mesmo só lá para o sexto dia, mesmo assim tinha que ser bem devagar.

Com 12 dias já me sentia disposto e voltei a trabalhar, mas pra não sentir mais os efeitos da cirurgia demorou uns 30 dias.

Resultados

Já recebi a informação que o ronco foi praticamente eliminado. Mas o ganho maior é em qualidade de vida, pois hoje acordo com bem mais facilidade e me sinto bem mais disposto durante o dia. Inclusive meu desempenho em atividades físicas também melhorou significativamente.

Conclusão

Se você sente que dorme mal, ou fica frequentemente cansado durante o dia procure um médico. Todo os exames e procedimentos são pagos pelo plano de saúde então se você possui um, não custa nada fazer pelo menos a polissonografia.

Se a indicação for cirurgia, busque uma segunda opinião, pois existem, para casos específicos, alternativas para o problema (veja abaixo).

O ponto negativo mais forte na minha opnião é que às vezes é necessário remover as amígadalas, que são órgãos de defesa do organismo.

Por fim, apesar do pós cirúrgico complicado, faria tudo novamente se fosse necessário porque os resultados valem muito a pena.


Alternativas a cirurgia

Como já comentei anteriormente a necessidade da cirurgia depende de cada caso, e existem várias alternativas para o problema. Segue algumas mais utilizadas. Discuta-as com seu médico:





  • Aparelhos CPAP´s (Pressão Positiva Contínua nas vias Aéreas)
  • Redução de peso

281 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   1 – 200 de 281   Recentes›   Mais recentes»
Marcio disse...

Pedro, boa tarde!

Muito interessante o seu depoimento. Estou com uma cirurgia marcada para 27/08/09. Gostaria de saber se após a sua cirurgia você teve algum problema como refluxo, diferença na voz, etc.

Abraço

Márcio

Pedro Barreto disse...

Respondendo o comentário do Marcio:
Não tive problemas com refluxo ou diferenças na voz. A única dificuldade que ficou foi de beber muito rápido e em goladas grandes. Tirando isto não ficou sequelas, e em cerca de 30 dias já estava 100% de novo. Porém tem um colega meu que fez a cirurgia e estava reclamando destes dois pontos que você levantou. Vou checar com ele se já passou e quanto tempo durou. Abs. Pedro

Marcio disse...

Pedro,

Fico então no aguardo de seu retorno. Obrigado pelas informações.

Abraço

Marcio disse...

Pedro,

Fico então no aguardo de seu retorno. Obrigado pelas informações.

Abraço

Pedro Barreto disse...

Marcio, conversei hoje com meu colega e ele me esclareceu. Não teve problemas com refluxo, e sim com líquido subindo para o nariz quando bebia muito rápido. Este primeiro ponto durou mais ou menos 1,5 meses após cirugria. A voz analasada também foi um problema maior pra ele, que o incomodou por cerca de 4 meses, sendo bem forte no primeiro mês e diminuindo gradativamente até voltar ao normal. Se quiser mais informação me mande deixe seu email. Abs e boa sorte na cirugia.

Marcio disse...

Pedro

Obrigado pelo retorno. Ainda não fiz a cirurgia. Estava programada para 27/08, mas devido a um imprevisto, a mesma foi remarcada para o dia 10/09.
Tive um amigo que fez agora no ultimo dia 04/09. Ele me disse que está sofrendo muito, com as as dores na garganta, mas que está melhorando aos poucos.
Novamente gostaria de agradecer as informações.
Forte abraço.

Anônimo disse...

Pedro, boa noite!

Procurando informações sobre a uvulopalatofaringoplastia na net cheguei a seu blogger. Fato é que fiz recentemente esta cirurgia, já estou indo pro quarto dia. E não consigo comer absolutamente nada, dói muito. Vc conseguia se alimentar ja na primeira semana depois de operado? Utilizou-se de algum anestésico. Estou muito preocupado, pois tem sido torturante até mesmo beber água!

Grato,

André Silva

Pedro Barreto disse...

Olá André,

No primeiro 2 primeiros dias foi só sorvete e suco. Depois já comecei a passar para coisas mais cremosas como papas, sopas e cremes. O Médico me receitou 3 remédios, um antibiótico, um analgésico e um anti-inflamatório. Tomei os 3 por 10 dias. Lembro que a noite era muito mais difícil de comer e tentava me alimentar bem durante o dia, mas sempre era incômodo. Pelo tempo que você está sem se alimentar sugiro procurar um médico para ver se há algo errado. Se precisar de mais info é só pedir. Abs e melhoras.

Pedro.

Carlos Eduardo disse...

Pessoal, fiz a cirugia em novembro/2009.
Fico sempre com um pigarro incomodo na garganta.
Acontece com alguém?

Pedro Barreto disse...

Olá Carlos,

Eu não tive esse problema e também não ouvi niguém reclamar disso, mas acredito se está realmente te incomodando é bom procurar um médico. Precisando só perguntar. Abs e boa sorte. Pedro

Julio Gusmão disse...

Boa Tarde.
Pedro,

Procurando sobre a cirurgia de redução do palato, achei este Blog. Fiz a cirurgia em 15/01/2010 e hoje 29/01/2010 já estou me sentindo bem, conseguindo comer e beber sem problemas, porém sinto como se algo encostasse na garganta. Com você tambem foi asim?

Grato.
Julio Gusmão

Pedro Barreto disse...

Olá Julio, primeiro me desculpe pela demora na resposta, pois estou com problemas na internet em casa.

Entao, tive sim sensacoes parecidas com estas. Nao so eu, como um colega meu tambem. No meu caso demorou uns 30 dias para nao sentir mais efeitos colaterais da cirurgia. No caso do meu colega demorou mais, algo em torno de 90 dias. A explicacao me dada è que a musculatura da boca precisa de um tempo pra se adaptar aos novos formatos. Espere mais um pouco e caso o problema persistir sugiro que procure seu medico. Melhoras. Pedro.

Igor Azevedo disse...

Olá, fiz esta cirurgia com desvio de septo e mais a queima de catuchos no dia 01/02/2010 ou seja estou com 4 dias de operado e digo uma coisa, as dores na garganta são horríveis. Meu maior problema até agora foi com o sono, so consegui dormir de ontem para hoje num intervalo de 3hrs seguidas, isso aconteceu com voces também? So hoje estou falando melhor, mas ainda dói falar, estou a base de remédio o dia todo.

Abraço a todos.

Julio Gusmão disse...

Caro Igor.
Fiz Septoplastia e Uvulopalatolaringoplastia em 15/01/2010.A partir do 4º dia até o 10º dia de cirurgia, senti dores no palato,porem so quando tentava ingerir qualquer coisa, inclusive para beber liquidos doia muito. Comecei melhorar quando passei a tomar sorvete, o que antes da cirurgia era impossivel, pois sofria da chamada dor do sorvete. Mas tenha paciência, cada dia que passa é um menos para doer. Em seguida as dores ficarão apenas na lembrança.
Abraço.
Julio Gusmão

Dany disse...

Olá! Procurando pelo pós cirurgico cheguei até este blog. Eu fiz a cirurgia no dia 05/02/2010 também retirei as amigdalas. As dores tem sido terríveis, dó muito próximo aos pontos, hoje mesmo ainda não consegui me alimentar, até com água dói. Com vc também foi assim? Obrigada desde já!

Unknown disse...

Olha, depois 14 dias eu ja me alimento normalmente, mas como muito mais devagar do que antes. A unica coisa que ainda incomoda é o fato dos pontos na garganta, sinto como se tivesse algo engasgado. Até agora continuo roncando um pouco menos, acredito que seja por conta da garganta que ainda nao esta totalmente sarada.

Saude.

rkassias disse...

Oi Pedro
Tudo bem com vc?
Meu filho fêz esta cirurgia em novembro de 2009. Foi tudo super bem, só que nos ultimos dias percebo ronco novamente, vc sabe de algo a respeito.
Agradeço e um forte abraço!

Pedro Barreto disse...

Ola rkassias, tudo bom?
Olha antes da cirurgia roncava bastante, mas diminuiu significativamente após. Acabei de perguntar pra minha namorada e ela disse que ronco muito pouco, dependendo da posição que durmo. Seu filho fez só a uvulopalato ou fez intervenção no nariz também? Se no caso dele a cirurgia não deu o resultado esperado sugiro procurar novamente o médico. Abs e fico a disposição para ajudar.

Sônia Tenório disse...

Olá Pedro,
Como vai? Efetuei as cirurgias de "uvulopalatofaringoplastia"","septoplastia" e "Turbectomia Bilateral",Ufa,quantas dores no pós operatório!!! Mas já estou no quarto dia de operada,e as dores já diminuíram gradativamente.O incômodo no momento, é no palato e garganta,como também, um intupimento nasal.Mas estou ciente que faz parte do quadro.Para quem fez 3 incisões,acho até que estou bem demais.
Abraços
Sônia.

Unknown disse...

Caros Senhores
Acabei de fazer a cirurgia, no meu caso foi so no palato, ja faz oito dias e agora que estou começando a comer um pouco melhor. O lado bom que emagreci seis quilos. Nos primeiros seis dias pensava dez vezes entre dar uma garfada e doer pacas ou ficar com fome. O ronco acabou mas a apneia continua. A apneia nao deveria acabar junto com o ronco? Abs

Julio Gusmão disse...

Senhores(as).

Após 02 meses da Uvulopalatolaringoplastia, sinto algo diferente nas fossas nasais e base da lingua, como se tivesse um corpo estranho no local. Pergunto a quem fez a cirurgia a mais tempo: Também foi assim? Voltou ao normal?

Grato.
Julio

Pedro Barreto disse...

Ola Paulo, não tenho conhecimento pra poder te ajudar, e niguém também até agora relatou esse problema. Mas Procure seu médico, e traga seu relato. Quanto mais experiências aqui melhor. Abs e melhoras. Pedro

Pedro Barreto disse...

Julio Gusmão, um outro colega meu que fez a cirurgia reclamava de sensações parecidas e ele falou que ia diminuindo com o tempo. No caso dele, só falou que ficou nos 100% novamente com aproximadamente 5 meses. Mas como sempre recomendo que procure seu médico para se certificar. Abs. Pedro

Pedro Barreto disse...

Um video interessante sobre o assunto: http://www.youtube.com/watch?v=OiaB6neDIwU

Unknown disse...

Gostaria de saber se vc teve problemas para dormir a partir do 3 dia da cirurgia? Minha garganta realmente fica inchada e quando vou deitar a noite parece que fico sem ar, fecha o ar pela garganta, so consigo dormir sentado.

Um abraço

Leandro

Pedro Barreto disse...

Olá Leandro, olha tive dificuldade de dormir sim. O Médico falou que a partir de uns 3 dias é que a região começa a inflamar e fazer pressão nos pontos e que o corpo possui um anti-inflamatório natural que só age durante o dia e a noite é normal que inche. Lembro de não conseguir comer nada durante a noite (as vezes até beber água era um sacrifício) mas durante o dia era realmente mas tranquilo. Abs e melhoras.

Zepafonso disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Zepafonso disse...

Olá Pedro, gostaria de falar sobre seu grande trabalho trazendo esse assunto em seu blog q acaba trazendo um certo conforto pra quem acabou de fazer este tipo de cirurgia e que alguns dos poucos relatos aqui foram reconfortantes pra mim pois achava que estava sentindo dores incomuns demais.
No dia 31/03/2010 fiz as cirurgias de "uvulopalatofaringoplastia, amigdalectomia das palatinas, sinusotomia, Turbinectomia e Uma septoplastia. ufa !!! rs" e agora no 8 dia de pos operatório comigo ocorre exatamente o que todos disseram aqui, apos o operatorio senti grandes dores na garganta e 1 dia depois sentia dores nos pontos da garganta de atrapalhavam bastante na deglutição e a partir do 3 dia passei a sentir um certo inchaço na Uvula que esconstava nos pontos da garganta trazendo grande desconforto.
O que acontece muito tbm é que durante a noite ocorrem inchaços na regiao e que na verdade acaba se tornando o pior horario para se alimentar e até pra beber agua e dormir "confesso que por 2 ou 3 dias foi dificil dormir em posiçao normal, tive de dormir sentado e respirando pela boca" com isso agente acaba ficando com a boca seca, por isso recomendo o uso de manteiga de cacau caso nao consiga dormir respirando normalmente.
Ontem estive falando com meu médico que disse que dentro de mais 5 dias as dores e inchaço da garganta logo passariam e digo tbm q mesmo com pouca dificuldade pra dormir ja sinto uma grande diferença no meu sono pois tinha uma nivel de desvio de septo muito alto e que com poucas horas de sono ja me sinto muito mais disposto do que antes.
A indicaçao adequada de alimentaçao até agora pelo menos pra mim foram potes e mais potes de sorvete e tambem aquelas sopas prontas que consegui comer sem dificuldades até agora, o unico problema de se alimentar so de liquidos nos primeiros dias é que tive diarréia por varias vezes e com isso acabei ficando um pouco desidratado e perdi um pouco de peso tbm, mais ai é de menos rsrs
desde ja agradeço pelo grande trabalho aqui feito por vc.
daqui a alguns dias eu retorno pra dizer se senti mais alguma dor ou melhora rsrs

Um Abraço e boa melhora pra Todos !!!

Pedro Barreto disse...

Olá Zepafonso, agradeço duplamente. Primeiro pelo seu relato e depois pelos elogios. Decidi fazer esse relato pois antes e depois da cirurgia pesquisei basntate sobre o assunto e achei algumas informações tecnicas, mas muito pouco sobre a experiência da cirurgia. Para falar a verdade não esperava tanto ibope! ;-) E fico muito feliz de ver pessoas tirando suas dúvidas e, como você mesmo disse, ficando mais confortáveis em relação aos sintomas.

Hoje mesmo fiz o que faltava para resolver o problema do sono: A septoplastia (correção do desvio de septo) e a turbinectomia (redução da carne esponjosa no nariz).

Lá no passado o médico decidiu fazer garganta e nariz em duas etapas (pois como você mesmo disse Zepafonso, fazer as duas de vez força a respiração pela boca no momento que ela está também prejudicada) e só tomei coragem agora!

A parte do nariz está sendo pra mim muito mais tranquila, está doendo muito pouco e sangrando quase nada. Segunda já pretendo voltar normalmente ao trabalho.

IMPORTANTE:
Acho que vale como informação importante para todos: Para fazer a cirurgia de hoje decidi ir atrás de um médico que utiliza equipamento com microcâmera, tornando os cortes muito mais precisos e a cirurgia muito mais limpa. Por consequência os danos são reduzidos e a recuperação bem mais rápida. Estou muito feliz com o resultado até agora.

Zepafonso, desejo rápidas melhoras e bons resultados com seu sono. Abraços. Pedro

Unknown disse...

Olá Pedro, parabéns pelo blog !

Procurei muito na net um site para tirar minhas dúvidas sobre a cirurgia de Uvulopalatofaringoplastia, e só encontrei o seu.

