1 2 3 4 5

Chapada Diamantina - Dia 3: Capão - Lençóis

quarta-feira, 4 de novembro de 2009
21/10/09. Hoje acordamos cedo pra resolver o problema da corrente da bike que tinha estourado. Eu e o guia Zói apanhamos um pouco no começo mas conseguimos dar um jeitinho. A idéia era ficar bom o suficiente pra chegar em Lençóis pois lá consegueria substituir a corrente por uma nova.

Saímos da pousada Canta Galo no Capão que é de um pessoal daqui de sampa gente finíssima: o Jubileu, sua esposa Cris e seu filho João Pedro. O Jubileu também curte pedalar e tem umas bikes merida disponível para alugar.

Às 09h30, depois de um café da manhã caprichado na pousada seguimos pedalando em uma estrada de terra batida por uns 5 km, para depois entrar num single-track fenomenal em direção ao morro do Pai Inácio (norte do parque).




A corrente ainda deu uma probleminha mas foi rápidamente resolvido e continuamos pedalando até chegar num ponto chamado "Àguas Claras". Vejam as fotos, é um local pequeno mas paradisíaco, com agua cristalina correndo em cima das pedras e formando uma lagozinho perfeito pra dar aquela refrescada e revigorar as energias.




Depois do mergulho continuamos pedalando no single até o rio mucugêzinho, onde paramos para fazer um lanche. Resolvemos não ir até a lanchonete no Pai Inácio por causa do avançado da hora e porque também perdemos algum tempo com a corrente.

Sentido sul em direção à Lençóis, agora em cima da rocha da montanha, seguimos pedalando num single muito técnico e cheio de obstáculos. Hora pedalava morro acima, hora fazia Down Hill, mas sempre muito devagar por causa dos degraus de pedra (pra mim este trechos foi um dos melhores do pedal na chapada). Saindo da rocha entramos em uma trilha em cima de seixos que logo se tornou uma areia branca e fina para acabar em uma estrada de terra batida. Aí tinhamos chegado no Barro Branco, uma região habitada já próxima de Lençóis. De lá até o fim foi só Down Hill.




Em uma das descidas finais lembro bem quando, de uma das casas saiu um cachorro que parecia um pitbull e ficou na nossa cola, e olha que estávamos fácil perto dos 40 Km/h! Tá loco! Nunca vi cachorro correr tanto... nem eu pedalar tanto na descida heheheh Ainda bem que a pirambeira era longa porque se não, literalmente, o bicho ia pegar. ;-)

A coisa que mais me marcou neste percurso foi a variedade de trilhas, cenários e vegetações. A cada meia hora de pedal tinha a sensação de estar em um lugar completamente diferente, tirando o fato, é claro, de que quase todo o percurso é descida. PERFEITO! ;-) Veja na altimetria abaixo, saímos de aproximadamente 1100 metros de altitude em Capão, para chegarmos a 400 em Lençóis, foram cerca de 700 metros de desnível.

INFO DO PEDAL

CATEYE                            GPS Garmin
Dst - 30.98 Km                   Dst - 33.1 Km
Tm - 3h23                          Moving Time - 04h08
Av - 9.1 Km/h                    Total time - 08h08
Max - 49.5 Km/h                Total Avg - 4.1 Km/h
                                          Max - 50.0 Km/h  

Abaixo vocês podem ver as fotos do dia pelo app da cooliris (se preferir, clique com o botão direito no app e selecione a opção fullscreen)

     

ou pelo Flickr (sugiro clicar em "slide show" após entrar na página)

http://www.flickr.com/photos/38037740@N08/sets/72157622728045966/


Segue também o registro via GPS do pedal.

Chapada Diamantina - Capão - Lençóis at EveryTrail

Map created by EveryTrail: Travel Community


Altimetria

0 comentários: