1 2 3 4 5

Estrada Real - Caminho dos Diamantes - Dia 5 - Cocais - Catas Altas

quinta-feira, 14 de julho de 2011
Quinto e penúltimo dia de pedal no Caminho dos Diamantes. Até aqui já tínhamos rodado uns 260 kms, e tinhamos mais 50 para o dia. Saímos de Cocais, da Pousada das Cores, em direção à Catas Altas, passando antes pelas cidades de Barão de Cocais e Santa Bárbara.

O dia amanheceu bem gelado, mas tínhamos 9 kms de uma bela subida pela frente para aquecer as canelas! ;-)

Sobe, sobe e sobe... Cocais ficou para trás encoberta na neblina.

Em alguns trechos desta estrada percebe-se que o chão brilha como se houvessem jogado nele algum tipo de purpurina. Existe também em abundância este tipo de rocha escura acima, muito mais pesada que as outras e que possui um brilho muito característico. Acreditamos ser minério de ferro, até porque na região existe uma forte presença de mineradoras como a Vale do Rio Doce e a Gerdau.

Este momento foi o que nos perdemos e acabamos caindo neste single track com o intuito de voltarmos a ER.

O GPS mostra o trecho em preto que seria a trilha correta e o caminho que realizamos em verde. Não conseguimos achar passagem por ali e tivemos que voltar :-/

E está aí o motivo, o marco está muito bem escondido embaixo desta árvore e acabamos passando reto nele :-/
Depois daí já entramos num longo trecho de Eucaliptal.

A descida para Barão de Cocais é feita em estrada de calçamento o que dava um ar de mistério a mais para a floresta.

A saída de da cidade de Barão de Cocais é meio confusa, lembro de termos pegado a saída da cidade em direção à uma Rodovia, lá pedalamos para a direita cerca 3 kms antes de entrarmos num vilarejo à esquerda perto das lombadas. Na capela deste vilarejo já avistamos o marco indicando que estávamos de volta à ER :-) Veja o trecho que fizemos via GPS no fim deste relato.

Depois de um tranquilo trecho de pedal, paramos em Santa Bárbara para almoço.

Esse aí em cima é o Felipe, figurinha que nos acompanhou durante o almoço cheio de curiosidade pra saber  para que time torcíamos. "Gaaaloooo" gritava ele! ;-)

Aproveitamos pra conhecer a casa onde nasceu e está enterrado o ex-presidente Afonso Pena, e que hoje funciona como museu na cidade de Santa Bárbara.

Depois disso, atravessamos algumas porteiras e pegamos um belo trecho de trilhas entre fazendas.

Ao fundo o pico Catas Altas, que estava sempre à vista por quase todo o percurso.

MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU! ;-)

Outra atração deste trecho é o velho bicame de pedras. Construção antiga feita pelos escravos que servia como aqueduto para a mineração de ouro na região.

Depois de lá passamos por um trecho ao lado dos trilhos do trem e pegamos uma saída à esquerda para chegarmos em Catas Altas.

Nessa noite ficamos na pousada Casa Pietá, uma ótima opção onde não é necessário nem sequer sair da Estrada Real :-)

As demais fotos pode ser vistas em slide show clicando na figura abaixo:

O dia foi leve e acabou com  46,8 kms rodados e 1022 metros de ascensão acumulada. Veja abaixo o trecho em GPS fizemos.

Estrada Real - Caminho dos Diamantes - Cocais - Catas Altas

EveryTrail - Find trail maps for California and beyond

Em breve relato, fotos e trajetos em GPS do sexto dia: Catas Altas - Ouro Preto.

Para ver os dias anteriores clique no marcador "Estrada Real" abaixo.