1 2 3 4 5

Chapada Diamantina - Dia 5: Lençóis - Igatu by Bike

quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Dia 23/10 - No dia anterior tinha conhecido meus novos companheiros de pedalada, o Zé e o Rogério, que por grande coincidência são também de Campinas, Engenheiros e que estudaram em São Carlos. Será possível? ;-)


Clique na foto para ampliar

A ideía pro dia era fazer o percurso de Lençóis a Igatú, pegando a antiga estrada do garimpo até Andaraí, parando pra almoçar e depois seguir para Igatú.

A antiga estrada foi feita num região quase flat, sem grandes subidas ou descidas e que oferece lindos cenários pra pedalar. A região é também cheia de rios e riachos, e durante o trajeto chegamos a cruzar 5 rios: Capivara, Capivari, Caldeirão, Roncador e Garapa. Ainda deu para sentir os efeitos do garimpo na área, pois passamos por vários bolsões de areia fofa que chegaram lá provavélmente levados pelo maquinário dos garimpeiros.

No meio desta estrada, há mais ou menos uns 18 km de Lençóis, paramos pra tomar um banho na Cachoeira do Roncador (um lugar lindo, vejam as fotos), e seguimos até chegar BA-142, já bem próximo de Andaraí.


Clique na foto para ampliar


Em Andaraí, conhecemos a última casa de lapidação de diamante que sobrou na região, onde pude ver como os diamantes são encontrados na natureza e também o processo de transformação da pedra bruta para o diamante polido.



Clique na foto para ampliar


Saindo de Andaraí pedalamos mais um pouco até a pousada Ecológica para almoçarmos. O rango estava fenomenal: Tucunaré frito, tucunaré ensopado, arroz, pirão, feijão, farofa e salada. aff! Comemos até dizer chega e esperamos pra ver se a vontade de pedalar ia voltar... hehehhehe.... E aí esperamos, esperamos e nada. Cansamos de esperar e subimos de Jipe ;-) até Igatú numa subida vertiginosa de 7 Km (veja abaixo na altimetria).

Chegando em Igatú, fomos direto pra pousada Flor de Açucena deixar as coisas, tomar um Banho pra depois conhecer o Vilarejo e comer (mais) alguma coisa. No dia seguinte iríamos para conhecer o Poço Azul.


INFO DO PEDAL

CATEYE   

Dst - 37.93 Km  
Tm - 2h46   
Av - 13.6 Km/h  
Max - 51.5 Km/h 
 

Abaixo vocês podem ver as fotos do dia pelo app da cooliris (se preferir, clique com o botão direito no app e selecione a opção fullscreen)


     

ou pelo Flickr (sugiro clicar em "slide show" após entrar na página)

http://www.flickr.com/photos/38037740@N08/sets/72157622653746311/


Segue também o registro via GPS do pedal:

Chapada Diamantina - Lençóis - Igatú


Map your trip with EveryTrail


Altimetria

2 comentários:

Nilzete disse...

Adorei o sue blog!!!
Achei de uma delicadeza a foto da flor azul. Uma imagem mais bela que a outra.
Otimo os comentários e os detalhes.
Acredito que a energia da Chapada preencheu cada pedacinho da sua mente!!!
Ainda não olhei tudo... Volto aqui em breve pra acompanha desde o começo.
Xeros
Nilzete Correia

Carlos disse...

Parabéns pela viagem.
adoro Igatu na chapada diamantina.
veja mais um pouco sobre a vila em:
http://vila-de-igatu-chapada-diamantina.blogspot.com.br