Já li e re-li seu blog umas 3vezes e para falar a verdade; deu mais confiança para "ir para a cirurgia". rsrs.

Bom a minha cirurgia está marcada agora dia 21/05/2010 e espero ter o sucesso de vocês.

Após retorno com as experiências que vou passar.

[]s;
Rogério.

Pedro Barreto disse...

Rogério, primeio lugar obrigado pelos elogios, e se a minha experiência e as demais relatadas aqui te deram coragem fico muito feliz e espero que a você tenha o resultado que você espera com a cirurgia. Boa sorte no dia 25 e ótima recuperação ;) Não esqueça de deixar seu depoimento depois. Abraços. Pedro.

Unknown disse...

Ola! estava vendo seu blog já tbm terei que fazer a tal cirurgia. porém tem um pouco de medo (nunca fiz nenhuma ainda)e caso sinta muita dor o remédio e injetavel? pois comprimidos deve ficar dificil tomalos.Eu pratico natação e noto que tenho pouca resistência será que a cirurgia irá me ajudar nisso tbm?? meu maior problema é o ronco já que minha apnéia e leve mas incomodo muito minha esposa chego até a durmir no sofá várias veses espqero que apos a cirugia esse problema de ronco acabe.

Pedro Barreto disse...

Olá Valmir, é normal sim sentir alguma dor no pós operatório mas não acho que seja dificuldade tomar comprimidos não. Pelo menos ninguém relatoue este problema. Em relação à natação eu acredito que você possa sim melhorar seu rendimento, pois para mim melhorou. Na verdade senti que a melhoria na qualidade do sono junto com uma melhor capacidade de respiração me ajudou em muitas coisas e uma delas foi nos esportes. Em em relação ao ronco, pelo menos para mim resolveu muito. Pois tinha ronco de alta intensidade hehehe. Mesmo com esse pós operatório chato, para mim valeu muito apena e acredito que para vc também vai ser bom. Procure um Otorrino e tire todas as suas dúvidas e lembre que existe esta outra técnica que age na musculatura da região para prevenir o ronco (técnica da INCOR, veja o link no blog)

BEN-HUR disse...

Boa tarde!!! Fiz dia 20/05 um pacote de cirurgias,uvulopalato,cepto,turbinectomia e amigdalas. hoje é dia 24 estou com dificuldades para dormir,estou salivando muito e chego por vezes à engasgar quando tento dormir, ocorre tbm a obstrução da passagem de ar e tenho apnéias.Estou tomando Tilex30mg para dor de 8/8, Prelone e Amoxil.Hoje vou tentar dormir com o CPAP até que tudo esteja mais regular.

Pedro Barreto disse...

É Ben-Hur, lembro que 4 dias depois da cirurgia a região estava bem inchada e também tinha dificuldade de engolir saliva. O fato de não ter operado o nariz junto ajudou bastante neste sentido pois não precisava respirar pela boca. Desejo boa sorte na recuperação e não esqueça de voltar aqui para falar como foi. Um grande abraço.

BEN-HUR disse...

Boa tarde!!! Hoje é dia 28/05, já suspendi os remédios, ficou apenas Amoxilina, Tilex e Prelone o médico suspendeu. ontem já consegui comer arroz/feija,pure de batatas e carne desfiada, tudo sem sal e bem cozido para ficar quase uma papa. Deve ser consumido temperatura ambiente.Com o CPAP regulado e a mascara oronasal consegui dormir legal. Mais uma semana e será retirado os sprinklers nasais. Devemos lembrar de lavar o máximo o nariz, disso dependerá a cicatrização rápida e segura, esta lavagem é com soro fisiologico. Abraço.

Unknown disse...

Boa Noite Pedro,

Fiz a cirurgia do Septo, Turbinectomia e Ovulopalato juntas no dia 26/05 Quarta-Feira, até o dia 30/05 para 31/05 estava achando tudo o máximo, pois tirando algumas poucas dores e um pouco de sangramento estava tudo indo bem tranquilo, as dores eram bem suportáveis, porém ledo engano sobre essa recuperação, a dor no dia 31/05 começou no periodo da madrugada quando levantei com terríveis dores e tomei um Spidufen600, voltei a dormir para tentar esquecer essas dores mas próximo do meio dia acordei um pouco engasgado e ao cuspir vi uma bola de sangue sair da minha garganta, estava com a lingua e a boca preta de sangue e sentia muitas dores, esse foi o pior dia (5° dia da cirurgia, meu médico havia comentado que aí começariam as dores reais), mas as dores continuaram quase q insuportáveis pelos próximos dois dias. Nessa fase os rempedios parecem não fazer efeito algum, e a noite as dores são bem piores mesmo, sendo que parecem se estender para os ouvidos. Quase não consegui dormir nesses dias acordando a cada duas ou tres horas de sono. Estou no 8° dia e após dois dias de jejum quase que completo consegui comer um pouco (apenas arroz bem cozido) pois ainda sinto dores que aparecem do nada, os remédios fazem mais diferença agora e o spidufen foi o que me auxiliou nas crises. Estou tomando ainda Nimesulid e Lisador. Bom, ainda me falta a cirurgia de Amigdalas, gostaria de saber qual pós-operatório você achou mais dificil e quais as dicas para esse pós operatório?! Confesso que estou pensando em não fazer agora pois ainda estou cansado das dores dessa cirurgia.

Pedro Barreto disse...

Olá Rafael,

Acredito que agora você já esteja melhor.

Venho percebendo pelos relatos daqui que a recuperação fica pior quando se meche no nariz e na garganta ao mesmo tempo.

No meu caso a o médico tomou estratégia de fazer separado a cirurgia da garganta da do nariz. Assim primeiro fiz a uvulopalato e alguns meses depois a turbinectomia e septoplastia. Desse modo a recuperação da nas duas cirurgias foram relativamente tranquilas.

Porém acredito que após recuperado somente a cirurgia das Amigdalas seja bem mais tranquila. Então sugiro que você espere um bom tempo para que a recuperação seja completa e depois procure o médico para última cirurgia.

Desejo rápidas melhoras e volte aqui para relatar os resultados.

Abraços.

Renato disse...

Olá. Fiz a cirurgia há cerca de um ano e meio.
De inicio as dores foram muito fortes realmente... é um momento bom pra emagracer pois vc não se empolga muito pra comer...
Logo de cara parei de roncar e a apnéia sumiu, realmente comecei a dormir bem melhor. Porem com o tempo, não sei se o palato acaba acaba relaxando, e com isso hoje em dia, ronco na mesma intensidade de antes da cirurgia...
A apnéia, segundo minha noiva, de vez em quando tbem tenho, porem ainda tenho sono melhor do que antes...
Não sei se recomendaria essa cirurgia. Apesar de perder a úvula não tive nenhuma outra sequela, minha voz, deglutição etc.. nada mudou... Mas creio que dependendo do medico pode ter algumas sequelas...
Essa cirurgia não é milagrosa, PODE funcionar pra vc, mas nada é garantido, por isso recomendo tentar outras alternativas primeiro, como o CPAP.
Emagrecer tbem é altamente recomendado! :) Abraço!

Anônimo disse...

Ola Pedro, parabéns pelo seu blog.

Bom, temos coisas em comum pois além de sermos engenheiros e em Campinas.
Eu tambem fiz a cirurgia aqui relatadas no dia 12/07/2010.
E elas foram :

30205247 - Uvulopalatofaringoplastia (qualquer tecnica local)
30501369 - Septoplastia cartilaginosa (qualquer tecnica)
30501458 - Turbinectomia ou turbinoplastia - unilateral (nos 2 lados)
30205050 - Amigdalectomia das palatinas

Eu procurei 2 otorrino. Um deles me deu segurança usando cameras pra ver dentro do meu nariz, porem me cobrava (talvez ilegal, por fora) alem do plano saude bradesco 300,00 por instrumentos cirurgicos + 90,00 instrumentadora.
O segundo especialista não ia me cobrar nada além do convenio porem achei bem simples a consulta dele, me deu medo.

Bom, por fim acabei sentindo mais a vontade de fazer com o primeiro otorrino. Talvez por medo, eu nunca tinha entrado num hospital em toda minha vida, exceto no dia do nascimento.
Hoje estou no 6o dia de cirurgia e no 4o dia eu ja tinha voltado ao trabalho (dentro do escritorio).

O especialista me receitou 5 medicamentos: Antibiotico (Amoxil), antiinframatorio (Provenid), dor (Lisador), desentupidor de nariz (sorine) e cicatrizador (fibrase).

Estou ainda com muitas dores, como ja houve relatos aqui, as noites pra mim estão sendo tambem bastante ruins.. ontem tive 2 principio nortuno de engasgo (saliva) e acordei no desespero e sem ar. Já estou no 3o frasco do medicamento lisador.

Até hoje só tenho me passado com muito sucos todos os dias, 1 sopa(somente no 2 dia), 1 gelatina(uma vez), água gelada e por 3 vezes tomei copos pequenos de sorvete.

Apesar das dores, ja me sinto um pouco melhor, sinto q estou respirando melhor. O estanho pelos comentarios acima baseado nos tipos de procedimentos, olhando no espelho agora e comparando com as fotos q tirei 1 dia antes da cirurgia, minha uvula (campainha) sumiu ! Pelo menos naum a vejo mais.

Bom, hoje estou reparando tb q emagreci e apesar de naum ter fome vou tentar igerir algo alem de sucos.

Abs

Junior
campinas.sp@live.com

Pedro Barreto disse...

Olá Júnior, primeiramente obrigado pelos elogios e pelo seu relato.

Você sendo de Campinas, deve ter feito com o mesmo otorrino que eu, pois lembro dele ter me cobrado estes valores. ;)

Pelo que li me parece que sua recuperação está bem rápida, que bom!

E em relação à úvula, a minha foi arrancada, pois acredito que faça parte da UvuloPALATOfaringoplastia, e até hoje não senti falta.

Melhoras.

Pedro

Márcio Lopes disse...

Pedro

Sei que ja recebeu bastante elogios, mas saiba que estava procurando na net para saber se eu estava normal e por todos os relatos que vi, vi que todas as minhas dores sintomas são normais. a unica coisa louca foi que eu fiz todos os procedimentos de uma unica vez, o que vem dificultando bastante a recuperação.

O que mais me incomoda e hoje estou no 7º dia da operação é a noite que não consigo dormir por mais de 2 horas seguidas, pois ressaca demais a boca, meu nariz ainda esta tampado e acordo com uma forte dor nos ouvidos, que me deixam muito incomodado.

Não aguento mais comer gelatina e danones a sopa fria não consegui de jeito nenhum, parece que esta cortando tudo quando desde o liquido pastoso pela garganta.

Amanhã tenho retorno com o médico e vou relatar para ele estas dores, mas pelos depoimentos no seu blog, ja da para saber que é normal.

Mas parabens por esse serviço de informações para todos.

Anônimo disse...

ola! quero apenas dizer que fiz minhas cirurgia dia 13/07/2010 e como era previsto muita dor, mas o pior e que com 21 dias depois tive Hemorragia e novamente voltei ao Hospital onde colocaram aquele tampão chato em uma narina,fiquei por mais (3) dias e tirei o tampão mas a noite deu nova hemorragia e fiz o processo cirurgico novamente agora estou com 17 dias depois da ultima intervessão espero que não seja mais preciso mexer, pois estou afastado do trabalho a mais de mês. Mas não quero que Ninguém fique com medo pois foi apenas um caso entre vários de susseço então aproveitem e façam logo pois quanto mais velhos forem mais demorado é a liberdade de respirar em paz.

Pedro Barreto disse...

Márcio Lopes, obrigado pelos seu relato e elogios. O que relamente acalma nossas ansiedades antes e depois desse tipo de cirurgia é saber que outros passaram por isso e tiveram os mesmos problemas. Fico feliz que muitas pessoas puderam encontrar aqui um local para compartilhar experiências. Melhoras e abraços.

Pedro Barreto disse...

Em resposta ao Anônimo: No meu caso fiz as cirurgias separadas (nariz e garganta) e acho que ajudou muito na recuperação rápida. E no caso do Nariz o otorrino ainda fez o procedimento com apoio de micro câmera, de modo que não foi necessário utilizar o famoso "tampão". Melhoras pra vc. Abs.

VALMIR PAIM disse...

NA VERDADE EU COMENTEI COMO ANÔNIMO.SOU VALMIR PAIM E TAMBÉM FIZ A CIRURGIA COM MICRO CÂMERO (VIDEO) MAS MESMO ASSIM DEU COMPLICAÇÕES, DIZ MINHA MÉDICA QUE TIVE UM QUADRO DE SINUSITE EM QUANTO ESTAVA EM RECUPERAÇÃO DÁI TINHA TOSSE E EXPIRROS QUE CONTRIBUIRAM PARA O SAGRAMENTO, MAS O PIOR JÁ PASSOU E ME SINTO MUITO MELHOR AGORA GRAÇAS A DEUS

Anônimo disse...

Me Chamo Rodrigo 37 anos, 1.80m de altura e cheguei a pesar 100kg, e comecei a roncar mto. Ja perdi 11kg com dienta e ja to quase no meu peso normal. Fato que estou com a uvula hipertorfiada e fico com a sensação de estar com algo na garganta pois ela encosta na lingua. Acho que só a cirurgia resolve. Amigos sou do RJ, pelo amor de deus alguem me indique um medico no Rio de Janeiro que faça essa cirurgia ? Meu email : raiderbrasil@hotmail.com

Danilo Dias disse...

Pedro, boa tarde. Os relatos do blog sao otimos e inspiradores, ateh para quem nao tem costume de postar comentarios como eu.

Fui diagnosticado em Maio com pericardite (inflamacao no coracao com sintomas de infarto). Esta inflamacao teve inicio com uma simples amidalite. Em resumo o cardiologista e o otorrino recomendaram a retirada das amidalas uma vez que a amidalite era cronica nos ultimos 18 meses. Apos o tratamento da pericardite, tomei coragem (ja era hora) e fiz a polissonografia e a tomografia da face para avaliar uma possivel retirada das amidalas.
Apos os exames e consulta aos medicos decidi realizar a uvulopalatofaringoplastia, septoplastia, turbinectomia bilateral e amigdalatomia... isso mesmo, tudo ao mesmo tempo.
A cirurgia foi realizada dia 25/09 (sabado) e hoje 28/09 (4o dia) estou sofrendo como previsto, dores na garganta desde o 1o dia, ingerindo apenas liquidos (sorvete e gelatina), as dores nas narinas comecaram hoje, dificuldade de dormir por mais de 2 horas seguidas durante a noite, alem de dores nos ouvidos sempre que o anti-inflamatorio e o analgesico estao terminando o efeito. Estou salivando muito e com dificuldade de engolir.
Me identifiquei com o relato do BEN-HUR e espero postar novidades mais animadoras nos proximos dias.
Obrigado a todos pelos relatos... ajudaram muito o inicio do dia de hoje.

Pedro Barreto disse...

