1 2 3 4 5

Chapada Diamantina - Dia 6: Poço Azul

segunda-feira, 30 de novembro de 2009
Dia 24/10 - Acordei às 6h00 empolgadão! O dia prometia um ótima pedalada, pois iríamos sair de Igatú, começando com um Down Hill fenomenal pra depois seguir pedalando mais uns 40Km até a fazenda aonde se encontra o Poço Azul. Pra minha decepção estava chovendo, e pelo jeito não iria parar tão cedo.


Clique na foto para ampliar

Tomamos café na pousada e ficamos esperando o céu abrir... e nada! Saímos com as bikes já perto das 11h00 pra conhecer a vila de Igatú e ver como estava a trilha que agente ia pegar. É uma antiga estrada em cima da rocha que quando está molhada fica muito escorregadia, impossibilitando qualquer pedalada.

Pra dar uma chancezinha pro sol aparecer, fomos conhecer uma gruna desativada, isto é, uma gruta aberta pelo homem para o garimpo do diamante. Como tinha chovido muito no dia anterior, a entrada do lugar tava com muita água, mas resolvemos ir mesmo assim.

A gruna está desativada e hoje serve apenas para visitação. O ex garimpeiro e responsável pelo lugar foi na frente acendendo as velas para mostrar o caminho. O local é repleto de imagens de barro feitas para homenagear os garimpeiros mortos que lá trabalharam e pra cada uma destas imagens foi também acendida uma vela, fazendo o ambiente ficar ainda mais sombrio.


Clique na foto para ampliar


Saindo da gruna fomos checar a trilha pro down hill e para nossa tristeza nada feito! Era simplesmente impossível controlar a bike naquelas condições, pois mesmo travando as rodas a bike descia deslizando que nem patins no gelo.

Decidimos então descer a estrada de pedra por onde havíamos subido no dia anterior e depois fomos de Jipe pela rodovia até o Poço Azul. Chegando lá corremos para aproveitar o pouco da luz que estava entrando no poço, o lugar é simplesmente fenomenal: É um rio subterrâneo de águas cristalinas com uma estranha coloração azul (vejam as fotos).


Clique na foto para ampliar

Depois do mergulho comemos ali mesmo na fazenda, no restaurante da D. Deja, e retornamos pedalando por uma estradinha de terra batida e cascalho até a BA-142, onde novamente subimos no Jipe e seguimos até Mucugê.

INFO DO PEDAL - Cateye

Dst - 35,94 km
Mx - 49.5 km/h
Tm - 2h18
Av - 15.5 km/h

Abaixo vocês podem ver as fotos do dia pelo app da cooliris (se preferir, clique com o botão direito no app e selecione a opção fullscreen)


     

ou pelo Flickr (sugiro clicar em "slide show" após entrar na página)

http://www.flickr.com/photos/38037740@N08/sets/72157622807294342/


Segue também o registro via GPS do pedal. ( Pra ver a altimetria com mais detalhes ou fazer download do arquivo GPX é só clicar no link abaixo )

Igatú - Poço Azul


Map your trip with EveryTrail

0 comentários: