Ele também nos passou as dicas e imprimiu a planilha de navegação pelo site oficial (http://www.estradareal.tur.br/).
Seguimos pedalando por um trecho de estrada, para pegarmos a saída a direita em estrada de terra batida. Uma bela subida, mas muito bem recompensada com a vista do mirante lá em cima.
De lá, saímos da estrada principal e pegamos a trilha conhecida como Trilha de Moto.
Infelizmente o single track foi bem detonado pelas motos e está 70% impedalável, e se ainda você estiver de alforge, fica tudo muito mais complicado. Não recomendo seguir por esse caminho.
Aí a cima está uma outra recompensa do percurso. Um chafariz, construído em 1792 para suprir água para os tropeiros e seus animais. Uma bela visão.
Logo depois do Chafariz a planilha indica uma trilha a direita, que começa em uma fazenda e passa por mato sem fim. Andar por ali em alguns trechos era bem difícil e ainda mais carregando a bicicleta. Pedalar então nem pensar.
Foi realmente um trecho complicado, avançávamos muito devagar, com galhos e plantas o tempo todo enganchando na bicicleta e com a dúvida constante do caminho certo. O vídeo abaixo (primeira vez que edito um ;-) mostra um pouco deste trecho.
Saindo da trilha, beeem atrasados, resolvemos pegar apenas terra batida e apertar o passo até a cidade de São Bartolomeu.
Foi uma pequena grande aventura, e chegar na cidade novamente foi um alívio! ;-)
As demais fotos pode ser vistas em slide show clicando na figura abaixo:
E também o trajeto em GPS
Estrada Real - Caminho Velho - Ouro Preto - São Bartolomeu
EveryTrail - Find the best hikes in California and beyond
E VAMO PEDALANDO...
2 comentários:
Acho interessante relatos como esse. Pois, só com planilhas ou arquivo de GPS não temos condições de saber a real situação de uma trilha. Muitas vezes existem essas dificuldades naturais do caminho, bem como a questão de assaltos, etc. Parabéns pela iniciativa.
Grande João Carlos, obrigado pela sua visita por aqui. Pois é, eu fui com a planilha na mão e vc viu aonde fui parar :-) Não sei se hoje está melhor, ou se já mudaram o percurso. Grande abraço.
Postar um comentário