Danilo, mais uma vez obrigado pelos elogios. Minha felicidade é saber que algumas pessoas encontram nestes relatos algo que os acalme diante da ansiedade pré-cirúrgica ou das dores da pós cirurgia, pois sabemos que não é nada fácil. Te desejo rápidas melhoras. Um grande abraço.

Sérgio T. disse...

Meu médico disse que doia, o anestesista também, meu amigo que fez disse que doia demais. Cara, essa cirurgia certamente decorre de alguma das técnicas milenares de tortura. Digo isso não só por meu médico ser oriental, mais porque ultrapassa todos os limites suportáveis de dores. Se não, pode ter certeza que algum nazista sem remorso fez a primeira.

Shirley & Wander disse...

Prezados Boa Tarde !

No último sábado dia 16/10/10 meu esposo Wander fez 3 cirurgias (desvio de septo, retirou as amidalas, e cortou um pedaço da vulva "campainha"). Ele teve alta na noite do mesmo dia, mas sangrou muito pelo nariz nesta 1ª noite.
Ontem a tardezinha ele começou a tossir e espirrou, com isto começou a sentir muita dor na garganta e nem conseguiu comer a sopa na janta, está somente no sorvete e yogurt.
Ele está tomando 4 medicamentos e como a dor aumentou muito durante a noite, ligamos para a médica e ela receitou Predsin para auxiliar nesta dor.
Sabem me informar se é normal esta dor forte na garganha hoje (após 48 horas da cirurgia) ?

Èlida disse...

Boa tarde Pedro.
Estive procurando algo que me viesse exclarecer com relação a este tipo de cirurgia aí encontrei seu blog que muito me ajudou. Parabéns por essa ótima iniciativa!
Bem, minha cirurgia foi no último dia 16.Fiz a uvulopalatoplastia ea do septo juntas e tudo que li aqui realmente tem acontecido comigo.
Hoje voltei ao consultório para revisão e tirar o dreno do naríz, doeu muito, mas já estou me sentindo bem porque não me lembro de ter respirado tão bem em algum momento da minha vida! Com relacão a recuperação da uvulopalatoplastia, realmente é muito dolorida,meu médico passou alguns medicamentos mais forte p dor e tbm antibiótico, mas o que estava me incomodando muito éra a questão da mutilação da "úvula",se traria alguma seqüela,mas depois de ler o seu relato, fiquei mais tranqüila.A outra coisa q está me incomodando demais é a questão do mau hálito devido a placa de proteção natural produzida pelo nosso organismo, apesar da orientação do médico de estar fazendo gagarejo 3x com uma solução indicada por ele, n tem resolvido muito...
Fiquei bem mais tranqüila em conhecer sua experiencia e de outros que tbm compartilharam aqui.
Neste momento n estou sentindo muita dor, graças a Deus, acho que o medicamento mais forte está fazendo efeito rs rs.
Obrigada pela ajuda.

Anônimo disse...

de boa, depois do relato de voces, estou, morrendo de medo de operar hshshshs. mas a sufocação noturna me dará forças.
é isso aí, o que não nos mata nos deixa mais forte!!!!!

Souza disse...

Olá Pedro, já tinha entrado em seu blog para pesquizar sobre esta tecnica, pois ia passar por esta cirurgia. Rapaz...hj 3 de novembro acabo de chegar do hospital e caramba, as dores já neste 1 dia são quase que insuportaveis, porem o que me incomoda muito é o nariz que fica entupido o tempo todo e isso me da um desconforto enorme. Tbm a boca fica cheia de agua por conta do medo de engilir que dá.To aqui "sofrendo" mas com esperança que meu ronco realmente acabe de vez.Forte abraço!

Anônimo disse...

Boa tarde Pedro,

Vou marcar a data da minha cirurgia para semana q vem e gostaria de saber se você teve ou sabe de alguém que teve problemas de hemorragia?

Anônimo disse...

Fiz a minha uvulopalatofaringoplastia dia 05/11 e estou de molho desde então. Dores muitos fortes só a base de dipirona. Hoje é o terceiro dia tenho conseguido me alimentar com suco,sorvete,pure de batata, vitamina. Espero que os beneficios compensem o sofrimento mas estamos ai firme.

Anônimo disse...

Pessoal não façam a cirurgia do nariz e Uvulopalatofaringoplastia de uma vez só é muita coisa pra se recuperar. Fiz pelo meu plano de saude e fiz questão de fazer primeiro a do nariz (septo e cornetos) e agora fiz a da garganta. Ninguem pode te obrigar a fazer tudo de uma vez só.

Anônimo disse...

Meu nome é Roberto,
fiz no dia 29/11/2010 a cirurgia de amigdaletomia e uvulopalatofaringoplastia estou tomando analgesico e antinflamatorios,sinto muita dor, a noite quase não consigo dormir com dores mais fortes que durante o dia, muito sofrimento. espero que vala a pena. Gostaria de saber a partir de que dia vai diminuir as dores noturnas?

Pedro Barreto disse...

Roberto, olha cada caso é um caso. No meu foram uns 5 dias de dores mais fortes a noite, depois disso foi diminuindo. Te desejo melhoras e que vc consiga um ótimo resultado. Abs

Anônimo disse...

Caros, boa noite;

Pedro, primeiramente parabéns pela iniciativa do Blog e também pela escolha da profissão, tb sou engenheiro, só que no meu caso sou eletricista.
Meu nome é Jesus e eu fiz a minha cirurgia no dia 08/12/2010, e olha, encenei bastante pra fazê-la. Nunca havia passado por nenhum procedimento cirurgico, O medo que a gente sente é anormal.

Eu fiz a uvulopalato, fiz a correção de septo e tb fiz a turbinectomia unilateral.

Com relação as intervenções no nariz, os níveis que eu tinha acredito que eram baixos, pois respiro relativamente bem depois do procedimento cirurgico, e meu médico me dispensou de realizar todos aqueles procedimentos pós-operatórios.
Agora estou com 04 dias pós operado, e a dor na garganta próxima a região dos pontos é realmente muito grande. Dói pra cacete!!! O pior é a fome que vc fica, porém o medo de comer e doer é maior, e vc faz dieta na maaarrrraaaa!!!! Como é difícil ver o resto da família comendo e vc não conseguindo nem tomar água direito!!!
Agora uma coisa não vi ninguém comentar, os pontos é necessário ir ao médico para retirá-los ou deixa como está???
Porque no meu caso quando eu abro a boca pra ver o "estrago" eu vejo os cordõezinhos lá próximo do sininho da goela!!! Dá um desespero ver aquilo!!! Mas no mais é isso ai, boa recuperação a todos.

Unknown disse...

Olá!!; Pedro gostaria de saber se vc antes da cirurgia tinha apnéia do sono,e acordava com dores de cabeça de manhã!!

Fabiano Baião disse...

Olá pessoal,
Estou no meu quarto dia de pos operatório de uvulopalatofaringoplastia, septoplastia, turbinectomia e sinusotomia. Foram colocadas em mim umas plaquinhas de silicone chamadas splints que em tese deveriam auxiliar na respiração durante a recuperação. Em um dos lados esse tal de splint não está funcionando adequadamente. Gostaria de saber se isso aconteceu com algum dos leitores ou mesmo com o próprio Pedro. Tô com medo de ter dado a tal da sinéquia (aderencia dentro da napa).
Abraços pessoal

Fábio disse...

Oi gente, acompanhei os relatos pois tbm passei por cirúrgias e pra não ter de escrever tudo de novo, relatei meu caso no blog abaixo, visitem pra mais 1 caso.

http://falandosozinho.zip.net

Pedro, parabéns, sua idéia de publicar no blog foi bacana e teve mta audiência, já que ajuda a gente saber que é mais ou menos igual pra todos, mas a dor que eu senti até aqui no 8 dia hahaha, essa não dá pra explicar, muito forte, Cara.

>

Anônimo disse...

Ola pessoal,

Fiz a cirurgia de redução do palato em 15/01/2010 e já estou sentindo novamente a mesma sensação de antes de faze-la, ou seja parece que algo encosta em minha garganta. Já fui no médico que me operou, fiz nasolaringoscopia, e ele diz que a cirurgia esta muito bem. E ai, o que faço??

Pedro Barreto disse...

Ola Pessoal, desculpem minha ausência pois estava viajando.

Respondendo aos comentários:

@luiz, minha apnéia foi classificada como leve após exame de polissonografia, porém não tinha problemas com dor de cabeça.
Melhoras e abs.

@fabiano, na época não cheguei a usar estas plaquinhas. Deu tudo certo contigo?

@fabio, obrigado pela força. É sempre bom que tenhamos mais relatos. Melhoras e Abs.

@Anonimo, já ouvi falar que alguns sintomas podem voltar com o tempo após a cirurgia. Como opção existem os exercícios que fortalecem a musculatura dessa região. Tem uma matéria legal sobre isso aqui ó:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u566207.shtml

Unknown disse...

Pedro, bom dia!!!
descobri seu blog hoje e gostaria de relatar o meu caso, em agosto fiz todos os exames e fiquei sabendo qu tinha apnéia do sono gravissima que chegava a 34 por hora, roncava demais (parecia um trator rsrs), meu médico Dr Marcio Aquino do hospital Cema em São Paulo me recomendou a cirurgia nasal e a de garganta porém me falou que não recomendava as duas juntas não, pois o pós cirurgico seria muito dramático..rsrsrs, pois bem em 29/11/2010 fiz a primeira, operie o nariz, fiz desvio de septo e turbi...sei lá o q rsrs, a recuperação foi maravilhosa, quase não senti dores, não foi usado nenhum tipo de tampão, enfim faria outra de boa, agora na segunda feira dia 10/01/2011 farei a da garganta, fui muito bem informado plo Dr Marcio das dores do pós operatório mas acredito que será muito bom pra mim...

Após a operação volto aqui pra deixar meu depoimento..

Parabéns pela iniciativa e até logo

matheus disse...

ola pedro, parabens pela sua iniciativa, pois os comentarios me foram muito fortalecedores. Eu fiz no dia 18/08 tres procedimentos em uma unica cirurgia: amigdalectomia das palatinas, septoplastia cartilaginosa (qualquer técnica) e a turbinectomia ou turbinoplastia unilateral. Com 21 dias apos a cirurgia tive um sangamento intenso e um médio, fui submetida a um sengundo procedimento no dia 15/09 e ainda não sou a mesma pessoa. Continuo tendo dores, agora elas são menos intensa, mas me incomundam e como o otorrino que me operou esta viajando resolvi ir em outro e ele não consegiu identificar a técnica usada, pois sengundo ele, eu tenho duas cicatrizes laterais na minha arcarea dentaria superior e eu não soubre explica qual a tecnica usada. Alguem passou por isso, é normal os dentes da frente ficar com esta sensibidade e dor até 110 dias apos a cirurgia, por favor se alguem puder me ajudar ficarei muito agradecida, meu nome é Rose, mas não tenho e-mail e usei o do meu filho. Abraços.

Unknown disse...

59967

Unknown disse...

Pedro, bom dia!

Estou me preparando para fazer a uvolopalatofaringoplastia até o nome da medo, estou com problema de ronco e meu médico indicou a cirurgia, não vou mentir mais estou receoso com o pós operatório, e observei em alguns comentários que dói bastante, a sua vc passou quantos dias no hospital? Depois de receber alta vc só ficou deitado, ou até andar dói? Creio eu que até o dia 20/01/11 ou antes farei a cirurgia. Parabenizo pelo seu blog pq que está ajudando muito gente a fazer a cirurgia inclusive a mim mesmo. Quando fizer postarei nova mensagem comentando o pós operatório. valeu

Anônimo disse...

pedro, vou fazer a cirurgia uvulopalatofaringoplastia daqui a um mes, e estou em pânico, pois o meu nariz entope e eu acordo sufocada. é horrivel, é como eu estivesse sido enterrada viva. não consigo engolir a agua para me acalmar. fico pensando no pós operatorio . o médico disse que vai colocar a plaquinha de silicone. voce pode me dizer algo a respeito do entupimento? dá muito sufoco?

Wilians Ribeiro disse...

Fiz a uvulopalatofaringoplastia ontem ( 28.Jan.2001 ). A cirurgia demorou uns 40 minutos e voltei para casa no mesmo dia. Está doendo muito. Hoje de manha, tive que suportar a dor e tomei um danone, pois estava morto de fome

Anônimo disse...

Opa,

Fiz a minha no dia 21/01/11, ainda estou no periodo de recuperacao o que é bem complicado. Gostaria de saber dos que já fizeram com quanto tempo sentiram os beneficios da cirurgia. Realmente vale a pena?
Pararam de roncar totalmente?

Um abraço.

valmir paim disse...

Ola! Fiz A minha cirurgia dia 12/07/2010 Hoje 02/02/2011 estou retornando ao mèdico pra uma avaliação. sendo que tive fortes dores e sangramento. hemorragia por duas vezes, mas tudo passou e hoje me sinto bem.Porém minha esposa continua reclamado dos 'RONCOS'não sei até que ponto valeu a pena , mas minha apneia diminuiu e muito. abraços e saude a todos.

Anônimo disse...

Valmir,

Em quanto tempo passou a se alimentar normalmente?

Um abraço.

Valmir Paim disse...

DEMOREI CERCA DE 4 DIAS PRA COMEÇAR A TENTAR COMER ALGO MAIS SÓLIDO, MAS A COMER MESMO FOI UNS QUINZE DIAS, COMPREI UM SPRAY ANESTESSICO QUE ALIVIAVA BASTANTE A DOR NA GARGANTA. DÁI COMI COM 5 DIAS DE POS OPERATÓRIO UMA SOPA COM MAIS SUSTÂNCIA.

Anônimo disse...

sou Elaine do Rio de Janeiro a um tempo atras fiz a septoplastia, agora estou com a cirurgia marcada para o dia 24 to morrendo de medo

Paulo disse...

Ola irmãos do Brasil, sou o Paulo de Portugal.
Encontrei este Blog com experiências vividas acerca destes problemas.

Parabéns ao autor do Blog!!!

Cá vai a minha experiência:

Fiz a minha operação, uvulopalatoplastia e ceptoplastia no dia 11-02-11, 6ª Feira. Na 2ª feira tirei os enchumaços que tinha no nariz.
Comer era para esquecer, pois a garganta doi-a que se fartava em cima e cada vez ia doendo mais. perdi 5kg em 7 dias, so bebia liquidos para tomar os medicamentos e com muito sacrificio. Mal consigo dormir de noite, pois tenho o nariz sempre tapado e de noite respiro pela boca e na parte de cima da boca, deve ser o palato, tenho dores de morrer. Tipo adormeço meia hora e acordo logo a seguir com essas dores insuportáveis.
Hoje fui ao hospital, tinha um pólipo na narina direita que apareceu ou ficou por lá, andava toda tapada, aquilo era do tamanho de uma noz, tiraram me aquila porcaria e fiquei a respirar perfeitamente pelo nariz, sem ter necessidade de abrir a boca.
Depois arranjaram me um anti-flamatorio para bocejar espectacular.
Hoje, ao 7º dia, consegui beber um copo de 0,5lt de sumo, comer uma sopa passada e comer um pastel de nata, com algum sacrifício, mas suportável, é claro que em seguida bocejei a boca com o anti flamatorio e deixou de doer logo.
Finalmente parece que me estou conseguindo sentir melhor.
E vamos ver como fica a minha apneia, pois tinha, (ou tenho ainda não sei)apneia grave.

