1 2 3 4 5

Chapada Diamantina: Dia 8 - Fumacinha

segunda-feira, 30 de novembro de 2009
Dia 26/10 - O Plano inicial para o dia de hoje era fazer Mucugê-Guiné e fechar a volta ao parque, mas como este percurso não tem muitos atrativos, resolvemos fazer a cahoeira da Fumacinha de bike. Mas novamente a chuva atrapalhou nossos planos: O percurso para fumacinha quando molhado fica muito ruim de pedalar, a areia e as raízes do gramado deixam a trilha parecendo um esponjão que não deixa a bike sair do lugar.


Clique na foto para ampliar

Tivemos que partir pro plano C, fomos pra fumacinha, debaixo de chuva e sem bike. Pegamos o jipe, passamos o município de cascavel, e fomos até o início da trilha pra cachoeira. De lá foram uns 50 minutos de subida e mais uns 40 no platô pra chegar a mais um lugar mágico da Chapada. É inacreditável ! Cada passeio é uma surpresa, e quando você pensa que já viu tudo.... :-)

A cachoeira da fumacinha é uma queda d´água magnífica que ao longo dos anos cortou a montanha formando um cânion com paredões imensos. Já não bastasse o visual, no nível logo abaixo do rio, tem uma entrada meio escondida que dá acesso a um salão atrás da cachoeira. Fenomenal.



Clique na foto para ampliar

Depois de tomar um banho e curtir bastante o lugar chegou a hora de ir embora. Aí que eu me toquei que tinha acabado... bateu até uma tristeza. Me despedi da fumacinha e voltamos na trilha até o Jipe, pegamos um pouco mais de estrada até encontrar com o “Terra”, o figura gente finíssima dono da agência Terra Chapada.

Ele nos incentivou a descer as bikes do Jipe para uma última pedalada, mas tinha que ser uma coisa rápida, pois já estava escurecendo e tinha que chegar em Lençóis a tempo pra embalar a bike e subir no busão pra Salvador.


Clique na foto para ampliar

Pedalamos uns 10km até uma represa e decidimos parar porque já tava escuro, logo atrás da gente chegaram o Terra no seu Golzinho Rally e o Jipe. Coloquei a bike no golzinho, me despedi da turma: O Guia Zói, o motorisa e mecânico Juninho e meus colegas de pedalada Zé e Rogério.

Chegando em Lençóis, foi o tempo de embalar a bike, bater um banho no QG do Terra Chapada e comer um lanchão. Em clima de despedida, e já sentido o vazio deixado pela energia da Chapada Diamantina, subi no ônibus rumo à Salvador.

Que lugar! :-)

INFO DO PEDAL - Cateye

Dst - 10.64 km
Mx - 41.00 km/h
Tm - 0h34
Av - 18.7 km/h

Abaixo vocês podem ver as fotos do dia pelo app da cooliris (se preferir, clique com o botão direito no app e selecione a opção fullscreen)


     

ou pelo Flickr (sugiro clicar em "slide show" após entrar na página)

http://www.flickr.com/photos/38037740@N08/sets/72157622784525951/


Segue também o registro via GPS do pedal. ( Pra ver a altimetria com mais detalhes ou fazer download do arquivo GPX é só clicar no link abaixo )

Chapada Diamantina - Fumacinha


Map your trip with EveryTrail

0 comentários: