1 2 3 4 5

Chapada Diamantina - Dia 2: Guiné - Capão

domingo, 1 de novembro de 2009
20 de Outubro, este foi o primeiro dia de Bike na chapada, e o plano aqui era fazer Guiné - Capão, curtindo um visual bem massa em cima das montanhas onde se podia avistar o vale do paty de cima.




Como tinha dormido no Capão, na pousada Canta Galo, Eu, o Zé (motorista) e o Zói (guia) pegamos o Trovão Azul e seguimos até o Beco do Guiné. De lá descemos do transporte , saindo dos 1100 metros de altitude, e subimos uns 40 minutos carregando a bike até chegar no topo do beco, já a uns 1350 metros de altura.

Depois de um breve descanso seguimos pedalando num "off-trail" até o ponto aonde se vê o Vale do Paty por cima. Quando não estavamos pedalando em rocha seguiamos em numa trilha pouco utilizada, com um gramado bem alto que fazia com que o pneu da frente travasse e me jogasse em cima do mato algumas vezes.

E foi numa dessas quedas que perdi a câmera do Nei. :-( Quem tem camisa de bike sabe que elas possuem uns bolsos traseiros de fácil acesso pra colocar algumas coisas que se utilize durante as pedaladas. Pois é, deixei a câmera lá porque ficava tirando foto constantemente e quando fui procurar já não estava mais.

Ainda voltamos pra procurar, mas no mato alto seria muito difícil de achar, mas fazer o quê né? Bola pra frente, ou melhor pedal pra frente, comecei a utilizar o meu celular, um Nokia N95 pra bater as fotos já que ele tem uma câmera decente de 5 MP.

Paramos num mirante pra admirar o vale do paty de cima e também fazer um lanche, pois afinal de contas já era umas 3 da tarde e a barriga estava roncando! ;-) De novo, foram alguns sanduíches, frutas, sucos, barras de cereais, paçoca, granola, ovo cozido, etc...


De lá seguimos em um single track fantástico, que parece até uma ciclovia, até a descida do quebra bunda (veja o gráfico de altimetria e o trajeto de GPS abaixo). Aí  foi de novo pelo menos uma meia hora carregando a bike morro abaixo. O nome "quebra bunda" veio da época dos tropeiros quando se levava gado neste percurso, e como a descida é bem íngreme e cheia de pedras, alguns bois escorregavam e quebravam o quadril. Com certeza viravam currasco! ;-)


Depois da descida do quebra bunda seguimos em mais um single track, agora nos Gerais do Vieira, até a entrada do Vale do Capão, mas até chegar lá foi mais uma hora  carregando a bike morro abaixo numa trilha bem fechada com muitas pedras e raízes.

Chegamos lá em baixo perto das 18h30 e já escurecendo, demos um mergulho no riachinho pra refrescar, ligamos a lanterninha da bike e seguimos pedalando até a vila do Capão.




Por sorte, estava faltando só uns 500 metros pra chegar quando a corrente da bike travou entre a catraca e os raios e acabou estourando, pela canseira que estávamos resolvemos empurrar a bike até a vila, mandar um rango na Dona Beli e seguir para novamente para a pousada Canta Galo. Na manhã seguinte acordaríamos cedo pra dar um jeito na bike e sair pedalando do Capão para Lençóis.

INFO DO PEDAL

CATEYE                            GPS Garmin
Dst - 23.91 Km                   Dst - 25.7 Km
Tm - 2h53                          Moving Time - 04h04
Av - 8.2 Km/h                    Total time - 07h23
Max - 32.4 Km/h                Total Avg - 3.5 Km/h
                                          Max - 32.4 Km/h  

Abaixo vocês podem ver as fotos do dia pelo app da cooliris (se preferir, clique com o botão direito no app e selecione a opção fullscreen)

     

ou pelo Flickr (sugiro clicar em "slide show" após entrar na página)

http://www.flickr.com/photos/38037740@N08/sets/72157622692415956/


Segue também o registro via GPS do pedal.

Capão Guiné at EveryTrail

Map created by EveryTrail: GPS Community

Altimetria


Deixe seus comentários e aguardem os próximos posts.

2 comentários:

Tomás J. disse...

Cara, bacana o relato, vou ver se nesse inverno jun/jul eu sigo teus passos. obrigado mesmo pelas dicas!

Pedro Barreto disse...

Isso aê Tomás, vai firme que o lugar é fenomenal. Se precisar de algo me mande um email:
pebarreto@yahoo.com

Abs e valeu pelos elogios.