Anônimo disse...

Olá caro Pedro, me chamo Luciano e fiz a cirurgia de uvulopalatofaringoplastia juntamamente com a turbinectomia bilateral e septoplastia para corrigir desvio de septo do lado esquerdo,hoje está com 8 dias, a cirurgia do nariz não dói nada, nem parece que foi operado, mas o incômodo maior é a úvula e os pontos na região que doem um bocado, sinto dor nos dentes de trás e nos ouvidos principalmente se tomar algo gelado,o médico disse que as dores nos dentes e ouvidos é devido ao nervo trigêmeo que toma toda região, estou comendo só sopa pastosa, sorvete, gelatina e miojo, estou com algumas aftas muito dolorosas no céu da boca e sentindo um pouco de azia e com muita dificuldade para tomar água pois dói muito, mas estou respirando pelo nariz coisa que não fazia há muitos anos, estou com a sensação de algo encostado no fundo da garganta, mas deve ser por causa dos pontos no palato mole, mas todo sofrimento está valendo a pena pois espero que com isso pare de roncar e acabe com a apnéia do sono que no meu caso é obstrutiva e em nível gravíssimo, um grande abraço...

Anônimo disse...

Olá Senhores,

Fiz a minha no cirurgia no dia 21/01, e hoje estou totalmente recuperado! Posso afirmar com toda certeza que vale muito a pena todo este sofrimento!! Recomendo!! Um abraço.

Pedro Barreto disse...

Olá Luciano, Paulo (nosso colega que veio trazendo sua experiência de bem longe), Elaine, Valmir, Willians e todos vocês que vem contribuindo com suas experiências, agradeço o incentivo e desejo a vcs rápidas melhoras e sucesso no pós operatório. Espero que outras pessoas encontrem aqui informações que ajudem as pessoas nas suas escolhas e que também fiquem mais esclarecida sobre este assunto que me parece muito comum hoje em dia. Obrigado e um abraço.

Anônimo disse...

Fiz recentemente a cirurgia (01/02/2011) e, como o Pedro, minha recuperação foi bem rápida. A dificuldade ofoi só na ingestão de comidas sólidas (só na primeira semana) e nos 3 primeiros dias após a cirurgia os líquidos também incmodavam um pouco.
QUanto ao ronco, sumiu quase por completo (minha mulher é estemunha - rsrsrsrsrs). Antes da cirurgia acordava sozinho na cama.
Brincadeiras a parte, recomendo a quem precise da cirurgia procurar um especialista e realizar o procedimento. Pra mim valeu à pena.
Abraço,
Eduardo

Alvaro disse...

Olá, antes de realizar a uvulolaringoplastia e amegdalectomia, li vário relatos nesse blog, e encontrei forças para realizar a cirurgia dia 28 fev,e hoje 5 dias após confesso que nunca senti tanta dor e desconforto, meu maior medo era pq não estava conseguindo dormir de barriga para cima, somente sentado ou de lado, e sempre acordando com muita dor e sufocado, mas le que vários tiveram os mesmos sintomas, e agora estou mais aliviado com as informações, uma abraço a todos, e parabéns pela iniciativa deste espaço.

ALESSANDRA disse...

OLÁ!NOSSA ESTOU SUPER SATISFEITA COM A MINHA CIRURGIA, DEPOIS DE LER SEUS COMENTÁRIOS PEDRO, FIQUEI BEM AFIM DE FAZER A CIRURGIA, QUE OCORREU NO DIA 18/11/2010, NA VERDADE NÃO SOFRI NADA, PERDI 06 QUILOS KKK QUE ADOREI KKKK, SEQUI CORRETAMENTE TODA A DIETA, NÃO CONVERSEI MUITO, FIQUEI 15 DIAS DE ATESTADO SEM SAIR DE CASA E SEM COMER NADA SÓLIDO, ABUSEI BEM DE SORVETE E TOMEI CORRETAMENTE MINHA MEDICAÇÃO, MAS VOLTANDO AO QUE INTERESSA A PESSOA QUE SOFRE DE APNÉIA VALE A PENA ARRISCAR A CIRURGIA, MEU MÉDICO NÃO ME GARANTIU NADA MAS APÓS 03 MESES DE CIRURGIA NADA MAIS ME IMPEDE DE DORMIR BEM, SUSPENDI MEUS REMÉDIOS PARA SONO, HJ SOU OUTRA PESSOA, COMO DIZ O DITADO "DURMO FEITO UMA PEDRA", E NÃO SEI COMO RESISTI TANTOS ANOS DORMINDO MAL, ACORDANDO ATÉ 50 VEZES NA NOITE (EXAME DE POLISSONOGRAFIA).

Anônimo disse...

fiz uma uvulupalatofaringoplastia e desvio de septo em 10/01/2011 e até hoje sinto algo me incomodando quando engulo, gostaria de saber se alguém que fez essa cirurgia sente isso e se isso vai passar.
fico aguardando uma resposta.
Cleide

Julio Cesar Gusmao disse...

Fiz a cirurgia(uvulopalatofaringoplastia e correção de desvio de septo) em 15/01/2010, e somente em Janeiro de 2011, após vária idas e vindas ao médico que me operou, sumiu a sensação de corpo estranho na garganta. Cheguei a pensar que a cirurgia nao tinha resolvido o problema, mas graças a Deus passou. E realmente é desperador.

Matheus Eichler disse...

Muito obrigado por seus relatos! Sou portador da síndrome da apnéia obstrutiva do grau severo, meus índices são muito altos. Fiz a cirurgia da extração de amigdalas e correção do desvio do septo no ano passado, à época minha apnéia diminiu bastante mas continuou sendo classificada como severa. Agora, nessa semana, realizarei mais uma cirurgia (uvulopalatoplastia), o meu médico com base num exame muito interessante, a sonoendoscopoia, constatou que a minha obstrução ocorre entre o palato e a lingua e, é por esta razão, que tenho apnéias tão fortes. Farei a cirurgia na sexta-feira, dia 20/05/2011. Espero me ver livre dessa doença que tanto me atrapalha (uso CPAP desde os 17 anos). Ainda sou novo e estou disposto a fazer tudo para me curar, não acho justo os médicos prescreverem o uso do CPAP, escravizando o paciente a ter que utilizar uma porrinhola para toda a vida. Em breve postarei o resultado, estou aguardando você postar o seu (polissonografia).

Pedro Barreto disse...

Olá Matheus, aproveito aqui para agradecer sua contribução e te desejar sucesso na cirurgia e rápidas melhoras!

Tenho conversado muito com uma amiga fonoaudióloga que está trabalhando com exercícios para redução do ronco e da apnéia e tenho notícias de que os resultados são ótimos!

Tem alguma informação aqui:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u566207.shtml

Porém se você precisar de maiores informações me passe um email que encaminho para ela.

Grande abraço

Pedro

Rafael The_Barba disse...

Vou fazer amanha a uvulopalatofaringoplastia... Volto aqui para compartilhar a experiencia. Abs

Pedro Barreto disse...

Rafael, desejamos uma ótima cirurgia e rápida recuperação. Volte aqui para nos contar como foi. Abs

Carlos disse...

Oi Pedro,

Eu fiz a uvulopalatofaringoplastia no dia 14/05/2011. Eu li o seu blog todinho antes de fazer, o que me deu bastante segurança. Eu não fiz o desvio de septo por não precisar. Acho que por isso não sofri tanto como vc e nossos companheiros, mas com certeza sofri bastante.
Sobre a minha cirurgia, correu tudo bem, mas fiquei chateado com o doutor pois eu pedi que ele não tirasse minha úvula totalmente, e ele me afirmou q não tiraria, mas tirou toda. Agora, devido a falta da úvula, estou sentindo minha boca um pouco seca. Isso aconteceu com vc tb? A boca fica mais seca após esta cirurgia? Se fica, será que é por causa da ausencia da úvula?

Rafael The_Barba disse...

Ola! Estou no segundo dia pos-operatorio. Doi demais. Minha uvula ta do tamanho de uma moeda... aconteceu aumento na de vcs no pos-operatorio??

Carlos, quanto a uvula, ela tem funcao de umidificar a boca. funciona como uma glandula salivar

Rafael The_Barba disse...

Parece q esta parte do teu blog faz mais sucesso q as outras... kkk
Mto bom ter um espaco como esse para trocar experiencias

Anônimo disse...

Ola pessoal, fiz a cirurgia de septo e da uvula hoje. Ainda estou um pouco tonto e sonolento isso é normal? Tambem fiquei um pouco irritado durante o dia, tb é normal? Os pontos incomodam um pouco e doi pra engolir, existe alguma dieta especial? Abraco a todos e parabem pelo blogg

Rafael The_Barba disse...

ANONIMO - Eu to comendo mingau... eh oq desce melhor

Pedro Barreto disse...

@Carlos, eu tirei a úvula inteira e é normal que o corpo demore um pouco para se reajustar. No começo tive sim a boca um pouco seca, mas com o tempo isso some e volta tudo ao normal.

@Rafael, vc viu, nem esperava que tivesse tanto sucesso assim, mas fico muito grato por ter ajudado dessa forma muitas pessoas. :-)

@Anonimo, é normal sim no começo ficar com os sentidos um pouco alterado, acredito que seja por causa da anestesia. Os pontos ainda vão incomodar um pouco acredito, ainda mais depois do 2o. ou 3o. dia quando a região começa a inchar um pouco, mas depois volta ao normal. Não lembro de ter mudança no humor, mas de cama aguentando essa dorzinha chata tira o bom humor de qq um mesmo! ;-) A dica do Rafael para comida é boa. No começo comia também arroz com carne moída, tudo batido no liquidificador.

Melhoras para vcs todos.

ABs

Davi disse...

Sou de brasilia e já fiz a cirurgia uvulopalatofaringoplastia e das amidalas juntas. O pos operatório acho que foi a pior coisa que ja passei nessa vida. Demorei 13 dias para conseguir razoavelmete. Depois da cirurgia, vivi os 5 melhores meses da minha vida. Acordava pilhado, super disposto para iniciar o dia. Contudo, entretanto, porém... aos poucos, o ronco e a apneia voltam e o cansaço também. Atualmente estou procurando algum medico que aceite me operar novamente, pois, mesmo com a dor absurda que senti, essa cirurgia foi a unica coisa que me fez sentir bem, mesmo que pelo curto periodo de 5 meses. Acho que eu animo fazer essa cirurgia 2x ao ano! hehe Abraço

Luigi Bruno disse...

Olá, na segunda feira vou fazer a cirurgia, no meu caso seria uvulopalato..., turbinectomia(cornetos), septoplastia e rinoplastia pois ja fraturei o nariz duas vezes. Resumindo.. vou retirar as amigdalas, arrumar o septo, esticar a úvula, remover parte dos cornetos e corrigir a parte superior do meu nariz. Estava em dúvida em relação ao procedimento todo simultaneo, hoje conversei com meu médico, e ele disse que é comum fazer esse tipo de procedimento tudo de uma vez, pois vou sofrer apenas um pós operatório..


A minha grande dúvida é a seguinte, gostaria de saber se é muito precária a respiração no inicio do pós operatório.. tenho medo até de sofrer uma traqueotomia...

E em relação a anestesia, enfrento problemas graves de ansiedade, então queria saber se é muito doloroso o procedimento de aplicação.

Fico grato desde já pelas experiências compartilhadas!
Um grande abraço.
Luigi

Pedro Barreto disse...

Olá Luigi, pelo que vi dos relatos não há uma grande dificuldade de respiração não após o pós operatório. O que relatam é que com o nariz meio tapado após a cirurgia, força-se a respiração pela boca, o que fica desagradável pois a garganta está também fragilizada. Mas já li relatos de algumas pessoas que fazem todo o procedimento de uma vez só como você vai fazer.

Em relação à anestesia, não senti absolutamente nada, é super tranquilo.

Boa sorte na cirurgia e qualquer coisa só perguntar.

Abs

Pedro

Luigi Bruno disse...

Obrigado Pedro.. amanhã farei a cirurgia como previsto, a partir do segundo dia eu dou um feedback aqui pra vcs..
Obrigado novamente, grande abraço

Luigi Bruno disse...

Bom, fiz a cirurgia ontem, foi bem complicado, estou com muitas dores na garganta e no nariz, ainda estou com obstrução no nariz, porém estou conseguindo respirar razoavelmente pela garganta, alguem sabe me dizer quanto tempo demora aproximadamente para que posso respirar pelo nariz também?
obrigado

Luigi Bruno disse...

acaba de completar 72h de pós cirurgico, estou sofrendo consideravelmente com dores no estômago, gostaria de saber se alguem também passou por tais dores (insuportáveis) e conseguiu reverte-las de alguma forma..
obrigado mais uma vez

Pedro Barreto disse...

Luigi, a partir do terceiro dia, pelo menos pra mim, as coisas pioraram um pouco, lembro do médico ter falado que era o inchaço da região. A dor no estomago tive também, e acho que deve estar relacionada aos remédios, que agridem bem essa região. O que fazia era tomar os remédios logo após uma refeição, em jejum nunca, desse modo o estomago fica mais protegido. Abs e melhoras.

Rafael The_Barba disse...

Luigi, nao ha porque sofrer dores gastricas. Peca ao seu medico um inibidor de bomba de protons, como o omeprazol.

Eu sofri mto com a respiracao no periodo noturno.

Rafael The_Barba disse...

Eu estou com 3 semanas de evolucao. Noto dificultade pra deglutir. Alguem sofria/sofre com isso ainda?

adri disse...

boa tarde gentem me chamo adriana..fiz uvulopalatofaringoplastia mais amigdalectomia no dia 26 terçafeira, e hoje já sabado, posso dizer que dor infernal eim, dói muito e ficar com fome entao isso é uma tortura, alguem teve tosse depois da cirurgia? estou tossindo muito e tenho medo de arrebentar tudo por dentro..alguem teve esse sintoma pós operatorio? por favor me ajudem.

Luigi Bruno disse...

olá adri, fiz a minha segunda feira, porém além das duas que vc fez eu fiz mais 3! rs. dores infernais com certeza, há um lado que está muito inflamado, mas tosse quase não tive! você é fumante?
abs

Luigi Bruno disse...

Rafael, estou tomando Omeprazol desde o primeiro dia inclusive, porém são tantos medicamentos, tive que apelar para um buscopan ou um alívio imediato como um copo de leite, mas há horas que chego a me retorcer na cama deitado e passo um bom tempo com muuita dor de estomago!

adri disse...

oi luigi..nao, nao sou fumante, to com muita tosse, sai muita secreçao como se meu peito tivesse cheio de catarro sabe. estou no meu 5 dia de pós operatório, e cada dia que passa a dor parece que aumenta, ontem aiu um ponto, será q cai rápido assim? se eu fiz a cirurgia na terça e caiu ontem anoite sabado. mas enfim amigo ja to me arrependendo d ter feito..um abraço

adri disse...

pessoal hoje é meu quinto dia de pós operatório, e as dores tá piorando isso é normal?

Luigi Bruno disse...

adri, estou no sétimo hj! provavelmente tiro meus splints da septoplastia, mas a dor na garganta está muito forte, está muito inxado, estou sofrendo muito, quando acordo dói cada dia mais, estou sob efeito de varios analgésicos fortes e mesmo assim nao adianta quase nada! sobre os pontos, acho que nao é normal não! de uma ligada para seu médico que ele lhe recomenda melhor
abs

adri disse...

luigi fui ao médico ontem e ele dissse que ta tudo bem, que tenho q ter paciencia que o pós operatorio é dolorido msm. ontem caiu mais um ponto e sobre isso ele disse q é normaltbm. perguntei a ele quando eu nao sentirei mais dor, ele disse que mais uns dez dias. ainda bem q fiz septo ano passado, senao nao aguentaria fazer tudo duma vez só. mas olha vou t dizer viu, faria umas dez cirurgia d spto mas essa da garganta, nunca....

Luigi Bruno disse...

com certeza, é muito dolorida, estou no oitavo dia pós operatório, ontem fui ao medico, tirei os splints, mas meu nariz está muito inchado e não respiro ainda por ele.. consegui comer algo mais sólido ontem, depois de tomar 3 analgésicos, pois estava com muita dor no estomago e precisava comer... mas está muito inchada minha garganta, o médico receitou prednisona pra tentar desinchar, o que ja serve para o nariz também..
hoje até me sinto melhor, mas estou sofrendo para engolir qualquer coisa, e no meu caso é muito pior, porque fiz rinoplastia, septo, turbinecto e toda a parafernalha da garganta.. de qualquer forma obrigado pela experiencia compartilhada...
um abraço

Luigi Bruno disse...

com certeza, é muito dolorida, estou no oitavo dia pós operatório, ontem fui ao medico, tirei os splints, mas meu nariz está muito inchado e não respiro ainda por ele.. consegui comer algo mais sólido ontem, depois de tomar 3 analgésicos, pois estava com muita dor no estomago e precisava comer... mas está muito inchada minha garganta, o médico receitou prednisona pra tentar desinchar, o que ja serve para o nariz também..
hoje até me sinto melhor, mas estou sofrendo para engolir qualquer coisa, e no meu caso é muito pior, porque fiz rinoplastia, septo, turbinecto e toda a parafernalha da garganta.. de qualquer forma obrigado pela experiencia compartilhada...
um abraço

Rafael The_Barba disse...

Soh por curiosidade... vcs fizeram onde a cirurgia
Eu fiz em Cascavel - PR

Parece cirurgia oncologica isso... doi demais msm

Rafael The_Barba disse...

Adri, fiz a minha em dois tempos.... nao me imagino com as 2 juntas tb

adri disse...

oi rafael, fiz minha cirurgia no hospital vita batel em curitiba,doutor fabri. olha ano passado fiz septoplastia e turb, mas foi bem tranquilo, tive dor mas dntro do normal, o q mais m incomodou foi o fato d nao respirar pelo nariz e tal.dia 26 passado fiz uvulopalatofaringoplastia e amigdalectomia e vo t dizer viu, como eu disse para o luigi, sao dores infernais, hje estou no sétimo dia d pós operatorio e dor e mais dor, minha voz ta saindo muito baixinho e comer ainda nao dá, mas eu chego lá rsrsrrsrs. abraço

Luigi Bruno disse...

olá Rafael, fiz a minha no hospital policlinica, Cascavel PR também, com o Dr Luciano G. Gomes! que coincidência... estou no dia dor = x+1 de pós operatório, ontem meloraram as dores graças a deus, e pra minha surpresa hoje, muito vomito quando acordei, estou com nausea até agora e nao consigo levantar da cama :X nao tenho ideia do que seja, mas a dor está quase mesma coisa que ontem... e o nariz continua inchado...

Davi disse...

Eai pessoal, será que alguém operou aqui em Brasília e teria um médico para indicar???

Grato!

adri disse...

oi pessoal to aqui dnovo..oitavo dia hoje, desde o dia da cirurgia hoje que as dores tao querendo me dá uma tréguA..consegui comer uma papinha d café com leite e bolacha maria,mas tem q ser bem devagar e em seguida lá vem a danada da dor. estava tomando codatem, agora to nos analgésicos mais fracos. Bruno ´´e bom vc ir no seu médico..pode ser reaçao dos remédios esse teu mal estar. bom genti até amanha..abraços

Rafael The_Barba disse...

Luigi

Fiz com o Dr. Luciano tbm...Quem fez agora ou vai fazer, se prepare: É mto ruim comer no começo, parece q não desce ou que esta no "buraco errado". Também há parestesia na boca.
Agora, 2 meses de pós-operatório, está evoluindo mto bem, com melhora quase total nas queixas acima citadas

adri disse...

oi pessoal ssou adriana hoje tem desessete dias que fiz minha cirurgia, graças a DEUS ja nao tenho mais aquelas dores terriveis d ficar louca, mas minha garganta esta bem inchada e de um lado ainda dói, e tem algo me incomodando no fundo da minha lingua, acordo sempre com a garganta muito ressecada. quanto tempo leva pra nao sentir mais nada? to preooccupada sera q tem algo errado? aquem puder me responder ppraa tirar minhas duvidas fico muitto grata. adri

Pedro Barreto disse...

Oi Dri, se te deixa mais tranquila passado um mês ainda sentia desconforto na região. Digamos que uns dois meses depois já não sentia mais os efeitos colaterais da cirurgia. A informação me passada foi que o organismo tem que se reacostumar com o novo formato da região e isso leva um tempo. Espero ter ajudado. Abs e melhoras. Pedro

Anônimo disse...

Desculpe se você já respondeu a esta pergunta, pois não li todos os comentários. Quando você pagou pela cirurgia?

Parabéns e forte abraço.

Paulo Tibério

Pedro Barreto disse...

Olá Paulo, infelizmente não vou poder te ajudar pois fiz pelo plano de saúde (UNIMED) e foi sem custo direto pra mim :-/ Qualquer coisa só perguntar. Abs

Unknown disse...

Ola! Fiz a upfp hj, porem o metodo foi raup, por radiofrequencia. Ele eh indicado no msm caso do laser, ronco primario e apneia leve com localizacao na orofaringe, oferecendo algumas vantagens sobre o laser. Fiz junto com uma septoplastia e turbinectomia bilateral. A cirurgia em si foi tranquila, dormi e acordei com tudo pronto. Voltei pra casa no msm dia. Por enqt nao sinto dores, mas o otorrino me disse q nao escaparei da dor do pos operatorio, q apesar de ser mais controlavel por analgesicos do que no metodo tradicional, msm asim eh uma dor grande q surgira a apartir do terceiro dia de pos. A retirada das amigdalas ficara para depois. Se Deus quiser vai dar tudo certo e poderei durmir bem sem incomodar mais ngm hahaha

Nilce disse...

Boa noite Pedro!
Adivinha porque encontrei seu blog!? rs.. meus sintomas: mal-humor, sonolência, depressão, sobrepeso, cansaço, taquicardia, marido dormindo no sofá e filho reclamando. Diagnóstico: apnéia do sono. Fiz no dia 17/09 as cirurgias: uvulopalatofaringoplastia, séptoplastia, turbinectomia, etmoidectomia, antrostomia e remoção de um tumor.5 horas de cirurgia. Estou sofrendo DEMAIS!! Nos dia 17 e 18, até chorar foi difícil de tanta dor!! Comer? Só de pensar, tenho vontade de chorar! Hoje, dia 21/09, 4º dia, até os ouvidos doem. JESUS..!!!! Bem, li todos os posts e encontrei um certo conforto, mas tem algo que me incomoda, do qual ninguém comentou: Os pontos do palato, me dão uma "coceirinha" na garganta e que causam tosse... é desesperador!!! Será que é só comigo? Apesar de tanta dor, já sinto uma melhora na qualidade do sono e meu marido disse que não estou roncando mais. Espero que tudo isso valha mesmo à pena, mas será que ainda vou sentir dor por muito mais tempo? Quando passar essa dor, vou querer comer um boi inteiro!!!Abraços e parabéns pelo blog!!!

Pedro Barreto disse...

Olá Tiago, não conhecia esta técnica por radiofrequencia. Pelo que vc disse tem algumas vantagens. Já fica a dica pra quem se interessar.
Valeu por compartilhar. Abs e melhoras.

Pedro Barreto disse...

Olá Nilce,

Nossa quanto procedimento numa mesma cirurgia :-)

Fico feliz que vc sentiu-se melhor após ler as experiências aqui relatadas.

Quanto ao seu problema dos pontos do palato incomodando, olha eu pessoalmente cheguei a sentir essa "coceirinha" mas não chegava a tossir. Lembro que na época tinha um fiozinho meio solto que era terrível hehehhe

E também teve um colega meu que reclamou desse incômodo também.

Qualquer coisa vai no médico pra ele avaliar se tem algum fio solto ou sobrando pra fora, vai ver é isso.

Aaa e quanto a dor, ainda vai ficar um pouquinho mas agente vai se acostumando ;-)

No mais te desejo uma rápida melhora, noites mais tranquilas e dias mais felizes.

Abraços

Unknown disse...

Essa técnica de UPFP assistida por radiofrequência (RAUP) também é conhecida como somnoplastia. Ela é indicada, geralmente, nos mesmos casos onde o laser (LAUP) é indicado. A vantagem é que ela é menos invasiva que a UPFP tradicional (dá pra ir para casa no mesmo dia), como também tem uma dor mais controlável que na LAUP, podendo também ser feita em mais de uma sessão. Todavia, ela só é indicada em casos específicos: ronco primário e apneia leve com localização na orofaringe associado a achados físicos como hipertrofia da úvula, tecido do palato flácido e redundante. Há muita gente aqui que, como eu, tem medo que a cirurgia não resolva, tanto a curto prazo, como numa reincidência de ronco a longo prazo. Mas, pelo que tenho lido em estudos, a cirurgia é somente um dos passos para o tratamento do ronco e apneia, já que eles, não raro, são causados por múltiplos fatores. Há reincidências de ronco também quando um método cirúrgico foi mal indicado, por isso, é bom poder consultar com um bom otorrino. No meu caso, além do desvio de septo, hipertrofia dos cornetos nasais, tecido redundante e flácido do palato e hipertrofia da úvula, ainda tenho hipertrofia das amígdalas e obesidade. Tudo isso somado, já viu... Por isso, meu médico disse que, apesar de ter feito a septoplastia, turbinectomia e RAUP, é para eu somente esperar resultados bastante significativos depois de eu tirar minhas amígdalas e perder peso. No meu caso, cada procedimento e medida são importantes.

Luigi disse...

galera, desculpa a demora do meu feedback... ja faz 2 meses que fiz a cirurgia, comecei a praticar exercicios fisicos recentemente... lembrando que fiz, Rino, UPFP, Amigdalas, Cornetos e desvio de septo simultaneamente. Sinto a melhora em relação ao ronco e disposição.. está muito tranquilo agora que ja voltei a me exercitar.. (lembrando que é muito importante algum tempo após a cirurgia). Meu nariz ainda permanece inchado pois fiz rinoplastia também... e esse inchaço leva de 3 a 6 meses para ficar 100%.. não sinto mais dor alguma, minha respiração está muito boa.. no geral, não me arrependo de ter feito!

Nilce disse...

Pedro, obrigada pelo retorno!

Olha, acostumar com a dor, eu acho difícil, mas meu médico garantiu que valerá à pena, e depois de ler os relatos aqui, estou bastante otimista.

Quanto à coceirinha,.. falei ao telefone com meu médico, e ele disse que em alguns casos,é assim mesmo.. Só pediu para eu tossir com "jeitinho".... affe!

Para quem vai fazer cirurgia ou fez por esses dias, aí vai uma receitinha muito nutritiva e deliciosa para "dieta" dos primeiros dolorosos dias:

- 2 colheres de sopa de SUSTAGEM (calcio+vitaminas- 25 vitaminas e minerais) sabor baunilha.

- 2 colheres de sopa de farinha de aveia.

- 200ml de leite ou suco à base de leite de soja (sabor de sua preferência).

Bater tudo no liquidificador e tomar imediatamente, pois após algum tempo, se torna pastoso devido à farinha de aveia.

quando puder ingerir algo mais pastoso, acrescente uma porção de fruta, por exemplo: 1/2 papaia ou meia ou 1 maçã.

Espero poder ajudar, de alguma forma.

Abs e boa sorte à todos!

Pedro Barreto disse...

@Tiago Andrade. Muito boa a explicação do método e suas indicações de uso. E uma coisa que você falou é de extrema importância que é a questão do peso, pois seu excesso é causa primordial dos sintomas que aqui falamos. Inclusive o médico que fez a minha cirurgia negou fazer a de um amigo meu a não ser que ele perdesse peso antes.

@Nilce, obrigado pela receita. Se a tivesse antes certamente a teria utilizado :-)

Abs e melhoras!

regina disse...

Olá Pedro, seu blog me ajudou muito,uvulopalatofaringoplastia"","septoplastia" e "Turbectomia Bilateral e amigdalas, fiz a cirurgia dia 22/09/11, realmente é dolorida, mas imaginava muito pior, os remedios me deixaram praticamente sem dor e me faziam dormir bastante. tomei muito iogurte com farinha de aveia fina, perdi peso, mas ontem p minha felicidade fui ao shopping e comi strogonof com pure e arroz, nunca tnha saboreado algo tao maravilhoso,rsrs, Hj almocei e jantei,a melhora ´r a cada dia.
FARIA DE NOVO S DUVIDA!!
abraços
Regina

valmir paim disse...

Ola! só quero ressaltar que fiz em 2010 essas cirugias
(uvulopalatofaringeplastia) por apneia. e também para diminuir o ronco. porém ele continua me incomodando e minha mulher me deixa roxo de tanto me bater a noite devido ao barrulho que faço.o qeu mais posso fazer pra diminuir o barrulho????

Anônimo disse...

Oi Pedrao!!

Fiz a uvulopalatolaringoplastia e a septoplastia ha 4 dias (29/9/11). Googlei o seu blog e achei otimo e muito esclarecedor, pois estava preocupado com as dores em diversos aspectos, inclusive a razao dela ter piorado depois de 2 dias devido ao inchaco. Ainda bem que nao procurei info do pos operatorio antes da cirurgia (de proposito), pois, como me conheco, corria o serio risco de amarelar e sair correndo da sala de cirurgia com aquele avental lindo de flores primaveris...heheheheh valeu, fiquei bem mais tranquilo agora, eh que da desespero ver a dor aumentando ao inves de melhorar. Espero que tenha valido aa pena o sacrificio e consiga bons resultados.
Abraco
Artur

Rose Amaral disse...

Boa Tarde a todos!
Meu nome e Rose e fiz a cirurgia de uvulopalatofaringoplastia no dia 27/09,estou aguentando bem as dores,o que esta me preocupando um pouco e a minha voz,parece que a minha lingua esta presa,nâo consigo falar direito,o son sai pelo nariz,gostaria de saber se isso e normal.
Fico no aguardo da resposta de voçes.
Obrigada!

Rose Amaral disse...

Boa Tarde a todos!
meu nome e Rose,passei por uma cirurgia de uvulopalatofaringoplastia no dia 27/09.Até que estou aguentando bem as dores do pos operatorio,a minha preocupação e com a minha voz,minha lingua parece que esta presa não consigo falar direito,e quando falo o son sai pelo nariz,isso e normal,gostaria de saber.
Obrigada!

Anônimo disse...

Oi Rose, eu fiz a mesma cirurgia ha uma semana e a minha lingua tambem esta presa,e a mandibula esta com a abertura limitada... acho que deve ser normal. Amanha retorno ao medico p/ revisao e aproveito e pergunto. Ahhh, uma dica a todos, descobri que grande parte da dor provinha da formacao de aftas nos cortes e onde a boca foi um pouco ferida por manuseio de instrumentos durante a cirurgia. Fiz gargarejo com agua e sal p/ dar uma limpada e em seguida um pouco de "albicon" diluido em um pouco d'agua -nao muito diluido- Melhorou creio que uns 80%. A formacao de aftas geralmente tem uma maior incidencia em que tem refluxo.
Artur

Rose Amaral disse...

Boa noite a todos!
ontem fui a minha medica,ela disse que com a cirurgia estava tudoem ordem,estou me recupreando mais rapido do que o previsto,perguntei para ela sobre a minha voz,ela disse que nunca nenhum paciente dela ficou com a voz dessa maneira,mandou eu esperar maisuma semana para tomar alguma providencia?Sera que devo esperar mais esse tempo?
Aguardo a resposta de voçes.

Obrigada

Rafael disse...

Oi Pessoal...

Meu nome é Rafael, fiz na terça-feira ultima (04/10/11) as cirurgias de uvulopalatofaringoplastia + retirada das amigdalas+ turbinectomia e mais uma que nao me recordo o nome... até agora (08/10) não senti dores fortes... os unicos incomodos que sinto são: ---o fato de, como estou me alimentando somente de liquidos, pastosos (todos doces) meu estomago está um pouco irregular, isso causa certa dor, mais nada sério
--- o inchaço na garganta que, se eu não me concentrar, ou fizer algum esforço, dificulta a respiração, pq meu nariz está bem trancado.Isso fez com que, eu ficasse praticamente acordado desde a cirurgia até a noite de quinta -> sexta (durmia 2~3 hrs/noite)
--- e o que me incomoda mais é a perca parcial do paladar. Isso aconteceu com algum de vcs?

Estou meio receoso pelos comentários de que em alguns casos, as dores aparecem após alguns dias...
Mais resumindo, para quem fez 4 cirurgias, estou me sentindo bem.
Abraços!

Regina disse...

Ola pessoal, me chamo Regina, hj faz 17 dias q fiz as cirurgias, graças á Deus a melhora é enorme, ja como de td, só sinto um peq incomodo, na garganta mas segundo o medico ainda tem pontos e é por isso, qto ao paladar, ja voltou ao normal, perdi 6kg, mas ja estou me alimentando normal.
Ah!!! pra minha felicidade meu marido disse q não ronco mais e a apnéia tbem acabou.
Valeu muito ter feito!!
Abraços á tds e boa sorte!!!

Pedro Barreto disse...

Pessoal, me desculpem a demora pra comentar aqui.

@Regina, fico feliz com sua melhora e obrigado por voltar e deixar aqui seu relato.

@Valmir Paim, sugiro que você volte no médico pra avaliar o que está acontecendo. Existe o tratamento através dos exercícios para fortalecimento da musculatura da região, que até onde sei, trás ótimos resultados. Me mande um email pra ver se te ajudo a achar onde você possa fazer esse tratamento.

@Artur, isso aê, a essa altura espero que você já esteja se sentindo melhor. Tô na torcida aqui. :-)

@Rose, pelo que sei é normal essa sensação estranha. A cirurgia muda bastante a anatomia da região e o corpo demora um pouco pra aprender e se adaptar a estas mudanças. Se persistir é claro volte no seu médico.

@Rafael, se vc não teve dores até hoje, nem pergunta porque heheh só agradece ;-). Enquanto a perda no meu caso aconteceu um pouco sim nas primeiras semanas, depois normalizou.

Desejo a todos, melhoras.

Abs

Marcio BA disse...

Fiz uvulopalatofaringoplastia com retirada de amígdalas e correção de leve desvio de septo, para resolver o problema das apnéias obstrutivas. Estou no 25º dia pós-cirurgia e ainda não vi nenhuma melhora do meu sono, ou seja, continuo sonolento durante o dia, com dificuldade de concentração e péssima memória. Iria perguntar se alguém aqui sabia com quantos dias é perceptível a melhora na qualidade do sono, quando acabei de ler o comentário de Regina, informando que com 17 dias já está sem apnéia e sem roncos.
Estou começando a achar que fiz a cirurgia errada. Algumas pessoas tem o queixo posicionado muito pra trás, a posição da mandíbula e o formato da arcada dentária podem acarretar o fechamento da passagem do ar pela garganta, e talvez uma cirurgia buco maxilar (que puxa o queixo para a frente, abrindo espaço na garganta), ou um tratamento odontológico fossem mais indicados para o meu caso.
Por isso, dou este conselho a quem quiser fazer a cirurgia: pesquise bem antes, vá a vários médicos, procure informações na internet, para não cair nas mãos de profissionais incompetentes e que vão te usar como cobaia e ganhar dinheiro às custas do seu precioso tempo.
Outro conselho: tentem comer, mesmo que sintam muitas dores. A dor só vai melhorar quando vocês fortalecerem a musculatura da garganta, que fica muito "frouxa" após a cirurgia. Tanto é, que pela manhã ao acordar é sempre o pior momento de dor, justamente porque durante o sono a musculatrura da garganta relaxa mais ainda. Estava há dez dias tomando tylex e novalgina, além do ati-inflamatório e antibiotico, e lhes digo: comer é o melhor remédio para a dor. Mesmo que seja difíci, forcem a barra, a melhora vai ser bem mais rápida.

Pedro Barreto disse...

Marcio BA, realmente é importante ter outras opniões antes de passar por uma cirurgia como esta, inclusive a opniões de segundo ou até terceiro médico. Muito bem lembrado. Então referente a sua pergunta, lembro que em torno de 20 dias depois já senti alguma melhora no quesito sono, e foi evoluindo aos poucos. Se vc não melhorar peça um novo exame de ultrapolissonografia pra confirmar se houve avanços. Abraços e melhoras.

Valmir Paim disse...

Ola! eu tbm como Marcio BA fiz todo o procedimento e não notei nenhuma melhora continuo com o ronco e menos apneia é claro, mas acho que terei que usar um aparelho dentário e talvez ai sim consiga durmir melhor eu e minha esposa. abraços

Marcio BA disse...

Valeu, Pedro, assim como Valmir, vou procurar tratamento ortodôntico. Descobri pela internet que existem aparelhos de acrílico que são reguláveis, e puxam a mandíbula para a frente, abrindo espaço na garganta (para cada mm que o queixo avança, abrem-se 3 mm de espaço); outros impedem o recuo da língua na direção da garganta (estes não resolvem definitivamente o problema, mas no dia em que se usa, dorme-se bem). Fui a três médicos antes, dois deles eram otorinolaringologistas especialistas no tratamento de ronco e apnéia, mas ainda assim, percebi que eles tiveram dificuldade em identificar a causa da minha apnéia, eles simplesmente optaram pela uvulopalato para testar, pra ver se daria certo. Eu confiei na opinião deles, mas deveria ter me informado melhor antes, como fiz agora. Parabéns pelo blog, ajudou bastante.

Daniel Quezado disse...

Fiz no dia 10 desse mês. Meus Deus! Achava que hoje, seis dias depois estaria sem dores e comendo algo sólido. Mas não, ainda dói muito e a fome é grande! Pra vocês que fizeram a cirurgia: depois de quantos dias as dores deixaram de ser significativa e vcs puderam ao menos comer um arroz com carne moída? :-(

Daniel Quezado disse...

Com 4 dias de cirurgia já tinha voltado a falar bastante. Será que retarda a recuperação????

Marcio Ba disse...

Pesquisando na net descobri que existe um novo exame, liberado esse ano, que torna possível identificar exatamente o local da garganta onde o ar é obstruído, evitando a realização de cirurgias desnecessárias. Chama-se SONOENDOSCOPIA. Se eu tivesse feito esse exame há dois meses, não teria feito essa bendita uvulopalatofaringoplastia que não serviu para absolutamente nada. E o pior, minha voz ainda não está 100% e estou ainda com dificuldade para comer (já tem 34 dias que fiz a cirurgia).
A causa da apnéia pode não ser o palato, a úvula ou a amígdala, existem outras causas, que não são atacadas pela uvulopalatofaringoplastia, como por exemplo a posição da mandíbula, a arcada dentária, o tamanho e posição da língua e até mesmo a epiglote. Pesquisem antes, questionem os médicos, para não fazer cirurgias desnecessárias, como eu fiz.

Marcio Ba disse...

Daniel, quando você comer vão melheroar muito as dores, a musculatura da garganta precisa ser trabalhada. Foi o que aconteceu comigo, conforme orientação da minha médica, pode confiar, almoce normalmente (tente, pelo menos).

Anônimo disse...

Boa tarde!

Quero ver se alguém consegue me ajudar!!!
Estou com 18 dia de pós cirurgia e não tenho paladar e volta água pelo nariz.
Esses sintomas são normais nessa fase da pós cirurgia? Alguém já passou por isso?

Alexandre disse...

Olá! Estou no 4º quarto dia de pós-operatório de uvulopalatofaringoplastia, septoplastia, turbinectomia bilateral e sinusectomia maxilar (as 3 últimas por videoendoscopia).
Situação atual: narinas completamente fechadas e com todo tipo de secreção possível (das mais variadas cores e consistências), dor intensa, falta de ar, claustrofobia e dificuldade de ingerir líquidos. Meu médico me disse que a pior fase começa agora (entre o 4º e o 8º dia). Tive que rir para não chorar. Mas para quem é roncopata crônico e tem apnéia obstrutiva grave do sono, toda provação é pequena quando comparada com os benefícios. Semana que vem passo por uma revisão. Que venham os próximos dias e com eles as dores intensas!!!
"Longo e difícil, é o caminho que das trevas guiará à luz".
Abraços!

Anônimo disse...

Assim como o @Tiago Andrade, fiz nesta semana (22/11) uma Septoplastia, Amigdalectomia e UPFP assistida por radiofrequência (RAUP), este é um link bom para quem se interessar pela técnica ( http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia=116 ). Achei que uma grande vantagem desta técnica é uma cicatrização mais cômoda, já que não há a necessidade de pontos e assim se tem menos incômodo na garganta. Apesar da região ficar com uma aparência bem feia, pois ficam regiões esbranquiçadas (borda hiperêmica) ao redor da lesão. Eu também tive alta no mesmo dia, e as dores normais de pós-operatório, estou no 4 dia e consigo controla-la com analgésicos. Na verdade já percebi uma redução, a noite passada consegui dormir normalmente sem nenhum medicamento. A dificuldade de comer é a mesma dos citados, apenas líquidos e sopas. Já a Septoplastia está sendo muito mais tranquila, nenhum inchaço, alguma secreção mas tenho conseguido respirar pelo nariz a maior parte do tempo. Uma última informação mas que talvez muitos a achem importante, todos os procedimentos foram cobertos pela UNIMED, com excessão do aparelho de somnoplastia (radiofrequência), que o aluguel aqui em Florianópolis me custou R$1000.

janaina disse...

fiz faz 17 dias a retirada das amigdalas. Senti muita dor até o 6 dia. Agora já estou quase sem dores, só a noite que realmente incomoda. Mas queria saber se alguém sentiu a diminuição do paladar? Agora que voltei a comer, estou sentindo menos o sabor das coisas. Alguém tb passou por isto? Voltou ao normal com os dias?

Gizelle disse...

Olá, tem 16 dias que fiz as cirurgias Uvulupalatofaringoplastia, Turbinoplastia, Etmoidectomia e Septoplastia. Tive uma excelente recuperação e senti muitas dores nos 3 primeiros dias, depois foi diminuindo e com menos de 10 dias já voltei a me alimentar normalmente. Hoje o que me incomoda são os pontos da garganta que estão começanda a cair. Alguém pode me dizer com quantos dias em média eles caem e dói muito pois havia parado de tomar analgésico com 5 dias e agora tive que tomar novamente pois tem doído muito. Obrigada.

Gizelle disse...

Olá, tem 16 dias que fiz as cirurgias Uvulupalatofaringoplastia, Turbinoplastia, Etmoidectomia e Septoplastia. Tive uma excelente recuperação e senti muitas dores nos 3 primeiros dias, depois foi diminuindo e com menos de 10 dias já voltei a me alimentar normalmente. Hoje o que me incomoda são os pontos da garganta que estão começanda a cair. Alguém pode me dizer com quantos dias em média eles caem e dói muito pois havia parado de tomar analgésico com 5 dias e agora tive que tomar novamente pois tem doído muito. Obrigada.

Gizelle disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Barreto disse...

@Janaina, outras pessoas, já relataram esta perda de palatar no pós operatório, mas que volta ao normal com o tempo. Caso não volte consulte seu médico. Melhoras! :-)

@Gizelle, no meu caso retornei ao médico com uns 10 dias pra que ele retirasse ainda os pontos remanescentes. E tinha uns que incomodavam bastante. Sugiro que converse com ele sobre isso. Melhoras pra vc tb :-)

Anônimo disse...

Prezado Pedro e demais amigos,
Meu nome é Janus aqui vai mais um relato desta tão dolorosa cirurgia.
Realizei a cirurgia uvulopalato e a correção de desvio do septo e a redução dos cornetos no dia 14/12 e hoje 22/12 ainda tenho dores. Mas no meu caso tive tantas dores que tive que retornar para mais um dia de internação ( dia 19/12 para 20/12). Uma coisa ninguém pode contestar: esta dor não tem comparação com nenhuma outra - é indescritível, incomparável, incomensurável, inigualável e por aí vai. A noite é a pior hora, pois não se dorme e as dores são maiores. Durante o dia estou conseguindo me alimentar melhor mas com certas dores mas já não estou emagrecendo mais apesar de ter perdido 4 kg. Assim que sair desta termino de relatar maiores detalhes para aqueles futuros pretendentes para esta cirurgia.

Marcelo RS disse...

Olá companheiros, gostaria de saber o seguinte, depois de 13 dias de operado já dá para comer um churrasco, pois tenho as minhas cirurgias (uvulopalato e turbino) para o dia 26 de janeiro de 2012 e meu casamento será no dia 07 de fevereiro e gostaria de fazer um churras e tal, mas to cabreiro de fazer e não conseguir comer!!! Desde já grato!
Marcelo

Marcelo RS disse...

Olá companheiros, meu nome é Marcelo, e tenho uvulopalato e turbino marcadas para o dia 26 de janeiro, e gostaria de saber se lá pelo 13º dia de cirurgia, já tá bom para comer um churrasco, pois to com casamento marcado para o dia 07 de fevereiro e sabe como é que é né, fazer um churras e só assistir as outras pessoas degustando!!! Desde já grato!
Marcelo RS!

Marcelo RS disse...

Sou de novo companheiros, sou operário de uma Refinaria de Petróleo aqui no Rio Grande do Sul, meu trabalho exige muito esforço físico, nesse caso, gostaria de saber, quantos dias de afastamento serão, se algum companheiro tiver alguma idía, poste aí. Desde já grato e feliz ano novo a todos!
Marcelo RS

Pedro Barreto disse...

Olá Marcelo RS, olha eu fiquei afastado apenas uma semana, porém meu trabalho não exigia esforço físico, então não saberia te dizer se há necessidade de mais tempo de afastamento no teu caso, só o teu médico pra poder falar. Agora comer churrasco lá pro 13o. dia acho que é possível, depende muito da tua recuperação, cada um recupera de um jeito e uma velocidade diferente. Se você não for fazer cirurgia no nariz junto, como muitos aqui fizeram, a recuperação deve ser ainda mais rápida. Isso aê. Boa sorte e rápida melhora pra você. Abraços

Marcelo RS disse...

Pois é Pedro Barreto, tenho sim que fazer a cirurgia do nariz juntamente com a da garganta, mas segundo o meu médico, o meu caso, além de melhorar a qualidade do sono, vai também melhorar as minhas condições auditivas, pois tenho Otite Média Crônica e essa abertura para passagem de ar para as vias aéreas vai fazer com que durante as crises de apnéia, o tímpano pare de retrair e o problema diminua ou seja eliminado! Desde já grato!

valmir paim disse...

Ola! Marcelo rs. pena que talves, digo talves não consiga comer o Maravilhoso churrasco. Pois eu mesmo demorei uns 20 dias para começar a comer algo mais denso, mas cada caso é um caso o ideal seria que fizesses depois do casorio.ai concerteza tua esposa te encherias de "MIMOS"e terias mais tranquilidade. desde já desejo melhoras e boa hora para você!

Pedro Barreto disse...

Olá Marcelo, desconhecia este efeito da respiração no tímpano, já aprendi uma coisa nova no assunto :-) Se você puder nos passe notícias do pós operatório e nos conte se pôde comer o tal churrasco. Tô na torcida pra que você consiga aproveitar da melhor maneira esse dia tão especial. Grande abraço. Pedro.

@Valmir, aproveitando, e ae, como está o ronco? Conseguiu resolver? Grande abraço

valmir paim disse...

Ola! Pedro Obrigado por perguntar.mas conforme minha esposa não mudou nada apenas sofri e muito. mas apneia não tenho mais mesmo que já era leve agora é nula. estou pesquizando e avaliando preços do aparelho intraoral dizem que esse sim funciona mas tem muito desconforto. abarços a todos e melhor aos amigos de cirurgias....

João A. Faustino - Sorocaba/SP disse...

E aí pessoal, fiz uvulopalato c/ amigdalectomia, septoplastia e turbinectomia dia 03/01/2012.
Medicamentos prescritos: Novocilin - antibiótico (amoxicilina), Alivium (ibuprofeno), Novalgina (dipirona). Uso externo: Rinosoro, Hidrocin - antibiótico p/ o nariz.
O sofrimento mesmo foi antes da cirurgia, para conseguir realiza-la (laudos para o convênio).
Pois bem, na primeira noite após a cirurgia, ainda no hospital, não dormi sequer (1) hora, foi horrível fiquei com medo, inclusive por conta de uma dor desconfortante na orelha interna (ouvido), que persistiu até 06/01.
Ressalto que o pior foi esta dor no “ouvido”, que aumentava ao tentar engolir.
Vale lembrar que a sensação de dor é intensificada a noite, por conta da diminuição metabólica na maioria dos animais inclusive.
A partir do dia 07/01 quarto dia do pós-operatório a sensação de dor foi diminuindo progressivamente de modo que no sétimo dia parei de tomar tudo, no mesmo dia retirei os splints, é um pouco desconfortável.
Quanto à alimentação a partir de 07/01 comecei a comer outras coisas além de sorvete e líquidos, como batata assada, file de merluza e frango frito picado.
Ainda sinto pequeno desconforto, sangue coagulado sai constantemente junto de outras impurezas (catarro). Sinto que valeu a pena!
Dicas
Evite dormir de dia para que esteja mais cansado(a) à noite, que é quando a dor aumenta (já que você estará dormindo e não sentirá tanto desconforto).
Dormia quase sentado nos (6) primeiros dias, pois só respirava pela boca e deitado totalmente os edemas obstruíam minha respiração e fazia um barulho terrível.
No meu caso tive que sair de casa no dia 06/01 para fazer rematrícula na facul, e acreditem esse “esforço” me fez não sentir dor, por isso me fez adotar a tática de fazer algo mais “intenso” do que apenas ficar deitado repousando. (VALE LEMBRAR QUE SÃO “DICAS” E QUE FIZERAM BEM PRA MIM, TALVEZ PSICOLOGICAMENTE. PORTANTO A PRESCRIÇÃO DE SEU MÉDICO DEVE SER SEGUIDA RELIGIOSAMENTE).
Anh, tomar os antibióticos rigorosamente dentro do prescrito, para evitar danos futuros.
Abraço e boa sorte a todos!

junior Sao José do Rio Preto-SP disse...

Olá.
Fiz a uvulopalatofaringoplastia e a Turbectomia Bilateral, no dia 14/01/12 e hoje dia 26/01/12 ainda tenho dificuldades para dormir, por causa da dor na garganta, que esta melhorando, mas, principalmente por causa do nariz que continua entupindo toda hora.
Nunca sofri tanto com uma cirurgia.
Dores terríveis e desconforto total.
Espero que vale a pena.

MARCELONOGUEIRARS disse...

FIZ ONTEM (26/01/2012) A UVULOPALATOFARINGOPLASTIA JUNTAMENTE COM A TURBINECTOMIA, ESTOU ME SENTINDO BEM, ALÉM DE ESTAR UM POUCO DOLORIDO, A MEDICAÇÃO ESTÁ SURTINDO BASTANTE EFEITO! O MEU ÚNICO MEDO EM RELAÇÃO A MEDICAÇÃO É COM UM ANTIINFLAMATÓRIO QUE TÁ ME DANDO UMA AZIA HORRÍVEL. DESDE JÁ GRATO COLEGAS, DESCULPEM AS LETRAS GRANDES, NÃO ESTOU GRITANDO NÃO, É QUE A MINHA TECLA CAPS LOCK ESTÁ TRANCADA! GRANDE ABRAÇO A TODOS!

MARCELONOGUEIRARS disse...

GOSTARIA DE SABER A RESPEITO DA HIGIENE BUCAL, COMO FAÇO A MESMA? DESDE JÁ GRATO!

Rogério Nunes Domingues disse...

Fiz a cirurgia no dia 27/01/2012 de manhã, às 17:00h tive alta, tomei sorvete pois tive dificuldade em engolir outros alimentos até água, enquanto tomava sorvete aproveitava para tomar os remédios, diminuia o desconforto.

Rogério Nunes Domingues disse...

Já tinha uma idéia do que iria passar e não me preocupei, talvez não seria exatamente igual aos depoimentos.
-As dores foram um pouco intensas nos 2 primeiros dias, mas qualquer um consegue sobreviver, rrsss.
-No 3ºdia dormí bem, a passagem de ar pela garganta estava tão boa que parecia sentir uma corrente de ar dentro da cabeça, também já comecei a engolir alimentos batidos no liquidificador e mingau de aveia ou farinha lactea.
-Para beber água, coloco por alguns segundos no microondas para tirar a sensação de gelado, fica bem mais fácil de engolir(não é morna).
-estou no 4º dia e tive um pouco de dificuldade para dormir porque a garganta inchou um pouco e havia secreção atrapalhando a passagem de ar (nada de grave)
-acho que entrei na fase que alguns disseram ser a mais crítica, mas não me preocupo(vai passar) é um período curto e talvez não seja tão ruim.
-conheço os resultados a longo prazo pois fui muito bem informado por nosso amigo PEDRO BARRETO que me respondeu várias perguntas por e-mail falando sobre as melhorias sentidas mesmo 3 anos após a cirurgia, isso me animou muito.
Continuarei dando informações sobre a minha recuperação.

Um abraço

Marcelo RS disse...

Boa Noite caros colegas!
Bom, estou no sexto dia de pós cirurgico, tenho sentido bastante melhoras em relação ao sono e, principalmente, ao meu ouvido, pois tenho a sensação de que o zumbido (companheiro meu desde criança) quase que não existe mais, agora sim, viver sem ter uma abelha zunindo o dia todo no teu ouvido que é viver. Abraços a todos!

Rogério Nunes Domingues disse...

Estou no 5º dia após a uvulopalatofaringoplastia
-dormi bem, apesar de o nariz um pouco congestionado
-estou comendo alimentos pastosos e bebendo água com mais facilidade
-pretendo não tomar remédios para dor a partir de amanhã
-até ontem evitei falar para não forçar os pontos, mas hoje estou conversando
-apesar de estar com o organismo cheio de remédios(o que eu não gosto)estou me sentindo um pouco mais disposto, com menos cansaço e sem prostração.

Rogério Nunes Domingues disse...

Não gosto muito de tomar remédios, principalmente para a dor,
-há uma pesquisa que diz que quando não tomamos remédios para a dor o nosso organismo vai se fortalecendo para suportar dores com mais facilidade
-li vários relatos sobre dores fortes, talvez seja o tipo de medicamento que tomaram, os que usei são:
-toragesic (dor)11:00 e 23:00
-tramol (dor) 3 vezes ao dia
-dipirona só nos 2 primeiros dias
-sinot (antibiótico) por 7 dias
não acordei com dores de madrugada nem de manhã. talvez isso ajude alguém.
abraço

valmir paim disse...

ola! apenas para comentar as piores dore que senti foram de ouvido e tbm quando acordava de madrugada que a boca ficava seca parecia que iria rasgar toda a garganta foi terrivel e isso durou uns 15 dias até tinha que durmir meio sentado por medo de sangrar o nariz isto aconteceu 2 vezes e tive que voltar ao hospital para por tambões... Sinceramente foram uns dias péssimos e o pior e que continuo roncado e levando cotoveladas nas costas da minha Esposa.

Rogério Nunes Domingues disse...

Hoje estou no 6º dia e parei de tomar os remédios
-dormi bem, apenas o nariz entopiu um pouco, mas acordei muito disposto
-senti uma pequena dor para engolir, mas consegui me alimentar com alimentos pastosos e macarrão
-como estava conseguindo falar, levei um longo papo com minha filha e minha sobrinha, umas 2 horas falando, conclusão:
***depois que parei de conversar a garganta tinha uma pequena marca de sangramento e uns 20 minutos depois a garganta inchou e doeu um pouco, tomei sorvete e melhorou bastante, mas agora vou ter mais cuidado, espero não precisar tomar remédios mas se for preciso...
-não estou falando com a mesma facilidade, e nem vou forçar.

Rogério Nunes Domingues disse...

O médico me informou antes da cirurgia que eu estou magro e que a cirurgia daria bons resultadospara mim, mas eu deveria tentar manter o peso e fazer atividades físicas senão o ronco voltaria.
-meu ronco existe desde criança por que a garganta está, segundo o médico, muito baixa ou fechada, ele disse que se engordar, a gordura da garganta provocará o ronco.
-A quem deseja fazer UVULOPALATOFARINGOPLASTIA, faça como a maioria de nós, pesquise muito, consulte pelo menos 2 médicos, sai para ter mais de uma opinião, saiba porque quer fazer e se poderá conseguir os resultados que deseja.
--no meu caso já vejo melhoras no sono, memória e raciocínio melhoraram, minha disposição dobrou(já acordo procurando algo para fazer), não tenho sonolência durante o dia, minha percepção das coisas melhorou, etc.
-depois posto os resultados com mais detalhes para saberem o que desejam melhorar em suas vidas com a cirurgia. Estes resultados tinham sido relatados também por nosso amigo PEDRO BARRETO, agradeço a ele por ter me animado.
abraço

MarceloNogueiraRS disse...

Olá caros colegas!
Estou no 7º dia de pós cirúrgico e notei bem a diferença na qualidade do sono e tbm dos ouvidos, ainda tem um único pontinho que não caiu e tá me encomodando, fora isso, os remédios fizeram a minha esofagite e gastrite voltar com tudo, pois por causa dos problemas auditivos na infância e devido a grande quantidade de remédios que utilizei naquela época (dos 3 aos 9 anos com antibióticos) meu estômago ficou muito debilitado, então qualquer remédio já me dá desconforto gastrintestinal.
Boas melhoras a todos nós e, principalmente bons sonos!

Rogério Nunes Domingues disse...

Bom pessoal,
Bem que tentei evitar tomar medicamentos, mas ontem precisei tomar um comprimido de toragesic (para dor) à noite para poder dormir tranquilo, porque senti um pouco de incômodo na garganta e próximo aos ouvidos, rapidinho estava tranquilo e não senti dor durante a noite toda.
-Hoje, 7º após a cirurgia me senti bem, consegui tomar sopa de macarrão com batata e cenoura ralada, tudo bem cozido.
-Agora, à noitinha começou a ficar difícil para engolir, mas está suportável, talvez tenha que tomar outro toragesic na hora de dormir.
-No mais o meu dia a dia está normal, só estas duas últimas noites senti a garganta inchar um pouco mas está dentro do suportável.
Abraço

Rogério Nunes Domingues disse...

Bom dia
Ontem retornei ao médico para retirada de pólipos do nariz(resíduos que se formam depois da cirurgia)e está passando tanto ar e com tanta facilidade que até acho meio estranho respirar, está muito bom agora, semana que vem tenho que ir novamente para nova limpeza.
-A garganta está bem melhor mas há 3 pontos que ainda não caíram, o médico disse que estes demoram 15 dias para cair.
abraço

Marcelo RS disse...

Boa noite caros colegas, estou com aproximadamente 20 dias de pós operatório, agora começou um problema, a maioria dos líquidos que eu tomo retorna pelo nariz, isso aconteceu com algum de vocês?
Desde já grato!

valmi paim disse...

Ola! Olha Marcelo Rs isso para min é novidade mesmo. procure seu mèdico e depois nos conte o que houve. mas é um tipo de refluxo?????

Reinaldo disse...

Galera do RONCO
Farei a cirurgia que é um PALAVRÃO, uvolo@#$@$,.,*¨ç%......
achei muito importante todos os depoimentos. Sempre achei q dormia bem, embora fizesse barulho "ronco" de mais, após 2 exames de polisonografia, foi revelado que fora o barulho tinha coisa mais séria acontecendo, a Apinéia. Sei que a recuperação é ferrada, más a maior preocupação é com a anestesia geral, vamos encarar!!!!

Reinaldo disse...

Valmi e Marcelo,
Sobre líquidos que retornam pelo nariz, existe uma proteção acima da Úvula(campainha) que impede esse retorno. Como resolvi fazer a cirurgia, estou há 1 mes lendo tudo na internet sobre ela. Questionei meu Otorrino sobre esse problema de retorno, ele falou que nos procedimentos cirurgico esse detalhe deve ser considerado, volta no Médico e esclrece esse fato.

Reinaldo disse...

Galera do RONCO
Sobre tudo que li na internet, conversei com médico, e com pessoas que já fizeram ou farão a cirurgia, a maior preocupação dos médicos é com a possibilidade de uma hemorragia, o que faria o paciente voltar ao centro cirurgico para "sutura" com nova anestesia. No mais a recuperação é de ferrar mesmo, acho que estou preparado. O importante pra que vai fazer a cirurgia ou acabou de fazer, é ter controle emocional e ter a certeza que o sofrimento VAI passar. E que estamos sofrendo para ter uma saúde melhor. O ronco é um problema social, más a APINÉIA é um problema de saúde importante.
Abraços.

Reinaldo disse...

Galera do RONCO
Segue as Etapas do sono, quem tem APINÉIA dicilmente atingi a 3º Etapa, a coisa é séria !!!
==================================

1ª Etapa
--------
É a fase do adormecimento. Essa fase pode durar de alguns instantes até 15 minutos e ocupa de 5% a 8% da noite de sono. Funciona como uma espécie de zona intermediária entre estar acordado e dormindo. O cérebro produz ondas irregulares e rápidas e a tensão muscular diminui. A respiração fica suave e os pensamentos do mundo desperto flutuam pela mente. Se for acordada nessa fase, a pessoa reagirá rapidamente, negando que estava dormindo.


2ª Etapa
--------
A temperatura corporal e os ritmos cardíacos e respiratórios diminuem. As ondas cerebrais diminuem ainda mais. Essa fase ocupa de 45% a 55% do tempo total do sono, durando cerca de 20 minutos. As ondas do cérebro alongam-se, regularizam-se e são afetadas somente por alguma atividade elétrica isolada e repentina. Nesta fase, a pessoa cruza definitivamente o limite entre estar acordada e dormindo. Se alguém levantar suavemente a pálpebra de uma pessoa nessa fase do sono, ela não acordará. Os olhos já não respondem a um estímulo.


3ª Etapa
--------
O corpo começa a entrar no sono profundo. As ondas cerebrais tornam-se grandes e lentas. É uma fase rápida. Dura cerca de dez minutos por ciclo, o que corresponde a uma média de 5% do tempo na cama.


4ª Etapa
--------
É o sono profundo, onde o corpo se recupera do cansaço diário. Essa fase é fundamental para a liberação de hormônios ligados ao crescimento e para a recuperação de células e órgãos. Dura cerca de 55 minutos, não mais que 20% da noite. A pessoa fica totalmente inconsciente. Está tão fora do mundo que nem uma tempestade poderá acordá-la.

5ª Etapa (A MAIS IMPORTANTE)
--------
Sono REM:
A atividade cerebral está a pleno vapor e desencadeia o processo de formação dos sonhos. Os músculos ficam paralisados, as freqüências cardíacas e respiratórias voltam a aumentar e a pressão arterial sobe. É o momento em que o cérebro faz uma espécie de faxina geral na memória. Fixa as informações importantes captadas durante o dia e descarta os dados inúteis. Durante o REM, os músculos longos do tronco, os braços e as pernas estão paralisados, mas os dedos das mãos e dos pés podem contrair-se. O fluxo sanguíneo em direção ao cérebro aumenta e a respiração fica mais rápida e entrecortada. REM é a fase dos sonhos vividos. Se a pessoa for acordada aqui, provavelmente recordará fragmentos de suas fantasias. Depois de 10 minutos de REM volta-se a descer às fases de sono quieto.
==================================
Abraços.

Anônimo disse...

Boa tarde, sou Elio e fiz a uvulopalatofaringoplastia no dia 29/02, e hoje no 8º pós cirurgico continuo com muita dor na garganta e proximo ao ouvido, ainda não consegui para de tomar analgesico,a noite só consigo dormir com a boca aberta, e quando acordo a dor na garganta é mais intensa, alguma dica?

Marcelo RS disse...

Boa tarde anônimo!
Cara, seguinte, pode estar acontecendo contigo exatamente a mesma coisa que aconteceu comigo, podes ter Refluxo gastro esofágico, o que faz com que a área operada permaneça dolorida por mais tempo que o esperado, portanto, aí vai uma dica, levanta a cabeceira da cama em mais ou menos 25cm que daí isso vai melhorar com certeza, experiência própria. Melhoras aí.

Aline disse...

Fiz a cirurgia de Uvulopalatoplastia, estou no 5º dia após cirurgia. O blog é fantástico e me ajudou bastante, pois retirou algumas dúvidas, e conclui q os meus sintomas são totalmente normais.
Quando optei pela cirurgia, na verdade era pelo motivo de ter as amígdalas muito grandes e que acumulava muito resíduos devido aos grande buracos que elas tinham. No entanto ao procurar o Otorrino, descobri outros sintomas que eu não levava tanto a sério. Fiz a polissonografia, e descobri que tinha apneia, e descobri q roncava demais, fato que não eu não percebia devido eu dormi apenas de bruços e sozinha no quarto.
A partir de tantos relatos fiquei muito satisfeita, pois espero que o resultado, que antes eu esperava na cirurgia, tem grandes chances de ser muito melhor que o esperado.
Estou tendo dificuldades para alimentar e para dormir, tirando isso estou tranquila, evitando de conversar, pois isso também é bem doloroso...
Obrigada a contribuição de todos!!!

Roberta disse...

Oi Pedro,
Meu nome é Roberta tenho 30 anos e moro em Porto Alegre. Ontem eu estava procurando saber se alguém já tinha passado por está cirurgia e quanto tempo levará para ficar sem nenhuma dor. Detalhe: Perguntei para o meu médico sobre os pontos e ele me disse que não levei nenhum ponto foi realizada cauterização.
Fiz cirurgia de Septoplastia, sinusectomia transmaxiliar, turbinectomia e uvulopalato tudo no mesmo dia e até que não foi tão chato no dia. Lembro que assim que me acordei eu estava chorando com dor de garganta, mas na hora me medicaram e melhorou um pouco. O pior que eu achei foi o enjoou que me dava quando bebia água, uma técnica me disse que nessas cirurgias às vezes vai um pouco de sangue para o estomago e depois que eu vomitasse passaria. Dormi no hospital de sábado para domingo. Domingo tive alta e ainda muito enjoada, tenho muita dificuldade de vomitar (medo). Mas em casa fiquei de repouso e não deu outra a noite chegou e acabei vomitando, mas melhorei muito aquele mal estar foi embora. Dormi bem até as 06h00min da manhã acordei com a garganta bem seca e doendo tomei água devagar e remédio e tudo tranqüilo.
Na hora de beber líquido tem que ser de canudinho se não acaba subindo para o nariz. A voz analasada também. Tive dor uns dias nos ouvidos que é muito chato.
Hoje estou completando uma semana e estou me sentindo bem. Bastante repouso, falar menos possível comer só sopa e beber bastante líquido para hidratar a garganta.
OBS: Mas estou com uma fome de “comida”!
Conclusão: Tive dias de dor, pior ficava quando tinha dor de ouvido junto. Até que não foi tão ruim. E quero ver o resultado respirar melhor, dormir bem.

Roberta disse...

Oi Pedro,
Meu nome é Roberta tenho 30 anos e moro em Porto Alegre. Ontem eu estava procurando saber se alguém já tinha passado por está cirurgia e quanto tempo levará para ficar sem nenhuma dor. Detalhe: Perguntei para o meu médico sobre os pontos e ele me disse que não levei nenhum ponto foi realizada cauterização.
Fiz cirurgia de Septoplastia, sinusectomia transmaxiliar, turbinectomia e uvulopalato tudo no mesmo dia e até que não foi tão chato no dia. Lembro que assim que me acordei eu estava chorando com dor de garganta, mas na hora me medicaram e melhorou um pouco. O pior que eu achei foi o enjoou que me dava quando bebia água, uma técnica me disse que nessas cirurgias às vezes vai um pouco de sangue para o estomago e depois que eu vomitasse passaria. Dormi no hospital de sábado para domingo. Domingo tive alta e ainda muito enjoada, tenho muita dificuldade de vomitar (medo). Mas em casa fiquei de repouso e não deu outra a noite chegou e acabei vomitando, mas melhorei muito aquele mal estar foi embora. Dormi bem até as 06h00min da manhã acordei com a garganta bem seca e doendo tomei água devagar e remédio e tudo tranqüilo.
Na hora de beber líquido tem que ser de canudinho se não acaba subindo para o nariz. A voz analasada também. Tive dor uns dias nos ouvidos que é muito chato.
Hoje estou completando uma semana e estou me sentindo bem. Bastante repouso, falar menos possível comer só sopa e beber bastante líquido para hidratar a garganta.
OBS: Mas estou com uma fome de “comida”!
Conclusão: Tive dias de dor, pior ficava quando tinha dor de ouvido junto. Até que não foi tão ruim. E quero ver o resultado respirar melhor, dormir bem.

Fernando Max disse...

Fiz a cirurgia no dia 31/03. Tenho 34 anos e quase 120 Kg. Após conversar bastante com outros médicos ao longo dos últimos anos resolvi encarar o processo. Hoje, portanto, estou no 3o. dia.

Fiz a cirurgia por volta das 10:00 e tive alta no mesmo dia, as 20:00. Achei a recuperação bem tranquila. Chegando em casa a dificuldade foi dormir: tive que improvisar e dormir sentado num sofá com vários travesseiros.

No domingo fiquei de molho, mas sem sentir dores. Tomei os remédios direitinho (Novalgina, Predisin e Pantozol). A noite consegui dormir na cama, mas com muita secreção se eu ficar muito na horizontal.

Na segunda fiquei em casa mas trabalhando (home office). Também foi tranquilo, comecei a tomar água, toddynho, e muito sorvete.

Hoje, terça-feira, a recuperação continua lenta e gradual. Arrisquei comer um polenguinho e consegui tomar os remédios em comprimido sem amassá-los.

Vamos lá, não vejo a hora de voltar a trabalhar no escritório e pra academia :)

Daniel RJ disse...

Primeiramente, parabéns pelo blog. Dias antes da cirurgia achei essas informações e fui bem tranquilo para o procedimento.

A cirurgia foi no dia 11 de maio. até o terceiro dia foi bem tranquilo. A unica coisa que atrapalhava era respirar pela boca, assim, principalmente durante a noite, a garganta ficava seca e dolorida, mas nada demais.

No quarto dia começou uma leve dor de garganta, mas nada de anormal ou insuportável. Hoje, no meu quinto dia, a garganta ainda está bem dolorida. Estou a base de sopa e sorvete e não vejo a hora de bater um pratão de arroz, feião, farofa ... rs...

Em relação ao ronco, minha esposa ainda está avaliando, mas parece que desapareceu. Na verdade o barulho que eu faço é devido ao nariz ainda estar congestionado. A cada lavagem melhora mais as vias respiratórias.

A lavagem no nariz faço com soro fisiológico três vezes ao dia. Tem saído bantante coagolo, é normal.

Aos que estam tomando coragem para fazer, podem ficar tranquilo, pois essa cirurgia é infinitamente mais tranquila que a extração de um dente (ciso) e a dor não é maior do que aquela sofrida por um corno... rs

Abraço a todos

Álvaro Terra disse...

Olá, boa tarde!

Semana que vem dia 03/07 Irei fazer a aminha cirurgia Desvio de Septo, Retirada das Amigdalas e e Palato Mole. Rondo demais e conforme meu exame de Polissonografia por hora de sono para de respirar cerca de 5 vezes. Além destes problemas tenho muitas amigdalites de repetição oque irá ocasionar em uma cirurgia. Estou com um pouco ansioso e ao mesmo tempo confiante sei que existirão dores mas também não poderei continuar vivendo desta forma dormindo durante o dia sempre muito cansado e irritado sem vontatde pra fazer nada. Tenho 26 anos e acho que esta cirurgia vai me ajudar muito em vários aspectos. Assim que realizar deixarei meu relato, um grande abraço a todos!
Álvaro Terra

Álvaro Terra disse...

Olá a todos e cirurgia foi remarcada para o dia 09/07. Abraço a todos!

Ricardo disse...

Bem cada um com seus sintomas rs vi muitos relatos no blog sobre dores insuportáveis confesso que fiquei até com receio dessas dores porém me surpreendi pois não sei se realmente eu senti menos dores ou se já estava psicologicamente preparado para sentir rs fiz minha cirurgia dia 15 de junho, o verdadeiro incomodo é não poder comer nada sólido, sentir o cheiro daquela comida deliciosa e só ficar no cheiro mesmo, quanto a quem tem medo de anestesia fica tranquilo que os profissionais de anestesia são competentes eles sabem o que fazem, seu risco é um trilhão de vezes menor do que imagina, eu também tive essas preocupações, mas até gostei de ser anestesiado hahahaha dores violentas mesmo só senti algumas horas após a cirurgia pois o tubo usado pra respiração durante a cirurgia que irrita a garganta, mas fora isso as dores nos dias seguintes foram bem suportáveis, no terceiro dia ja estava assaltando a geladeira tentava comer doia dava umas beslicadinhas hahaha é ou eu tenho resistência a dor ou algumas outras é que não tem, varia muito, mas a quem for fazer a cirurgia ou as cirurgias vai na fé que não vai se arrepender eu não conseguia respirar direito nariz entupido amigdalas grandes garganta fechada saí da cirurgia demorou uns dias pra desentupir o nariz mas quando desentupiu parecia uma ventoinha de tanto ar que passa. Boa sorte a quem for fazer e larga mão do medo, é uma cirurgia facilmente executada e com riscos baixissimos. Até!

Pedro Barreto disse...

Pessoal, fiquei meio ausente do Blog mas tô de volta. Fico feliz de ver tantos relatos, e o compartilhamento das boas e não tão boas experiências do pós cirurgico ;-)

Desejo a todos rápidas melhoras e ótimos resultados. Se alhuém um dia precisar de alguma informação mais rápido peço que me mandem um email, pois acesso-o com maior frequência. O endereço tem ali no gadget do Facebook.

Abraços

Álvaro Terra disse...

É daqui a pouquinho as 06:30 da manhã. Super confiante!

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 281   Recentes› Mais recentes»